A ictiofauna associada e as condições limnológicas nun sistema de piscicultura em tanques-rede no reservatório de Nova Avanhandava(baixo Rio Tietê, SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-02-22

Autores

Paes, Jaciara Vanessa Krüger [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No Brasil, nas décadas de 60 e 70, a construção de grandes reservatórios foi de suma importância para a produção de energia hidroelétrica. Porém, percebe-se que estes ambientes complexos e de múltiplos usos, são constantemente submetidos, de forma direta ou indireta, a impactos antrópicos. Atualmente, um possível novo impacto negativo sobre os reservatórios é a criação de peixes em tanques-rede. O uso de rações com grandes concentrações de nutrientes e a criação de espécies exóticas e alóctones são os principais pontos que devem ser considerados para se conciliar a viabilidade ambiental e econômica destes empreendimentos. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar as modificações induzidas por um sistema de piscicultura em tanques-rede sobre a assembléia de peixes e as condições limnológicas no rio Santa Bárbara sob a influência do reservatório da UHE de Nova Avanhandava, porção do baixo Tietê (SP). Coletas bimestrais de peixes, água e sedimento foram efetuadas em dois trechos, a saber: trecho 1= em seis pontos junto a piscicultura, nas distância de 10 e 100 m dos tanques-rede; trecho 2= ponto situado a cerca de 500 m a montante dos tanques. Os peixes foram capturados preferencialmente com redes de espera de diferentes malhas, exposta na região litorânea em cada um dos trechos por cerca de 13 h. Já para a coleta de água e sedimento utilizou-se de garrafa de Van Dorn e uma draga, respectivamente, sendo que as amostras foram congeladas até o momento da análise em laboratório. As variáveis limnológicas foram obtidas nos sete pontos, em duas profundidades da coluna d’ água (superfície e fundo), sendo utilizados também Horiba (U-22) e disco de Secchi para as respectivas coletas das variáveis (oxigênio dissolvido, temperatura, pH e condutividade elétrica) e a transparência (m) da água. Em laboratório foram realizadas...
Not available

Descrição

Palavras-chave

Peixe - Ecologia, Reservatórios, Zoologia, Limnologia

Como citar

PAES, Jaciara Vanessa Krüger. A ictiofauna associada e as condições limnológicas nun sistema de piscicultura em tanques-rede no reservatório de Nova Avanhandava(baixo Rio Tietê, SP). 2006. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2006.