Araraquara - FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 1663
  • ItemDissertação de mestrado
    @LE.CRI.M: repositório online de atividades para suporte ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e multimodal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-10) Zanelli, Bruna Liberali ; Abreu, Antonio Suarez
    Diante das novas tecnologias, a comunicação se expandiu para novos formatos e domínios. A cultura digital nos colocou em um cenário em que a tecnologia é onipresente e a informação muito abundante. O paradigma da comunicação de massas foi alterado de uni para bilateral, inaugurando a era da cultura participativa. Mas isso, associado ao baixo letramento, nos colocou em uma posição ao mesmo tempo de poder e vulnerabilidade. Leitura nunca foi o forte do Brasil, que soma índices insatisfatórios de baixo desempenho em diversas avaliações. O letramento, que já é insuficiente, se vê encarando a necessidade de se expandir para novos domínios de modo a atender às novas demandas comunicacionais. Esta pesquisa identifica o baixo letramento crítico e multimodal como um desafio a ser superado no uso cidadão das novas tecnologias de informação e comunicação. Inspirada em projetos de educação midiática, que disponibilizam recursos educacionais gratuitos online para serem utilizados no suporte ao aprendizado de mídias, esta pesquisa propõe um repositório online de atividades em leitura crítica e multimodal como ferramenta de intervenção. Tendo em vista o alto engajamento do brasileiro com tecnologia apostamos na utilização de mídias e tecnologias digitais como fator de engajamento, e trazemos uma proposta didática baseada em três camadas de análise de texto: o texto enquanto objeto, enquanto produto e enquanto constructo. A partir dessa proposta, apresentamos como resultado o conteúdo programático que contemple todas essas etapas de análise, exemplos de atividades a partir de estratégias didáticas e o projeto do site do repositório.
  • ItemDissertação de mestrado
    Negro interior: identidades, raízes e vozes de comunidades de candomblés e umbandas em três cidades do interior do estado de São Paulo, Brasil.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-12) Aluize, Márcio André da Silva ; Fonseca, Dagoberto José
    Esta dissertação tem por objetivo o mapeamento e a busca pela compreensão de como foram estruturadas as identidades dos povos de axé em seis comunidades de religiosidade de matrizes africanas em três cidades do interior do interior do estado de São Paulo, Brasil, buscando a promoção de discussões de assuntos comuns às comunidades pesquisadas e trazendo questões importantes, como memórias, tradições, projetos sociais, racismo religioso, mitologias, dentre outras, todas essas questões são pertinentes às cosmopercepções desses povos de axé. Para a fundamentação e assertividade da pesquisa, consideramos indispensável desenvolver a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2022 nas cidades de Monte Azul Paulista, Bebedouro e Olímpia. Esse movimento de observação dessas comunidades religiosas nos possibilita a compreensão de como as tradições dos candomblés e umbandas se mantêm ou se reestruturam fora de um contexto originário (Bahia), observando como essas comunidades pesquisadas se desenvolveram, mantêm e ressignificam suas características enquanto religiões de matrizes africanas, através da expansão territorial de determinados grupos antepassados, em específico para o Sudeste brasileiro. A pesquisa dedica-se a compreender os distanciamentos e pertencimentos desses povos com as matrizes africanas, permitindo assim a concepção dessas identidades e suas permanências no campo da resiliência das religiosidades, evidenciando um processo de jornadas que nos liga ou religa ao continente africano. Para o estabelecimento desse elo entre o continente africano, a Bahia e o Sudeste brasileiro, tornaram-se indispensáveis estudos que possibilitaram a constatação dessa trajetória, a evidenciação de um elo condutor, do surgimento das identidades do povo de axé do interior do estado de São Paulo. A pesquisa se realizou por meio da perspectiva de pesquisa participativa, pesquisa antropológica e pesquisa etnográfica, considerando todos os elementos observados e as vivências junto a essas seis comunidades, Tenda de Umbanda “Caboclo Caramã e Pai Cesário” (Olímpia-SP), Ilê Iyeiyeô Axé Olú Aiyê Jagun (Olímpia-SP), Templo Pai Joaquim de Angola (Bebedouro-SP), Tenda de Caridade Sagrada (Bebedouro-SP), Ylê Asé Meje Afefe T’ina (Monte Azul-SP) e Ylê Alaketu Asé Ogun Onire (Monte Azul-SP). As entrevistas, os registros, as conversas e os demais elementos nos permitiram transitar por encruzilhadas multiculturais e pluriétnicas, constatando a existência de um “negro interior” enquanto comunidades nas religiões de matrizes africanas no interior do estado de São Paulo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Mattos, Eliane Compri de Azevedo ; Milani, Débora Raquel da Costa
    Fortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a préanálise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sexual e sexualidade na obra de Freud: um estudo bibliográfico a partir da análise de discurso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-31) Freitas, George Miguel Thisoteine Caldeira Menezes ; Gellis, André Luiz ; Bortolozzi, Ana Cláudia
