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Perguntas frequentes (FAQ)

  1. O que é um repositório institucional?
  2. O que é o Repositório Institucional Unesp?
  3. Quem é responsável pelo Repositório Institucional Unesp?
  4. Quais documentos são disponibilizados no Repositório Institucional Unesp?
  5. Quem tem acesso aos documentos disponibilizados no Repositório Institucional Unesp?
  6. O que é acesso aberto? E acesso restrito?
  7. Por que em alguns casos é possível acessar o arquivo PDF com o texto completo e em outros não?
  8. Encontrei um erro no Repositório Institucional Unesp. O que devo fazer?
  9. Com quem devo entrar em contato para obter outras informações sobre o Repositório Institucional Unesp?
  10. O que é o autoarquivamento?
  11. Como faço login para realizar o autoarquivamento?
  12. Qual a diferença entre o texto parcial e o texto completo?
  13. Como devo proceder se meu trabalho será publicado como artigo ou livro?
  14. Como solicitar a prorrogação do prazo para disponibilização do texto completo?
  15. Como devo proceder se meu trabalho envolve o registro de patente?
  16. Concluí a submissão. Quando receberei o e-mail informando sobre o aceite?
  17. Minha submissão foi rejeitada. O que devo fazer?
  18. Posso publicar minha dissertação/tese como artigo ou como livro mesmo após o autoarquivamento?
  19. Posso disponibilizar minha dissertação/tese em outros sites?
  20. Após realizar o autoarquivamento, notei que disponibilizei uma versão que não era a final da minha dissertação/tese. Posso substituir o arquivo no Repositório Institucional Unesp?
  21. Não estou conseguindo realizar a submissão. Preciso que alguém me auxilie. Quem pode me ajudar?
  22. Com quem devo entrar em contato se tiver outras dúvidas sobre o autoarquivamento de dissertações/teses?

1. O que é um repositório institucional?

Um repositório institucional é um ambiente digital voltado ao armazenamento, à divulgação, ao acesso e à preservação da produção de uma instituição.

A principal diferença entre um repositório institucional e outros ambientes, tais como as bases de dados, revistas, bibliotecas digitais e repositórios temáticos, é que o repositório institucional é dedicado à produção institucional, ou seja, aos documentos criados na instituição e/ou por seus membros. Assim, os repositórios institucionais das universidades incluem, por exemplo, os artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos que são de autoria dos docentes e dos alunos, as dissertações e as teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação da universidade, etc.

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2. O que é o Repositório Institucional Unesp?

O Repositório Institucional Unesp é uma iniciativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.

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3. Quem é responsável pelo Repositório Institucional Unesp?

O responsável pelo Repositório é o Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional Unesp (GRI-UNESP) que, instituído a partir da Portaria Unesp nº 88 de 28 de fevereiro de 2013, tem em sua coordenação acadêmica a Prof.ª Dr.ª Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti e em sua coordenação executiva a Dr.ª Flávia Maria Bastos.

As atividades de implantação, de manutenção e de aprimoramento do Repositório são desenvolvidas pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB).

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4. Quais documentos são disponibilizados no Repositório Institucional Unesp?

O Repositório tem por objetivo disponibilizar a produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade. Por produção da Universidade, são entendidos os documentos, em seus diferentes tipos, criados por ao menos uma pessoa vinculada à Universidade, tais como os docentes e discentes dos cursos de graduação e de Pós-Graduação e os servidores membros do quadro de funcionários da Universidade.

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5. Quem tem acesso aos documentos disponibilizados no Repositório Institucional Unesp?

O Repositório participa no movimento internacional para o acesso aberto à produção científica. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode consultar e realizar o download dos documentos disponibilizados no Repositório. A única restrição se aplica a alguns trabalhos cujo acesso ao texto completo está restrito durante um período definido pelo autor (período de embargo).

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6. O que é acesso aberto? E acesso restrito?

No Repositório, as expressões "Acesso aberto" e "Acesso restrito" são utilizadas para indicar se um documento está ou não disponível a qualquer pessoa.

Consulte a Resolução Unesp nº 08, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2021, que institui a Política de Acesso Aberto à Produção Intelectual da Unesp.

