Avaliação dos efeitos citogenéticos e citopatológicos da radioterapia em pacientes com tumores malignos de cabeça e pescoço

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001

Autores

Minicucci, Eliana Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A radioterapia loco-regional é uma forma alternativa ou coadjuvante à cirurgia e quimioterapia para o câncer. Apesar de sua finalidade ser liberar uma dose de radiação que diminua o volume do tumor com dano mínimo aos tecidos vizinhos, pode, também, ser indutora de alterações no DNA que levam a novo processo carcinogênico. Assim, este estudo objetivou avaliar o efeito mutagênico e citopatológico da radioterapia em linfócitos e em células da mucosa bucal de portadores de neoplasia maligna de cabeça e pescoço. Para isso, foi avaliada a freqüência de células micronucleadas em 32 pacientes, antes, durante e após o tratamento e em 17 indivíduos saudáveis (sem neoplasia) pareados por sexo, idade e hábito de fumar. Os resultados obtidos foram: 1) antes do tratamento não houve diferença estatisticamente significativa na freqüência de células micronucleadas entre pacientes e indivíduos controles; 2) a radioterapia induziu aumento na freqüência de danos genéticos tanto no sangue como na mucosa bucal. Esses danos persistiram nos linfócitos, mas não nas células bucais, por 9 semanas após o término do tratamento; 3) não houve diferença na indução de micronúcleo em relação ao sexo, número de cigarros/dia, dose de radiação, tamanho do tumor e presença ou não de metástase à distância. Os pacientes com tumor estádio III, no entanto apresentaram freqüência aumentada de linfócitos micronucleados durante o tratamento; 4) a análise citopatológica das células da mucosa oral mostraram apenas processo inflamatório decorrente do tratamento. Acredita-se que esses resultados poderão contribuir para o conhecimento dos efeitos secundários da radioterapia e para a busca de novas formas de tratamento que visem menor risco para o paciente.
Not availabe.

Descrição

Palavras-chave

Cabeça - Tumores - Efeito da radiação, Pescoço - Tumores - Efeito da radiação

Como citar

MINICUCCI, Eliana Maria. Avaliação dos efeitos citogenéticos e citopatológicos da radioterapia em pacientes com tumores malignos de cabeça e pescoço. 2001. 77 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2001.