    Esta pesquisa parte do reconhecimento da relevância que o saber e a prática da psicanálise possuem para a Educação de forma geral e, mais acentuadamente, para a Educação Sexual. Embora outras abordagens discutam a sexualidade para além da obra de Sigmund Freud, o impacto desta para os estudos de diferentes áreas é indiscutível, pois as teorizações freudianas mostram-se atuais apesar de, por vezes, ainda carecerem de estudos específicos, em especial ao contexto brasileiro. Por conta disso, torna-se relevante explorar e aprofundar a compreensão das formalizações sobre a dimensão do tema sexualidade na Psicanálise particularmente para a Educação Sexual. Com isso, desenvolveu-se, por meio da análise de discurso e de conteúdo, uma investigação de natureza qualitativa, em um estudo de tipo descritivo-exploratório e bibliográfico, com o objetivo de identificar as semelhanças, diferenças e desenvolvimentos referentes às noções de sexual e de sexualidade, bem como suas variações, na obra de Freud, estabelecida em português pela Editora Imago. As obras analisadas correspondem aos volumes de três a 23 dessa coleção. Os resultados apresentam a identificação das dimensões sexual e sexualidade e a análise das passagens, conceitos, ideias e noções que se articulam a essas dimensões nos textos de Freud, organizadas em um quadro com todos os sintagmas encontrados referentes a essa temática; um levantamento de temas específicos ligados ao sexual e à sexualidade; e categorias temáticas mutuamente excludentes. As categorias correspondem às seguintes formações discursivas, organizadas a partir do corpus delimitado na obra de Freud: “O fator sexual: no diagnóstico como horizonte da clínica psicanalítica”; “Sexualidade infantil: raízes e consequências – senta esta dividida em: “Disposição perverso polimorfa”, “Organização da libido: infância e objetos parciais”, “O complexo de Édipo: o infantilismo e a base sexual”; “A insistência do sexual na repressão e na civilização”; “Educação e esclarecimento sexual das crianças”; “Homossexualidade e suas vicissitudes na obra de Freud”; e finalmente “Civilização e atividade sexual: o drama pulsional e as condições da constituição sexualidade”. Desse modo, pôde-se observar diversos temas da Educação Sexual, como diversidade, repressão, sexualidade na infância, que podem ser abordados e investigados na obra freudiana. Conclui-se que são necessários maiores aprofundamentos, mesmo sobre esse tema, na psicanálise, em prol de o campo apresentar definições mais sistemáticas de conceitos básicos e derivados, de modo a possibilitar mais interlocuções com áreas afins.
  • ItemDissertação de mestrado
    Lutas discursivas em torno do corpo: a construção social da subjetividade transexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-13) Toni Junior, Claudio Noel de (Paola de Toni) ; Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise
    A partir da arqueogenealogia de Michel Foucault e de autores contemporâneos que percorrem a História através da Análise do Discurso, a pesquisa aborda a compreensão da evolução social das questões de sexo e gênero, a partir da análise das narrativas de Herculine Barbin e Brigite Lambert, duas pessoas intersexos-hermafroditas às quais foi negado o direito da escolha do gênero. Elas viveram uma época em que pouco se conhecia de nomenclaturas de sexo e gênero, momento em que todos os que não se adequavam à lógica binária e cisgênera, eram submetidos (as) ao mesmo padrão higienista da imposição e da interdição. O Brasil, a partir de1997, possui autorização para a realização de cirurgias de transexualização, incialmente em caráter experimental apenas em transexuais mulheres. Com isto, nos anos 2000, surge na mídia, um repertório de discursos que mostram as pessoas trans no seu cotidiano, ampliado, ainda, com a ampliação na web dos discursos em redes nos quais as pessoas trans podem fazer seus próprios diários para milhares de seguidores como no YouTube. Esta pesquisa mescla a opinião de vários especialistas que dialogam sobre suas opiniões em questionário pré determinado, sendo os entrevistados das áreas médica, jurídica, linguística e da mídia. Além das entrevistas, eles são referenciados como pesquisadores, já que contribuíram com a temática trans para a redução de desigualdades. Assim, nosso objetivo geral é analisar, por meio dos estudos foucaultianos, a subjetividade de mulheres transexuais no âmbito do discurso médico, jurídico e da mídia por meio de entrevista estruturada. Os objetivos específicos estão voltados para a investigação desses dispositivos do saber-poder, analisando como eram no passado, como são hoje com as mudanças histórias e o que esperar da representação do corpo trans no futuro, a partir das linhas de força do que estamos construindo hoje.
  • ItemDissertação de mestrado
    "Havia Eru, o Único": O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien, e a Simbologia do Sagrado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-08) Alves, William Fernando de Souza ; Rossi, Aparecido Donizete
    A presente pesquisa visou analisar como são utilizados, no “Ainulindalë”, cena cosmogônica – ou seja, mito de criação do mundo, nesse caso ficcional – do autor J. R. R. Tolkien, quatro símbolos, e como estes atuam para que a narrativa participe do conjunto de textos considerados sagrados. Essa análise tenciona responder à pergunta de como o autor sucede nesse intento, e se dará através de uma reflexão arquetípica dos seguintes elementos: o vazio – enquanto estrutura pré-cósmica de caos primal, trevas abismais etc. –, o fogo – enquanto energia criadora e destruidora –, e, conjuntamente, a água e a música – enquanto ferramentas criacionais e hierofânicas. Como cena cosmogônica, o “Ainulindalë” é, em essência, uma narrativa simbólica, e, como tal, nos apoiamos em obras de Mircea Eliade (principalmente O Sagrado e o Profano e Mito e Realidade) e de Ernst Cassirer (Linguagem e Mito); por seu peso arquetípico, são utilizadas as clássicas obras O Homem e seus Símbolos e Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, ambas de Carl G. Jung, e Os Arquétipos Literários, de Eleazar M. Meletínski. Seguindo na linha arquetípica, mas relacionando-se mais direta e especificamente com os elementos, utilizaremos as obras de Gaston Bachelard (A Psicanálise do Fogo e A Água e os Sonhos, para falar, respectivamente, como se pode imaginar, dos elementos do fogo e da água) e o Timeu de Platão. Por fim, como fontes de narrativas mitológicas que podem ser comparadas ao “Ainulindalë”, utilizaremos as traduções, para o inglês, das Eddas – de Carolyne Larrington para a Edda Poética e de Jesse Byock para a Edda em prosa – e do Enuma Elish (feita por Wilfred G. Lambert e S. B. Parker); a Bíblia de Jerusalém para a leitura do Bereshit judaicocristão; o livro O Universo, os Deuses, os Homens, de Jean-Pierre Vernant, como fonte de mitologia grega; por fim a tradução para o inglês do Livro dos Mortos egípcio, feita por Raymond O. Faulkner.
