Currículo e ensino de geografia: análise da implementação do programa São Paulo faz escola

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Data

2013-02-22

Autores

Meloni, Adaliza [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A problemática do presente trabalho compreende a análise da implementação do Currículo paulista e da concepção de Ciência Geográfica definida no Currículo para a disciplina de Geografia do Ensino Médio, na escola que atingiu o maior índice no Idesp 2011, no município de Cândido Mota, interior do Estado de São Paulo. O Currículo desta disciplina escolar e das demais foram elaborados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e implementados em todas as escolas estaduais públicas em 2008, esta Política Curricular faz parte do Programa São Paulo faz Escola. A pesquisa investigou se os materiais curriculares, Caderno do Professor e Caderno do Aluno, contemplam por meio do conteúdo, a abordagem crítica da Geografia. Analisou, ainda, como os Professores de Geografia estão sendo subsidiados para o desenvolvimento do Currículo desta disciplina em relação a apoio pedagógico e recursos materiais, bem como as orientações vêm sendo desenvolvidas pelos professores na escola selecionada. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa utilizando como técnicas de coleta de dados: entrevistas, observações e análise de documentos. A análise dos materiais curriculares revelou o desenvolvimento de uma Geografia frágil do ponto de vista epistemológico, em que os conceitos estruturadores do ensino de Geografia como, paisagem, lugar, território e região, não são discutidos, principalmente no Caderno do Aluno, sendo apenas mencionados em muitas atividades. As observações realizadas na escola, aliada aos dados coletados indicaram que apesar de ser um currículo único, ocorre uma releitura das orientações curriculares e práticas docentes diferenciadas, em cada uma das salas de aula da 3ª série do Ensino Médio
The question of this work includes the analysis of the implementation of Curriculum São Paulo and design of Geographical Science Curriculum defined in the discipline of Geography High School, the school that reached the highest Idesp 2011, in the city of Cândido Mota, interlands State of Sao Paulo. The Curriculum of this course and the other school were drawn up by the Department of Education of the State of São Paulo and implemented in all state public schools in 2008, the Curriculum Policy is part of the Program São Paulo makes School. The research investigated whether curriculum materials, Notebook Teacher and Notebook Student, come through the content, critical approach to geography. Also analyzed how the Geography Teachers are being subsidized to the development of the Curriculum of this course in relation to resources and teaching support materials and guidelines have been developed by teachers in selected school. The methodology was qualitative research using techniques such as data collection: interviews, observations and document analysis. The analysis of curriculum materials revealed the development of a Geography fragile epistemological point of view, in which the concepts structuring the teaching of Geography and landscape, place, territory and region, are not discussed, mainly in the Notebook Student, and only mentioned in many activities. The observations made in school, coupled with the data collected indicated that despite being a single curriculum, is a retelling of the curriculum guidelines and differentiated teaching practices in each of the classrooms in the 3rd grade of high school

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Curriculos, Ensino médio

Como citar

MELONI, Adaliza. Currículo e ensino de geografia: análise da implementação do programa São Paulo faz escola. 2013. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.