Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso

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Data

2012-08-31

Autores

Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Vários estudiosos têm constatado a importância das Habilidades Sociais Educativas (HSE) de genitores e professores e sua relação com a prevenção do surgimento de problemas de comportamento em crianças. Por outro lado, seu déficit ou a utilização de práticas educativas negativas podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento e/ou manutenção de problemas de comportamento infantis. Este estudo teve como objetivo descrever as habilidades sociais educativas (HSE) e práticas das professoras e genitores de crianças, com e sem problemas de comportamento, e também as habilidades sociais (HS), desempenho acadêmico e problemas de comportamento infantis. Participaram quatro crianças de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do interior paulista, duas julgadas sem problemas de comportamento e duas com problemas, segundo a visão das professoras. Os dados foram coletados na escola e na família e são apresentados com quatro estudos de caso. Com as professoras foram utilizados o TRF (Teacher's Report Form - Lista de Verificação Comportamental para Professores) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas para Professores (RE-HSE-PR). Com as mães, foi utilizado o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e; em ambos os genitores foram aplicados o CBCL (Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência pré-escolares e escolares de 4 a 18 anos) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Além desses instrumentos, também foi realizada a observação de uma situação de uma situação estruturada de brincadeira entre pai-criança e mãe-criança com a finalidade de descrever os comportamentos dos genitores e das crianças. Descreve-se aqui os principais resultados obtidos. Em relação aos problemas de comportamento...
Many scholars have noted the importance of Social Educational Abilities (SEA) of parents and teachers and its relation with the prevention of the appearing of behavior problems in children. On the other hand, its deficit or the use of negative educational practices can problems. This study had to objective to describe the social educacional abilities and negative practices of the teachers and parents of children with and without behavior problems, and also social abilities (SA), academic performance and behavior problems in children. Four children of the class begginers of elementary school of the a school participated, two judged without behavior problems and two with problems, according to the view of the teachers, their parents and two teachers. Data were collected at school and in the family and are presented as four case studies. With the teachers were utilized TRF (Teacher's Report Form - Behavior Checklist for Teachers) and Interview Script Social Abilities for Teachers Education (RE-HSE-PR). With the mothers, we used the Questionnaire and Family Characteristics, in both parents were administered the CBCL (Behaviors With Inventory for Children and Adolescents for prechoolers and schoolchildren aged 4 to 18 years) and the Guide Interview Parental Social Educational Abilities (RE-HSE-P). Besides these instruments, it was also the observation of a structured situation of play between father-child and mother-child with the purpose of the describing the behavior of parents and children. Describes here the main results. In relation to behavior problems and academic performance the results show that: (a) mothers were more severe in assessing their children without behavior problems than teachers, (b) teacher of children with behavioral problems identified more behaviors problematic in students than their parents, (c) mothers... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Habilidades sociais, Crianças, Avaliação de comportamento das crianças, Comportamento - Avaliação, Desempenho nas crianças, Social skills, Children, Behavior, Behavioral assessment, Performance in children

Como citar

FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso. 2012. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.