  • ItemDissertação de mestrado
    Família, deficiência intelectual e sexualidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Rosa, Natalie Naie Santos ; Custódio, Vagner Sérgio
    A pesquisa apresentada, tem como objetivo geral estudar as percepções e ações da família referente a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual, e transmitir, através deuma cartilha, informações fidedignas às famílias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual, assim como contribuir de forma facilitadora a mediação dos docentes na prática dessa orientação com a família. A escolha de trabalhar as experiências vividas da pessoa com deficiência intelectual através das percepções da família, foi despertada por compreender que existem dificuldades em se efetivar essas vivências sem o apoio daqueles que estão na responsabilidade da primeira educação do indivíduo e por isso necessitam de um acompanhamento e aprofundamento do tema em questão. Algumas famílias estigmatizam opiniões embasadas no contexto social e cultural que vivem, carregando muitos estereótipos, preconceitos e suposições que indubitavelmente são transferidos aos seus filhos. As pessoas com deficiência intelectual precisam ter sua sexualidade respeitada como direito e a família deve ser considerada um ambiente importante para o ponto de partida. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se um formulário eletrônico direcionado aos pais de famílias de alunos de duas instituições que atendem pessoas com deficiência, com perguntas de opinião referentes ao entendimento da sexualidade de seus filhos. Esse estudo teve 20 participantes, a análise das respostas do questionário foram classificadas conforme a ocorrência e analisadas e comentadas qualitativamente. Se considera que esta pesquisa trará contribuições para a efetivação da vivência da sexualidade desse público e dará apoio na atuação dos educadores em relação ao desenvolvimento do tema, alémde trazer questionamentos para futuras pesquisas da área.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cosmopolitismo sem ilusões: contribuições da teoria política de Seyla Benhabib ao debate normativo das migrações transnacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Gelfuso, Isabela Garcia ; Santos, Marcelo
    Em um contexto global caracterizado pela efervescência dos movimentos migratórios, questões relativas à configuração da cidadania, ao alcance dos direitos humanos e aos papéis desempenhados pelo Estado-nação tornam-se objetos de reflexão política e filosófica. Uma das perguntas fundamentais que irrompem desta amálgama de termos e que se destaca no horizonte da filosofia política contemporânea é como é possível conciliar o direito humano à liberdade de movimento com o princípio westfaliano da soberania dos Estados e da autodeterminação democrática de cada comunidade nacional. Desde os anos finais do século XX, tais questões passam a ocupar um local de destaque nos interesses de pesquisa de Seyla Benhabib, filósofa e cientista política vinculada à tradição da Teoria Crítica, que elege o tema do pertencimento político de imigrantes e refugiados a novas comunidades nacionais como central em sua teorização política. Com base no exposto, o objetivo principal desta pesquisa é localizar os escritos políticos de Benhabib em relação ao quadro geral da literatura política contemporânea que se debruçou sobre o mesmo tema, a fim de identificar quais as potenciais contribuições e limitações inscritas à construção teórica da autora para se pensar em uma teoria política normativa da migração internacional. Ao reconstruir os principais argumentos que alicerçam algumas das teorias que compõem o referido campo, separando-as entre, de um lado, abordagens que mobilizam uma estratégia de justificação universalista forte e, de outro, abordagens que atribuem ênfase em sua argumentação aos contextos e particularismos de cada comunidade política, foi possível localizar o que interpretamos como sendo as principais fragilidades relativas à cada tradição teórica para que, posteriormente, fosse possível contrapô-los à proposta defendida por Benhabib. Da mesma forma, foi realizada uma reconstrução das principais teses que sustentam a fundamentação normativa da teoria da autora, desde seus escritos mais abstratos relativos à reformulação da tradição universalista na filosofia prática até chegar a suas elaborações mais recentes acerca da questão migratória e do pertencimento político justo, a fim de identificar as bases e interlocuções teóricas sob as quais seu percurso argumentativo se apoia. Por fim, concluímos esta dissertação com a afirmação de que a construção teórica desenvolvida por Benhabib, em especial através do desenvolvimento do conceito de iterações democráticas, permite superar tanto os déficits de contextualismo e de exequibilidade encontrados em algumas abordagens cosmopolitas, quanto a mobilização problemática efetuada pelo campo comunitarista e do nacionalismo liberal acerca do papel da cultura em sociedades democráticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A linguagem dirigida à criança em uma sala da educação infantil bilíngue inglês-português: efeitos sobre o desenvolvimento da linguagem da criança
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-29) De Santis, Ananda Brasolotto ; Del Ré, Alessandra
