Pensando a dimensão erótica na educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-02-18

Autores

Falchi, Cinthia Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir dos escritos de Foucault problematizamos o Ensino das sexualidades na escola, quando estas adentram ao currículo informal pelos temas transversais a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Orientação Sexual, realizando um contraponto com a Educação a partir da Erótica. Partimos da discussão da formação dos estereótipos social e cientificamente construídos e adentramos um processo de significação do normal/anormal a partir do patológico. Este será o trajeto realizado por Foucault e do qual também nos utilizaremos para visualizar a construção de sujeitos sexuais. Será a partir da discussão de anátomo-política para a biopolítica que engendraremos nosso caminhar, para enfim entrarmos na discussão de um cuidado de si como postura tanto ética como política na educação. Durante o trajeto questões serão levantadas na tentativa de provocar uma inquietação a respeito dessas duas lógicas distintas entre si com relação à formação de um sujeito, por um lado erótico, e por outro sexual, porém, em nenhum momento o “espaço escolar” será deixado de lado na discussão. Diferenciamos Ars erotica de Scientia sexualis para produção de verdade. A partir dos sujeitos que a Scientia sexualis produz, questionaremos o cuidado de si como fonte retrocessa de vivência no interior do exercício pedagógico, como transformadora e transfiguradora de si para consigo. Fazer o caminho de reconhecimento desta genealogia foucaultina nos faz poder visualizar, a partir de nossos próprios olhos, em que medida nos apercebemos sujeitados a uma história que cientificou, de maneira positivista, nossos conhecimentos de nós mesmos, e que formulou um padrão de conhecimento do/a outro/a. Podemos enfim questionar até que ponto é possível professores/a falarem com seus/uas estudantes de algo que, na maioria das vezes...
From the writings of Michel Foucault, we problematize the Teaching of sexualities in the school - when it enters into the informal curriculum through transversal themes in the National Curriculum – Sexual Orientation – performing a counterpoint with Education from Erotics. We start from the discussion of the formation of social and scientifically constructed stereotypes and we penetrate a process of signification of normal/abnormal from the pathological. This will be the path covered by Foucault which we will also use to visualize the construction of sexual subjects. Based on the discussion of anatomo-politics to biopolitics we will engender our journey to finally enter in the discussion of a care of the self as a posture both ethical as well as political. During this research we will raise questionings in an attempt to cause uneasiness about these two distinct approaches in relation to the formation of a subject, on the one hand erotic, and on the other hand sexual, however, the school environment will not be left aside of the discussion. We differentiate Ars erotica from Scientia sexualis to the production of truth. From the subjects that the Scientia sexualis produces, we will question a care of the self as a retrocessional source of existence within the pedagogical exercise, as a transforming and transfiguring experience from the self to the self. When tracing the way for the recognition of this Foulcault’s genealogy we become able to visualize, from our own eyes, how we are subjected to a history that has scientified, in a positivistic way, our knowledge of ourselves, and has developed a standard of knowledge of the other. We finally question to what extent can teachers speak with his/her students about something that, in most cases, these professionals are not able to, as they have a 'little care' of themselves . We speak here... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Foucault, Michel - 1926- 1984, Sexualities, Ensino, Educação, Sexo, Erotismo

Como citar

FALCHI, Cinthia Alves. Pensando a dimensão erótica na educação. 2013. 87 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.