Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-04-29

Autores

Carvalho, Jacqueline [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerados como uma tecnologia educacional, os jogos de mesa consistem em um recurso didático-pedagógico que pode ser utilizado em aulas de Educação Física. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa consistiu em produzir, aplicar e avaliar o jogo de mesa “Atletismo em ação”, visando o ensino do atletismo na escola. De natureza qualitativa, essa pesquisa apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica específica na área da Educação Física escolar, da tecnologia educacional e do atletismo. A aplicação e a avaliação do jogo de mesa contou com a participação de 5 professores de Educação Física, de ambos os sexos (feminino e masculino), licenciados em Educação Física e atuantes em escolas públicas estaduais, os quais avaliaram o jogo “Atletismo em Ação” por meio de um questionário. Os resultados evidenciaram que, embora nenhum professor utilize jogos de mesa como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, utilizariam o jogo “Atletismo em Ação”, considerando ser possível ensinar o atletismo por meio dele. De acordo com os professores, esse jogo pode ser utilizado para: apresentação do atletismo, revisão do conteúdo, avaliação do que foi aprendido, utilização nos intervalos da escola, já que propicia a interação entre os participantes, tem uma linguagem fácil e não exige um lugar específico para ser jogado. Além de desafiadora, essa pesquisa resgatou a importância da utilização dos jogos de mesa em aulas de Educação Física, motivando novas pesquisas e a produção de outros recursos didático-pedagógicos capazes de auxiliar os professores de Educação Física em suas aulas na escola
Considered as educational technology, board games are a didactic pedagogical resource that can be used in Physical Education classes. In this sense, this research goal was to produce, apply and evaluate the board game “Athletics in Action”, aiming the teaching of athletics at school. Of qualitative nature, the research was supported by a review of specific literature in Physical Education at school, educational technology and athletics. The application and evaluation of the board game counted on the participation of five Physical Education teachers, both women and men, graduate in Physical Education, who work for public schools. They evaluated the game “Athletics in Action” through a questionnaire. The results showed that although none of the teachers uses board games as a didactic pedagogical resource in Physical Education classes, they would use the game “Athletics in Action”, considering it to be possible to teach athletics by using this game. According to the teachers, the game can be used for the athletics presentation, contents review, evaluation of what was learned and in school recreation, as it promotes the participants interaction, has an easy language and does not demand a specific place to be played. Besides being challenging, this research rescued the importance of using board games in Physical Education classes, motivating new researches and the production of other didactic pedagogical resources capable of helping Physical Education teachers in their classes at school

Descrição

Palavras-chave

Athletics, Atletismo, Atletismo - Estudo e ensino, Jogos, Educação física - Estudo e ensino, Tecnologia educacional, Material didatico

Como citar

CARVALHO, Jacqueline. Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico. 2013. 102 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.