    Esta pesquisa de mestrado visa compreender características da linguagem de uma professora ao dirigir-se a três crianças entre 4 e 4;8 anos (LDC) em uma escola bilíngue inglês-português, e seus efeitos nas crianças. Para tanto, partimos de conhecimentos trazidos pela Aquisição da Linguagem, dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva (BAKHTIN, 2018, VOLOCHINÓV, 2017, DEL RÉ, DE PAULA, MENDONÇA, 2014 a e b), sobre o desenvolvimento linguístico de crianças monolíngues (VYGOTSKY, 1985; BRUNER, 1974, 1985, 2004), estudos sobre bilinguismo (GROSJEAN, 1984, 1997, 2012), ensino bilíngue (MEGALE, 2019, CAVALCANTI, 1999, HARMERS, BLANC, 2000, MARCELINO, 2009), linguagem dirigida à criança, atenção conjunta em interações familiares (CAVALCANTE, 1999, 2003, FONSECA e SALOMÃO, 2005, SNOW, 1997, AIMARD, 1998, TOMASELLO, 2003) e a variação da frequência fundamental na LDC pela professora. Analisamos dados de interação entre essa professora e as crianças em quatro situações distintas, por quatro meses, a saber: (1) aula para turma em inglês, (2) interação com o grupo das três crianças em inglês, (3) aula para turma em português, (4) interação com o grupo das três crianças em português. Os registros dessas interações foram feitos em vídeo, parcialmente transcritos no programa CLAN (MACWINNEY, 2000) e analisadas acusticamente no PRAAT (BOERSMA & WEENINK, 2019) no aspecto da frequência fundamental, foco prosódico deste trabalho. Identificamos algumas peculiaridades nessa linguagem que a professora dirige às crianças, que, no entanto, distinguem-se da linguagem familiar descrita pela literatura. Como semelhanças, encontramos uma frequência fundamental mais alta e mais modulada, especialmente em aulas para a turma toda em português; algumas ocorrências de léxico infantilizado e referência em terceira pessoa; criação de um ambiente lúdico que possibilita a entrada da criança na linguagem pelos gêneros discursivos da sala de aula e influências do direcionamento do olhar a um mesmo objeto sobre a correspondência a diretivos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Violências de gênero contra crianças: percepções de professoras/es do Ensino Fundamental I sobre as suas manifestações e silenciamentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-06) Lana, Rayanny Zanetti Torquatro de ; Spaziani, Raquel Baptista
    Para se discutir a violência contra crianças — seja ela a violência sexual, a violência contra crianças que performam sua sexualidade e expressões de gênero diferentemente da cis-heteronormatividade, a exposição dos corpos infantis de meninas pequenas e tantas outras violências — é imperativo falar sobre gênero. As violências de gênero estão presentes em todos os contextos sociais e estão envoltas em assimetria do poder, mas, para que sejam combatidas, alguns ambientes são relevantes na desconstrução de (pré)conceitos, na construção da noção corporal, noção de proteção, na construção da confiança. A escola torna-se um local central para que as violências de gênero sejam suprimidas. Destaca-se o objetivo da pesquisa, que é compreender as concepções, expressões e as táticas de enfrentamento das/dos professoras/es a respeito da violência de gênero contra crianças. Para a realização da pesquisa, utilizou-se o método qualitativo, e para compreender coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professoras/es da rede pública. Ao realizar as entrevistas com professoras e professores percebe-se a insegurança e o medo que sentem em depararem com as situações de violência sexual contra as crianças. Ao serem questionados sobre a violência contra as crianças que fogem à norma de gênero, as/os professoras/es ficaram mais à vontade para falar sobre, propondo questões de acolhimento, conversas e desconstrução. Percebe-se que a temática da exposição sexualizada dos corpos das meninas pequenas ainda não adentrou no ambiente escolar e a percepção dessa violência ainda não está apurada. Entretanto, acredita-se que a pesquisa com essas/es professoras/es possa ter aberto um caminho para que elas/es comecem a analisar e refletir sobre essa exposição de maneira crítica. O despreparo das/dos profissionais é um dos fatores mais desafiantes no combate às violências de gênero, sendo necessário rever os currículos das formações iniciais e promover formações continuadas no ambiente escolar, para que as professoras/es sintam-se fortalecidas/os.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Silva, Daniele Januária de Almeida ; Milani, Débora Raquel da Costa
    A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
  • ItemDissertação de mestrado
    De Programa a Auxílio: os significados políticos da substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil na gestão de Jair Bolsonaro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-03-21) Nascimento, Larissa Maria do ; Martelli, Carla Gandini Giani
    A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo central a análise dos significados políticos que envolveram as ações tomadas pela gestão de Jair Bolsonaro na substituição do Programa Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. A análise qualitativa inicialmente retoma a literatura que trata do fortalecimento da proteção social no Brasil e da estruturação do Programa Bolsa Família, destacando seus objetivos originais e resultados alcançados. Em seguida, contextualiza a ascensão de um novo projeto político no país após eventos como as jornadas de junho de 2013 e a crise do governo Dilma Rousseff, que culminou no estabelecimento de um projeto mais radical de neoliberalismo e no subfinanciamento das políticas sociais, projeto iniciado com Michel Temer e intensificado no governo Jair Bolsonaro. A análise política se concentra na gestão dos programas de transferência de renda por