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7. Por que em alguns casos é possível acessar o arquivo PDF com o texto completo e em outros não?

Isso ocorre porque alguns documentos, principalmente os artigos publicados em revistas científicas, não podem ter seu texto completo disponibilizado no Repositório devido às restrições de direitos autorais impostas pelos publicadores.

Nos casos em que não é possível incluir o texto completo, são disponibilizados links que direcionam para o documento na página da revista ou da base de dados em que ele está disponível.

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8. Encontrei um erro no Repositório Institucional Unesp. O que devo fazer?

Caso tenha encontrado qualquer erro no Repositório, você poderá reportar o erro no Entre em contato

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9. Com quem devo entrar em contato para obter outras informações sobre o Repositório Institucional Unesp?

Para obter outras informações sobre o Repositório, entre em contato com a Equipe Técnica através do e-mail repositorioUnesp@Unesp.br.

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10. O que é o autoarquivamento?

O autoarquivamento é o processo em que o próprio autor envia (submete) seu trabalho para ser disponibilizada no Repositório Institucional Unesp. O processo de submissão realizado no autoarquivamento é semelhante ao processo de submissão de um artigo em uma revista científica. Ao término da submissão, o arquivo e os dados informados/enviados são verificados e, então, aprovados ou rejeitados para a disponibilização no Repositório.

A verificação realizada no Repositório é diferente da análise que os pareceristas fazem em uma revista científica. Enquanto os pareceristas analisam o conteúdo do trabalho, os revisores do Repositório verificam apenas se os dados informados pelo aluno (linha de pesquisa, agência de fomento, palavras-chave, etc.) estão corretos. Os revisores do Repositório não realizam qualquer análise do conteúdo do trabalho, pois as dissertações/teses submetidas já foram avaliadas e aprovadas antes da submissão.

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11. Como faço login para realizar o autoarquivamento?

Para realizar o autoarquivamento de seu trabalho você deve acessar o Repositório utilizando o mesmo login e senha da Central de Acessos.

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12. Qual a diferença entre o texto parcial e o texto completo?

O texto completo inclui todo o conteúdo da dissertação/tese, inclusive os apêndices e os anexos.

O texto parcial inclui somente:

  • as páginas pré-textuais (capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, listas de ilustrações, de tabelas, de abreviaturas, de siglas e de símbolos e sumário);
  • a introdução;
  • a conclusão ou as considerações finais;
  • as referências.

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13. Como devo proceder se meu trabalho será publicado como artigo ou livro?

Durante a submissão é possível optar pela disponibilização imediata apenas do texto parcial e especificar quando o texto completo poderá ser disponibilizado.

Se você optar pela disponibilização imediata apenas do texto parcial, as opções para a disponibilização do texto completo são:

  • - 6 meses após a defesa;
  • - 12 meses após a defesa;
  • - 18 meses após a defesa;
  • - 24 meses após a defesa.

Essas opções permitem que você tenha o tempo necessário para publicar sua dissertação/tese na forma de artigo ou de livro. Caso o prazo escolhido esteja terminando e você ainda não conseguiu publicar o artigo ou livro, é possível solicitar a prorrogação do prazo por mais 2 (dois) anos. Nesse caso você deve entrar em contado com a Seção de Pós-Graduação para solicitar a prorrogação.

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14. Como solicitar a prorrogação do prazo para disponibilização do texto completo?

A solicitação da prorrogação do prazo para a disponibilização do texto completo deve ser enviada ao conselho do Programa de Pós-Graduação, no mínimo, 90 (noventa) dias antes do término do prazo. A prorrogação pode ser realizada apenas uma vez e por até 2 (dois) anos. Maiores esclarecimentos entrar em contato com a Seção Técnica de Pós-Graduação da sua unidade.

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15. Como devo proceder se meu trabalho envolve o registro de patente?

Entre em contato com a Agência Unesp de Inovação (AUIN) e verifique a documentação exigida para o procedimento e encaminhe com até 60 (sessenta) dias de antecedência da defesa.

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16. Concluí a submissão. Quando receberei o e-mail informando sobre o aceite?

O arquivo PDF e os dados informados por você serão verificados pela biblioteca de sua unidade e você receberá o e-mail com o aceite após essa verificação.

