Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade: contribuições da psicologia histórico-cultural para a organização do ensino

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Data

2014-06-27

Autores

Cheroglu, Simone [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O desenvolvimento infantil é um processo que se realiza por meio da atividade da criança. A atividade é a via pela qual a criança internaliza, e torna suas, as propriedades e características humanas produzidas coletivamente. Todavia, nem toda atividade promove igualmente o desenvolvimento infantil e a cada período desse processo uma determinada atividade o orienta e mobiliza, em sua totalidade. Os processos psíquicos se formam e se complexificam na medida em que as atividades infantis os requeiram em novas qualidades, transformando-os em estrutura e função. Fundamentalmente determinado pelas condições de vida e educação, o desenvolvimento da criança necessita ser promovido intencionalmente pelo adulto-social. Consequentemente, revela-se que a educação de crianças de zero a três anos deve objetivar-se não apenas em ações de cuidado e manutenção da saúde, mas sim, por meio de ações que componham atividades cuja finalidade seja promover direta e deliberadamente o desenvolvimento cultural das mesmas. Nessa direção, essa pesquisa de natureza teórico-bibliográfica, sistematizou conhecimentos da psicologia histórico-cultural com a finalidade de subsidiar teórico-praticamente a organização da atividade de ensino para essa faixa etária. Iniciamos essa dissertação explicitando os principais conceitos gerais sobre o desenvolvimento humano para, na sequencia, tratarmos das especificidades desse processo no que diz respeito ao desenvolvimento infantil de zero a três anos de idade. A título de conclusão, elaboramos orientações gerais para o trabalho pedagógico, tendo como base os conceitos anteriormente sistematizados
The child development is a process that is performed through child activity. The activity is the route by which a child internalizes, and makes their, human properties and characteristics collectively produced. However, not every activity equally promotes the child development and in each period of this process a particular activity guides and mobilizes growth in its entirety. Psychic process is formed and become complex so far as child activities demand it in new qualities, turning them in structure and function. Primarily determined for life conditions and education, the child development needs to be intentionally promoted by a social-adult. As a consequence, it reveals that child education from zero to three years old should intend not only for care actions and health maintenance, but through actions which compose activities whose purpose is to motivate directly and deliberately their cultural development. Therefore, this theoretical and bibliographical research systematized cultural and historical psychology knowledge in order to subsidize theoretical and practically the organization of teaching activity for this age group. We began this dissertation explaining the principal general concepts about human development and forwards, we will treat of specificities of this process concerning about child development from zero to three years old. Concluding this research, we organized general orientations for pedagogical work, according to some concepts previously systematized

Descrição

Palavras-chave

Crianças - Desenvolvimento, Educação de crianças, Educação, Education

Como citar

CHEROGLU, Simone. Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade: contribuições da psicologia histórico-cultural para a organização do ensino. 2014. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.