Dimensões da subsunção do trabalho ao capital: estudo de uma montadora de automóveis no ABC paulista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-02-25

Autores

Maia, Fábio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

El presente trabajo propone analizar los nuevos procesos de subsunción del trabajador al capital a lo largo de las décadas de 1990 al 2000 en una unidad productiva del sector automovilístico del ABC Paulista. Para este trabajo usamos la bibliografía existente sobre el asunto, pero sobretodo utilizamos las entrevistas realizadas a los operarios de la empresa, así como revistas, folletines y publicaciones del Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo y también de los sectores de oposición de los gremios operarios. Las mudanzas significativas del proceso de trabajo y del proceso de producción que se fueron configurando desde 1987 con la unificación de la Ford de Brasil y la Volkswagen del Brasil, en lo que se llamó de Autolatina hasta el establecimiento de la Plataforma Mundial PQ en el grupo Volkswagen, concomitantemente con las transformaciones del capital mundial sobre la batuta del sector financiero, representaron una profunda derrota para los trabajadores a lo que llamamos de subsunción del trabajo al capital mundializado. Buscamos utilizar los comentarios tanto de los miembros de la situación así como de la oposición sindical, y también los argumentos de la propia empresa, para entender como se dio este proceso. De esta manera comprendemos que cuanto mas se desarrolla las fuerzas productivas del trabajo sobre la egida del capital, más amplia se torna la dimensión de la lucha entre el capital y el trabajo.
O presente trabalho tem como proposta analisar os novos processos de subsunção do operário ao capital ao longo da década de 1990 e 2000 em uma unidade produtiva do setor automobilístico no ABC Paulista. Para tanto fizemos uso da bibliografia que existia sobre o tema, mas, sobretudo utilizamos entrevistas com operários desta empresa, bem como revistas, jornais, folhetins e publicações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e também de setores oposicionistas das agremiações operárias. As significativas mudanças do processo de trabalho e no processo de produção que vão se configurando desde 1987 com a unificação da Ford do Brasil e da Volkswagen do Brasil no que ficou conhecido por Autolatina até o estabelecimento da Plataforma Mundial PQ no grupo Volkswagen, concomitantemente com as transformações do capital mundial sob a batuta do setor financeiro representaram uma profunda derrota para os trabalhadores a que chamamos de subsunção do trabalho ao capital mundializado. Procuramos utilizar os depoimentos tanto dos membros da situação quanto da oposição sindical, assim como dos argumentos da própria empresa, para entender como este processo se deu. Deste modo compreendemos que quanto mais se desenvolve as forças produtivas do trabalho sob a égide do capital, mais ampla se torna a dimensão da luta entre capital e trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho - Subsunção do operário ao capital, Trabalho - Forças produtivas, Subsunción, Trabajo, Cooperación

Como citar

MAIA, Fábio. Dimensões da subsunção do trabalho ao capital: estudo de uma montadora de automóveis no ABC paulista. 2008. 187 f. Dissertação (mestrado) - Unversidade Estadual paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.