Controle de fungos contaminantes no cultivo do cogumelo comestível shiitake (Lentinula edodes) em toros de eucalipto (Eucalyptus urophylla)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-05-15

Autores

Andrade, Meire Cristina Nogueira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A ocorrência de fungos contaminantes e competidores é comum durante o cultivo de shiitake em toros. No Brasil, poucos são os trabalhos que identificam e analisam os efeitos destes microrganismos na produção de shiitake. No entanto, sabe-se que a incidência destes fungos em grandes proporções pode levar à improdutividade dos toros. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo testar o efeito da cal hidratada e do fungicida benomyl no controle de fungos contaminantes e sua resposta na produção de shiitake em toros. Para tanto, testou-se anteriormente in vitro o efeito do benomyl nas concentrações 0,5; 1,0; 2,0; 4,0; 8,0 e 16,0 mg/mL no crescimento micelial das linhagens de shiitake JAB-L; JAB-K; LE-96/17; LE-95/01 e LE-96/22, de modo a selecionar a linhagem mais tolerante as concentrações de benomyl propostas, comparando com o crescimento das mesmas sem a presença deste fungicida (testemunha). O delineamento deste experimento foi inteiramente casualizado em fatorial 5X7, tendo no total trinta e cinco tratamentos, cada qual com três repetições, sendo cada repetição correspondente a uma placa de Petri. Observou-se que a única linhagem de shiitake a não sofrer qualquer efeito do benomyl nas concentrações propostas foi a LE-96/17, sendo a escolhida para ser utilizada no experimento em toros, a qual foi submetida a maior concentração de benomyl (16,0 mg/mL). O delineamento do experimento em toros foi inteiramente casualizado, com três tratamentos: testemunha; cal (8 kg de cal/ 60 litros de água) aplicados nos toros de produção logo após a inoculação e após cada choque de indução; e benomyl (16,0 mg/mL) aplicados quinzenalmente a partir da inoculação dos toros. Cada tratamento conteve 60 repetições, sendo a unidade experimental correspondente a um toro. Os toros utilizados foram de Eucalyptus urophylla, os quais foram inoculados... .

Descrição

Palavras-chave

Cogumelos - Cultivo, Cogumelos comestiveis - Cultivo, Benomil, Shiitake - Cultivo, Benomyl, Trichoderma spp, Poria spp

Como citar

ANDRADE, Meire Cristina Nogueira de. Controle de fungos contaminantes no cultivo do cogumelo comestível shiitake (Lentinula edodes) em toros de eucalipto (Eucalyptus urophylla). 2003. xiii, 54 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2003.