este último, com destaque para as ações que foram tomadas durante a formulação e a implementação do Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil. A partir deste percurso, foi possível observar que a transição do Programa ficou marcada pela centralização das decisões no governo federal, pela falta de participação dos conselhos e da sociedade civil e por interesses político-eleitorais em torno de sua distribuição. Houve um distanciamento do sentido original do programa com a inserção de dispositivos de estímulo ao esforço individual sob uma lógica meritocrática que responsabiliza os indivíduos pela pobreza, modificando significativamente o conteúdo social e os resultados que se buscavam atingir a partir dele. Embora tenha contribuído para conter a desigualdade econômica, não resolveu problemas originários do programa e representou um retrocesso para o desenvolvimento social do país ao descontinuar a trajetória positiva do Bolsa Família.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação sexual e sexualidade nas religiões abraâmicas da Educação Básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Duque, Laís Cristina Resende ; Milani, Débora Raquel da Costa
    A Educação Sexual enfrenta entraves para se estabelecer no ambiente escolar durante os anos da educação básica, seja por falta de formação do corpo docente, seja por receio de como abordar da melhor maneira esse tema ou mesmo por seguir uma lógica conservadora pautada em moralismos que se fazem presentes dentro e fora da escola, no ambiente familiar e na sociedade como um todo. A Educação Sexual precisa ser reconhecida como área do conhecimento de fundamental importância para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes, hoje é um dos saberes obrigatórios na educação básica e garantido pelos PCN e, de maneira mais omissa/conservadora pela BNCC, assim como o ensino religioso, que ampliou seu espaço nesses documentos nos últimos anos. Enquanto instituição, a igreja tem papel social e já esteve presente diretamente no poder político e de Estado, ainda que tenha perdido grande parte desse poder na organização social atual, em comparação com séculos passados, se faz presente, pois nossa sociedade cresceu e se estabeleceu tendo a religião como base da lógica, cultura e da moral que deve ser seguida. As três religiões monoteístas, chamadas abraâmicas, apesar de terem uma origem comum, a partir de Abraão, apresentam divergências desde o surgimento até a doutrina que é disseminada atualmente, ainda assim os limites ao tratar sobre a sexualidade de seus seguidores e a diversidade sexual em si é um ponto de difícil acesso entre elas, além de ser um tema de abordagem delicada no ambiente social. Acerca dessas discussões, o trabalho busca investigar e analisar as diferentes abordagens apresentadas pelas religiões quanto às questões que envolvem sexualidade; refletindo como as religiões e a Educação Sexual se estabelecem no território escolar de maneira formal ou não e a influência dos conceitos religiosos no ensino da Educação Sexual dentro das escolas, para construção da identidade social, cultural e afetiva dos estudantes durante os anos da educação básica. A análise de textos e documentos foi a ferramenta metodológica escolhida na tentativa de solucionar alguns questionamentos levantados sobre a influência da religião na Educação Sexual e da forma com que esta é trabalhada no ambiente escolar. Com a pesquisa foi possível perceber que a construção cultural da nossa sociedade está intimamente ligada ao desenvolvimento e expansão das religiões abraâmicas, em especial ao cristianismo aqui no Brasil, e isso não só pauta as discussões que cabem ao ambiente escolar, a partir de um olhar religioso, a sexualidade pode se estabelecer em ambientes muito restritos e que, normalmente, não são públicos, então tratar do assunto na escola torna-se incabível aos fiéis. Sendo assim, a escola obedece às macroestruturas sociais, incluindo seus valores e conservadorismo religioso, e, uma vez que é uma instituição social e age dialeticamente nessa dinâmica, está presente no sistema legislativo, influenciando diretamente na legislação e reproduzindo os limites da "deseducação sexual". Ainda assim, é espaço de luta e disputa para garantirmos o acesso à Educação Sexual de maneira emancipatória e fundamental ao desenvolvimento saudável dos nossos estudantes em busca de uma sociedade menos misógina, desigual e violenta.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação integral em sexualidade na escola: concepções de professores/as e gestores/as da rede pública e privada de Ensino Médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Picolo, Giovanna Souza ; Rossi, Célia Regina
    A presente pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, teve como objetivo investigar as concepções e reflexões sobre a sexualidade e relações de gênero no ambiente escolar de Ensino Médio e suas vivências entre estudantes e profissionais da educação. Foi feito um estudo de campo em escolas de Ensino Médio da rede pública e privada no município de Rio Claro (SP). Neste estudo, foram entrevistados um(a) professor(a) de Biologia, s um(a) de Sociologia e Filosofia e s um(a) de Física bem como os(as) coordenadores pedagógicos (as) e diretores (as) de cada escola, totalizando uma população de 10 entrevistados. Com os alunos, foram realizadas observações durante o período do intervalo e feito um relatório descritivo pela pesquisadora. Este procedimento ocorreu somente na escola pública, pois a escola particular possui contrato de