Ensino, memória e mídias virtuais: os passeios virtuais como possibilidade educacional de resgate da memória de bens culturais sob a ótica de professores de artes do ensino público

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Data

2014-10-17

Autores

Tardivo, Jessica Aline [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As investigações realizadas nesta pesquisa buscam avaliar as possibilidades de utilização do “passeio virtual” de instituições culturais como recurso educacional de apoio ao discurso sobre o resgate da memória na contemporaneidade, a partir da ótica de professores de Artes do ensino público, que atuam no interior paulista no Brasil e na região de Porto e Lisboa em Portugal. Com a finalidade de ressaltar a história e memória do interior paulista, a instituição amostra da análise escolhida neste projeto de pesquisa foi o espaço virtual da Fazenda Santa Gertrudes (SP – Brasil), um retrato histórico da identidade cultural dessa região. O trabalho caracterizado como estudo exploratório, parte da abertura de um diálogo com um grupo de professores, resultando em um questionário aplicado em um universo maior para avaliar e incentivar o passeio virtual no campo de estudo. Posto isto, a preocupação passou a ser a compreensão de como múltiplos recursos e plataformas poderiam aumentar a interatividade do passeio virtual, apontando para outras possíveis relações de aprendizagem e ensino. Desse modo, através da análise dos dados coletados contatou-se que as mídias virtuais quando empregadas no processo educacional, atuam como recurso de apoio ao docente no discurso sobre a memória cultural, porém a falta de formação do professor e a má estrutura e quantidade de equipamentos dificulta seu uso no cotidiano escolar
The investigations in this research seek to evaluate the possibilities of using the virtual tour of cultural institutions as an educational resource to support the discourse on the recovery of memory in contemporary society, from the perspective of Arts teachers of the public education, that act in São Paulo in Brazil and in the region of Porto and Lisbon in Portugal. In order to highlight the history and memory of São Paulo, the sample institution of analysis chosen in this research project was the virtual space of the Fazenda Santa Gertrudes ( SP - Brazil ), historical portrait of the cultural identity of the region . The work characterized as exploratory study, starts with the opening of a dialogue with a group of teachers, resulting in questionnaire applied to a larger universe to assess and encourage the virtual field trip to study. That said, the concern became understanding how multiple platforms and resources could increase the interactivity of virtual tour, pointing to other possible relationships of learning and teaching. Thus, through the analysis of collected data was contacted that the virtual media when used in the educational process act as a resource to support teaching in the discourse on cultural memory, but the lack of teacher training and poor structure and amount of equipment hampers their use in everyday school life

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Instituições e sociedades culturais, Patrimônio cultural, Memoria, Tecnologias de informação e comunicação, Information and communications technologies

Como citar

TARDIVO, Jessica Aline. Ensino, memória e mídias virtuais: os passeios virtuais como possibilidade educacional de resgate da memória de bens culturais sob a ótica de professores de artes do ensino público. 2014. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.