O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-11-29

Autores

Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerada como relevante prática corporal brasileira, a capoeira ainda não se faz presente, de forma satisfatória, no âmbito escolar. Sendo a internet, atualmente, uma significativa fonte de informação, é necessário preocupar-se com a construção de endereços eletrônicos informacionais que sejam resultados de pesquisas científicas que as fomentem. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar junto a professores e a alunos em processo de formação em Educação Física, com e sem experiência em capoeira, quais conhecimentos são necessários em sua prática pedagógica para inseri-la como conteúdo da Educação Física Escolar e, a partir destes conhecimentos, selecionar os mais pertinentes para elaboração de um blog que atenda a esta demanda. Utiliza como metodologia os procedimentos da abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados com a aplicação de dois Grupos Focais e a Análise de Conteúdo, utilizada para a categorização, descrição e análise das informações coletadas. Organiza e seleciona os resultados e as discussões referentes à análise de conteúdo de cada categoria e respectivas subcategorias, que surgiram a partir dos indicadores do discurso dos participantes, manifestados nos grupos focais. Como resultado apresenta a descrição dos conteúdos no blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, disponível no endereço eletrônico http//www.educacaofisicaescolar ecapoeira.blogspot.com, como contribuição para que a capoeira possa ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar
Considered relevant body practice brazilian capoeira still not present, satisfactorily at school. The internet, nowadays, is a significant source of information, being important the construction of educational sites result of scientific researches. In this sense, this study aims to identify the main with teachers and students in the process of training in Physical Education, with and without experience in capoeira, what skills are needed in their pedagogical practice to insert it as the content of School Physical Education and, from these knowledge, select the most relevant for developing a blog that meets this demand. Methodology uses as the procedures of qualitative, highlighting the realization of data collection with the application of two Focus Groups and Content Analysis, used for categorizing, describing and analyzing the information collected. Selects and organizes the results and discussions regarding the content analysis of each category and sub-categories, that emerged from the indicators of participants' speech, expressed in the focus groups. As a result presents a description of the contents on the blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, available on the website http//www.educacaofisicaescolarecapoeira. blogspot.com, as a contribution to that capoeira can be used as content in the lessons of School Physical Education

Descrição

Palavras-chave

Capoeira (Dance), Educação física - Estudo e ensino, Capoeira, Material didatico, Capoeira - Estudo e ensino, Tecnologia da informação

Como citar

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 178 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.