exclusividade da escola com outras empresas em relação ao contato com os alunos. Os relatos colhidos foram transcritos e organizados para facilitar a identificação dos temas mais emergentes. A análise dos discursos está calcada na proposta de Análise do Conteúdo da pesquisadora Bardin, sendo esta uma das formas de tratamento de dados em pesquisa qualitativa. Analisou-se, inicialmente os discursos obtidos somente na escola pública, posteriormente aqueles obtidos na escola particular, e por fim, as semelhanças e contrastes encontrados nos discursos de ambas as escolas. Concluiu-se que a escola é um ambiente em que ocorre uma diversidade de manifestações de diferentes caráter, sejam eles políticos, culturais, sociais ou sexuais. A existência de regras mais ou menos rígidas não impede que as manifestações de sexualidade dos alunos ocorram de maneira explícita ou implícita. Os resultados apontam para um terreno fértil no qual a Educação integral em Sexualidade pode ser implementada, uma vez que em seus princípios, o ponto de partida das discussões é justamente as necessidades e questionamentos apresentados pelos estudantes. Sinaliza-se a necessidade da inserção da temática nos cursos de licenciatura, bem como a formação continuada na área por parte dos professores(as) e da gestão escolar a fim de aprimorar as práticas e posturas para um comportamento mais ativo e seguro quanto à implementação e efetivação da Educação integral em Sexualidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sexualidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa documental de material audiovisual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Carvalho, Shirlei Silva Moreira de ; Bocchi, Josiane Cristina ; Ottoni, Ana Carla Vieira
    Os adolescentes e adultos com TEA enfrentam problemas na vivência de suas sexualidades. A educação sexual com tal população costuma ser negligenciada, pois eles são vistos pelos cuidadores como eternas crianças. De fato, a comunicação social e as relações interpessoais são fonte de grandes desafios para a pessoa no espectro autista, tanto na escola como no trabalho e na tentativa de existir emocionalmente na relação com o/a outro/a. Esta pesquisa objetiva analisar características e demandas de adultos autistas sobre a sua sexualidade, por meio da análise e discussão do relato de pessoas que estão no espectro autista. A investigação relaciona dados documentais e literatura científica sob a ótica da inclusão social e educação sexual emancipatória. Através do uso do método de Análise de Conteúdos e tratamento de dados por categorização apriorística, proposto por Bardin, espera-se identificar como as relações interpessoais e a sexualidade das pessoas autistas são relatadas e significadas por elas mesmas. Para dar voz a esses sujeitos, foram utilizados relatos extraídos dos documentários Amor no Espectro (2019. Austrália), Amor no Espectro (2021. Austrália) e Amor no Espectro (2022. Estados Unidos). Buscou-se delimitar e discutir o modo como as relações interpessoais e as práticas sexuais são narradas por eles, para compreender aspectos específicos da vivência da sexualidade dentro do espectro. O aumento deste transtorno na população infantil e o efeito de “inflação” do diagnóstico de TEA terão um impacto epidemiológico nas futuras populações clínicas de crianças, adolescentes e adultos, os quais apresentarão à área “psi” novas demandas sociais e subjetivas que vão além da concepção médica e do treino de habilidades sociais e da inserção nas tarefas diárias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Como psicólogos(as) se comportam em relação à Educação Sexual de crianças no âmbito clínico, escolar e institucional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Oliveira, Maria Fernanda Celli de ; Muzzeti, Luci Regina
    É fato que os estudos relacionados à sexualidade, gênero e Educação Sexual cada vez mais vêm sendo citados como subsídios para a compreensão das relações humanas, o que os torna inerentes ao desenvolvimento individual e coletivo da sociedade. Neste sentido, as discussões acerca do papel de agentes sociais na atuação frente a estes assuntos também ganham espaço e, no âmago desta investigação surge o objetivo central desta pesquisa que, calca-se na análise do habitus de psicólogos(as) em relação a atuação real ou potencial enquanto educadores(as) sexuais de crianças no âmbito clínico, escolar e institucional. Para a realização desta análise, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, visando compreender através dos conceitos chave da teoria bourdieusiana, como essa categoria profissional age diante do fato de assumirem o papel de educadores(as) sexuais, a partir da hipótese apoiada em estudos realizados anteriormente, de que seriam esses(as) os(as) profissionais mais adequados(a) para o trabalho relacionado às temáticas supracitadas. O instrumento utilizado nessa investigação tratou-se de uma entrevista semiestruturada realizada com dez psicólogos(as) atuantes em clínicas e/ou instituições de apoio e/ou ensino. A análise dos dados se deu por meio do método praxiológico, também desenvolvido pelo sociólogo francês e sua equipe. O estudo proposto visou trazer a perspectiva do(a) profissional da psicologia diante de questões relacionadas à Educação Sexual e, promover uma efetiva discussão acerca do preparo e disponibilidade que esses(as) agentes têm em trabalhar as temáticas que envolvem gênero, sexualidade e Educação Sexual em seus atendimentos clínicos, escolares e institucionais, especificamente no que diz respeito às crianças.