No entanto, se houver algum erro em sua submissão, você receberá um e-mail informando que a submissão foi rejeitada e os motivos para a rejeição. Você poderá realizar as correções necessárias e realizar a submissão novamente.

Toda a comunicação entre você, o Repositório e a Coordenadoria Geral de Bibliotecas será realizada a partir do e-mail informado por você durante o cadastro no Repositório. Se, após 10 (dez) dias úteis, você não receber o aceite ou a rejeição, verifique se o e-mail não foi considerado "Spam". Se você constatar que realmente não recebeu o e-mail, entre em contato pelo formulário Envie sua dúvida ou pelo Atendimento online.

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17. Minha submissão foi rejeitada. O que devo fazer?

Se sua submissão foi rejeitada, acesse o Repositório, faça as correções necessárias e envie a submissão novamente. As correções necessárias estarão descritas no e-mail que você recebeu informando sobre a rejeição.

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18. Posso publicar minha dissertação/tese como artigo ou como livro mesmo após o autoarquivamento?

Sim. A autoarquivamento no Repositório não requer a transferência dos direitos autorais, de modo que o detentor desses direitos continua sendo o autor da dissertação/tese.

Ao realizar o autoarquivamento, o autor deve concordar com a Licença para a disponibilização online de dissertação ou de tese submetida ao Repositório Institucional Unesp. Concordando com esta licença, o autor afirma:

  • [...]
  • g) concedo à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” o direito não exclusivo de disponibilizar, de copiar e de distribuir, por meio de seus ambientes institucionais de acesso restrito ou aberto ao público geral, sem ressarcimento de direitos autorais, o trabalho submetido e os dados informados durante a submissão;
  • h) concedo à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” o direito não exclusivo de realizar quaisquer alterações na mídia ou no formato do arquivo para propósitos de preservação digital, de acessibilidade e de melhor identificação do trabalho submetido, desde que não seja alterado seu conteúdo intelectual.
  • [...]

Uma vez que o autor é o detentor dos direitos, ele pode fazer o que julgar necessário, dentro da lei, com seu trabalho, inclusive transferir os direitos de cópia (copyright) para uma editora comercial ou acadêmica/científica.

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19. Posso disponibilizar minha dissertação/tese em outros sites?

Sim. Ao realizar o autoarquivamento, o autor deve concordar com a Licença para a disponibilização online de dissertação ou de tese submetida ao Repositório Institucional Unesp. Concordando com esta licença, o autor concorda em conceder à Unesp o direito não exclusivo de disponibilizar sua dissertação/tese, isso significa que o autor pode disponibilizar seu trabalho em outros locais (site pessoal, blog, redes sociais, serviços de compartilhamento, repositórios temáticos, etc.).

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20. Após realizar o autoarquivamento, notei que disponibilizei uma versão que não era a final da minha dissertação/tese. Posso substituir o arquivo no Repositório Institucional Unesp?

Não. A versão submetida por você é considerada a versão final da dissertação/tese, portanto não poderá ocorrer qualquer alteração. A substituição do arquivo só poderá ser efetuada mediante autorização do Conselho de Pós-Graduação, após a autorização a Seção Técnica de Pós-Graduação deverá encaminhar o documento com a autorização digitalizada para a biblioteca para que a substituição possa ser realizada.

Se o erro constar apenas nos dados do Repositório e não no arquivo PDF, você pode reportar o erro no Entre em contato.

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21. Não estou conseguindo realizar a submissão. Preciso que alguém me auxilie. Quem pode me ajudar?

Se você precisa que alguém o auxilie durante a submissão, poderá entrar em contato com a Biblioteca da sua unidade. Os bibliotecários da Unesp estão capacitados para atendê-lo, tirar suas dúvidas e orientá-lo durante a submissão.

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22. Com quem devo entrar em contato se tiver outras dúvidas sobre o autoarquivamento de dissertações/teses?

Você pode utilizar o formulário Envie sua dúvida. Sua dúvida será enviada à Equipe Técnica do Repositório que responderá assim que possível ou pelo Atendimento online de segunda a sexta das 08h às 12h, exceto feriados.

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