A relação entre a cultura popular e a cultura erudita na obra Sagarana, de Guimarães Rosa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-08-27

Autores

Truzzi, Luis Henrique [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Um dos iniciadores do terceiro momento do Modernismo brasileiro, João Guimarães Rosa caracteriza-se como um escritor regionalista que tem como ponto de partida a representação do universo sertanejo iletrado para fazê-lo transcender a uma esfera mitopoética, por meio de uma sincrética prosa poética. Nesse sentido, o seu percurso artístico deu continuidade à exploração dos princípios modernistas e inovou na linguagem e na abordagem da matéria literária. Abordando os contrastes da realidade brasileira a partir da relação de nossa diversidade cultural, o escritor não só propiciou um aprofundamento na exploração da temática regional, como, também, soube gerar uma forma artística adequada, tanto no processo de construção das intrigas quanto no gesto inovador no tratamento lingüístico. Nessa proposta complexa de continuidade e inovação, a utilização da cultura popular e a representação do universo sertanejo iletrado tornaram-se uma das bases a partir da qual o escritor arquitetou o seu projeto literário, contemplando ou integrando elementos das culturas popular e erudita como uma forma possível de adequar a sua arte à diversidade das manifestações culturais do Brasil. Voltado, assim, ao entrelugar da literatura rosiana, busco elucidar a partir da análise dos contos O burrinho pedrês, São Marcos e A hora e vez de Augusto Matraga, da obra Sagarana, como o escritor, entrelaçando elementos místicos e míticos em sua estrutura narrativa, figurativiza na riqueza da cultura popular, a projeção de personagens míticas pertencentes ao universo das convenções literárias, conferindo uma dimensão universal aos contos.
One of the central figures of Brazilian third phase Modernism, João Guimarães Rosa is a regionalist writer who transcends the illiterate countryman s universe representation into a mythical-poetic sphere, by means of a syncretistic poetic prose. His artistic trajectory reinforced the modernist precepts and innovated in language and in the ways of dealing with literary matter. Handling Brazilian reality s contrasts, not only did Guimarães deepen the discussion among the theme of regionalism, but also managed to create a proper artistic matter. In this complex movement, popular culture and the representation of the illiterate countryman became the basis for the writer s literary project. Contemplating elements of popular and scholastic cultures became a way of adequating his art to the diversity of cultural manifestations in Brazil. Focusing, thereby, on the between character of space in Rosa s literature, my aim is to analyse the following short stories: O burrinho pedrês, São Marcos and A hora e vez de Augusto Matraga, from Sagarana, in order to understand how the writer represents the richness of popular culture interrelating mythical and mystical elements in his narrative. The projection of mythical characters from the universe of literary conventions confers a universal dimension to the short stories.

Descrição

Palavras-chave

Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Sagarana - Crítica e interpretação, Literatura brasileira - História e crítica, Contos brasileiros - História e crítica, Cultura popular, Cultura erudita, Popular culture, Scholastic culture

Como citar

TRUZZI, Luis Henrique. A relação entre a cultura popular e a cultura erudita na obra Sagarana, de Guimarães Rosa. 2007. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.