  • ItemDissertação de mestrado
    Usos do sinal (que/quem) na Língua Brasileira de Sinais: multifuncionalidade e gramaticalização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-21) Vasconcelos, Alessandro Augusto de Souza ; Rodrigues, Angélica Terezinha Carmo
    Neste trabalho, como pesquisador surdo, tenho como objetivo analisar como os sinalizantes surdos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizam o sinal 'que/quem', extraído de dois córpus principais: Corpus Libras (UFSC) e Minicórpus compilado por pesquisadores do Grupo SignL da UNESP. Os usos desse sinal incluem sua categorização como pronome interrogativo, como previsto nos dicionários Lira e Souza (2011) e Capovilla et al. (2017), mas também observamos, nos dados, que pode ser associado a contextos envolvendo pares pergunta-resposta: pergunta plena (formulada pelo sinalizante e respondida por outro sinalizante), pergunta semirretórica (formulada e respondida pelo próprio sinalizante) e pergunta retórica (formulada para não ser respondida), além de poder ser usado como complementizador em contextos de orações subordinadas. Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar que os diferentes usos do sinal 'que/quem' podem refletir um processo de gramaticalização (Heine, 2003 apud Rodrigues, 2022), que parece ter levado à emergência de complementizador a partir de pronome interrogativo. Os autores Pfau e Steinbach (2011) e Rodrigues (2022) afirmam que os estudos sobre gramaticalização em línguas de sinais, embora profícuos e pertinentes, apresentam desafios metodológicos, já que não dispomos de robusto conjunto de evidências diacrônicas. Partimos de um conjunto de 46 videossinalizados extraídos do Corpus Libras (UFSC) e do Minicórpus compilado por pesquisadores do Grupo SignL da Unesp. Demonstramos que, nesses vídeos, todos anotados no programa ELAN (HELLWIG, 2020), os sinalizantes surdos utilizam o sinal 'que/quem' associado a pares pergunta-resposta como estratégia de pergunta semirretórica. Nossas ocorrências somam 131 usos do sinal nos bancos de dados, que foram operacionalizadas através do software Microsoft Excel. Os resultados obtidos foram divididos em quatro grupos de análise: (i) os contextos sintáticos de uso do sinal 'que/quem', em que as ocorrências apresentam os contextos sintáticos dos pares pergunta-resposta e orações subordinadas adjetiva (restritiva e explicativa) e substantiva (subjetiva, objetiva, completiva nominal, predicativa do sujeito); (ii) estatuto categorial do sinal, em que observamos os usos do sinal 'que/quem', apresentando suas formas morfológicas do seu processo de gramaticalização da categoria gramatical: pronome interrogativo, pronome indefinido e conjunção subordinativa; (iii) marcações não manuais associadas ao sinal, em que demonstramos a frequência do uso do movimento de cabeça e sobrancelhas associado aos sinal 'que/quem'; e (iv) gramaticalização do sinal, em que apresentamos as informações das descrições fonológicas com usos do sinal – fazemos aí um compilado que demonstra os sinais 'que/quem' em sua própria categoria gramatical com sua propriedade. Para isso, seguimos Hopper e Traugott (2003), considerando um arranjo de formas analisadas como menos e mais gramaticalizadas: pronome interrogativo > pronome indefinido > subordinação. Identificamos, ainda, os usos do sinal da mesma configuração de mão 'que/quem', com seu movimento diferente, que se refere a não ser particular nem restrito a quantidades com identificações; as outras ocorrências analisadas podem ser do seu contexto sintático da oração subordinada adverbial, mas foram pouco encontradas para observar o seu processo de gramaticalização.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pornografia como tecnologia de gênero: as problemáticas de uma sexualidade feminina pautada pelo olhar masculino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-30) Messias, Carolina Carrolo ; Feitosa, Lourdes Madalena Gazarini Conde
    A pornografia e sua história junto à humanidade constituem um complexo conjunto de percepções: para alguns, representa uma expressão da sexualidade; para outros, manifestação de violência sexual; e para terceiros, um meio de libertação. Estas e outras indagações permeiam a construção da pornografia desde seus primórdios como conceito, durante o século XIX, até os dias atuais, marcadas pelo crescimento da pornografia mainstream. O presente estudo concentra-se em compreender como as representações da sexualidade na pornografia mainstream podem contribuir para a manutenção do status quo, fundamentado no patriarcado, no que concerne às desigualdades de gênero e às violências simbólicas geradas neste contexto. Compreende-se que a pornografia funciona como uma forma de tecnologia de gênero, construída a partir da perspectiva masculina. Além disso, busca-se compreender qual é o público consumidor de pornografia mainstream por meio de dados coletados no site PornHub, entre os anos de 2015 e 2022. Os levantamentos evidenciam que o perfil predominante do público consumidor é majoritariamente masculino e os conteúdos mais buscados envolvem mulheres nas mais diversas representações sexuais. Também se observa que as simbologias dos atos retratados nos materiais disponibilizados, assim como no próprio site, estimulam e incentivam o público à ação e à reprodução dos atos representados. Tais representações suscitam problemáticas relacionadas à reificação do corpo feminino e à normalização de atos violentos durante o ato sexual, por isso enfatiza-se a urgência de discutir o tema da pornografia em programas de educação sexual e definir caminhos para que as reflexões alcancem um público amplo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação Sexual e o combate à cultura do estupro nas infâncias femininas: Proposta educativa a partir de produções cinematográficas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-05) Costa, Juliana Aparecida Pereira ; Spaziani, Raquel Baptista
    A violência é um fenômeno que atinge os corpos femininos desde a infância. Compreendido no campo dos direitos humanos como uma ameaça do direito à vida e à saúde, pode ser de natureza física, psicológica, sexual, por negligência ou simbólica. Tratando-se de corpos femininos, considera-se ainda, uma cultura do estupro: mentalidade cultural complacente e tolerante com o estupro, de difusão e aceitação na sociedade, cujos comportamentos associados a esta cultura são, dentre outros, a culpabilização das vítimas pela violência sofrida, a objetificação sexual das mulheres, a banalização ou negação da violência sexual, a recusa em reconhecer os danos emocionais e físicos oriundos da violência sexual; são comportamentos, falas e atitudes de depreciação, opressão, objetificação, simplesmente por serem meninas/mulheres. Nesse contexto essa pesquisa propõe um trabalho em Educação Sexual e conscientização à cultura do estupro às infâncias femininas a partir de produções cinematográficas para o público infantil com protagonistas meninas e mulheres da plataforma de streaming da Disney lançados entre os anos de 2019 e 2023 para que possam conhecer seus direitos e reconhecer quando estão sendo violadas sem que se sintam constrangidas ou envergonhadas em questionar ou denunciar quaisquer tipos de violações, assim como investir em formas de prevenção para que o número de violência contra meninas seja erradicado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e propositiva, do tipo documental. Qualitativa pois responde a questões muito específicas, bem como atua com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Descritiva e propositiva pois tem como objetivo descrever as características fílmicas relacionadas à Educação Sexual e a cultura do estupro e propor um trabalho em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir dos filmes analisados. Documental na medida em que se trata de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Seguindo as etapas da análise de conteúdo, selecionou-se 15 filmes que foram assistidos a princípio de forma flutuante e posteriormente de forma demasiada, o que resultou em duas categorias propositivas: (i) propostas reflexivas para crianças sobre representatividade feminina a partir das produções cinematográficas e (ii) propostas educativas para a infância em Educação Sexual e enfrentamento à cultura do estupro a partir de produções cinematográficas. O ser humano é constituído na relação com o meio social e cultural e a percepção que ele tem sobre essas relações, portanto inserir a educação sexual no processo de ensino-aprendizagem, seja no contexto escolar, seja em contextos socioeducativos, permite espaços de diálogo. Nesse sentido, as produções cinematográficas podem ser um importante instrumento disparador para essas reflexões mesmo que não tenham sido produzidos para essa finalidade. Desenvolver estratégias lúdicas e criativas com crianças para o desenvolvimento de uma Educação Sexual Emancipatória e de enfrentamento à cultura do estupro é de fundamental importância para que ocorra a desnaturalização de comportamentos e de pensamentos sexistas, pois quanto mais cedo e coletiva as propostas, maiores as possibilidades de transformações.
  • ItemDissertação de mestrado
    Representações de professoras do Ensino Fundamental I acerca da heteronormatividade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Lino, Lilian de Oliveira ; Correr, Rinaldo
    Este estudo teve como objetivo analisar as Representações Sociais (RS) de professoras da rede municipal de escolas de um município localizado no interior do estado de São Paulo para identificar suas representações acerca da heteronormatividade. A pesquisa parte do pressuposto que a heteronormatividade permeia os espaços escolares, assim como os comportamentos e também as narrativas docentes em relação ao que é considerado fora dos padrões heterossexuais, afetando diretamente o processo formativo dos/as jovens em assuntos referentes as dimensões da sexualidade. Nesse sentido é que se compreende a heteronormatividade como um conjunto de comportamentos e posturas heterossexuais julgadas como única via de aceitação social na qual aqueles considerados fora de seus padrões comportamentais são excluídos e marginalizados. A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi usada como eixo teórico para analisar o modo como as professoras compreendem a heteronormatividade e a Análise do Conteúdo, com o auxílio do software WebQDA foi utilizada como metodologia para interpretar e analisar os dados obtidos pela pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que foi realizada com dezessete professoras de Ensino Fundamental I. Os resultados nos possibilitaram compreender que entre as representações sobre sexualidade existe o predomínio da binaridade de gênero como condutora das relações sociais, ou seja, a heterossexualidade é o fio condutor que determina majoritariamente como devem ser os comportamentos, as identidades e orientações sexuais. Dentre os discursos, também percebemos transformações geracionais de representações sobre sexualidade que apresentam possíveis aberturas, demonstrando que esse tema vem perdendo o rótulo de tabu e impassível de ser debatido. As docentes representaram a heteronormatividade como o padrão heterossexual seguido por nossa sociedade. Suas falas a princípio trouxeram o debate sobre os papéis sociais que são definidos para homens e mulheres, atrelando-o ao fato da mulher na contemporaneidade possuir os mesmos direitos que o homem. Porém, as representações sobre outras identidades e orientações sexuais, de algumas docentes encontram-se ancoradas por dogmas religiosos, tradições familiares e culturais que invisibilizam as minorias. O incômodo de que essas expressões consideradas diferentes venham à público, por serem consideradas exageradas ou inadequadas também são formas de não aceitação presentes nos discursos. Todas essas representações se reverberam no cotidiano escolar, uma vez que são aprendidas, repassadas ou silenciadas nas interações entre professores/as e alunos/as. Todo esse cenário aponta para entraves significativos para que a diversidade sexual seja trabalhada nas escolas. Nesse ponto as docentes divergiram a quem cabe esse papel, na medida em que suas falas expressaram a inexistência de formação continuada na área da educação sexual. As professoras demonstraram insegurança e medo de retaliação, caso precisem trabalhar essa temática, e diante das experiências de sexualidade de alunos/as destacou-se mais uma vez a urgência de formação continuada. Diante do que foi constatado, torna-se indispensável ponderarmos a respeito da formação em educação sexual de professores/as. Por fim, destacamos que a escola deve ser espaço de oportunidades para a problematização, por meio da promoção do diálogo, da escuta e da discussão acerca da construção cultural do gênero e da sexualidade.