Publicação: Imagem política e comunicação
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Data
Autores
Orientador
Gobbi, Maria Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper presents the communication as a major part in construction of a reality symbolized by the individual, his close relationship with politics and how political leaders use it to build a positive image that gives them credibility, membership of the intended audience, the assumption and maintenance of the power to represent the collective body. In the light of sociological, anthropological and discourse theories, understands communication as a social phenomenon indispensable to building democracy while, paradoxically, becomes part of the political problem when it’s used to override individual interests to collective interests. It concludes by examining the documentary Entreatos to demonstrate how the theory presented is applicable in political campaigns and their use in promoting the political leader as a formatted product to be “consumed” by the voter
Resumo (português)
O presente trabalho apresenta a comunicação como aspecto preponderante na construção da realidade simbolizada pelo indivíduo, sua intrínseca relação com a política e a forma como líderes políticos utilizam-na para a construção de uma imagem positiva que lhes garante credibilidade, filiação dos públicos pretendidos, a assunção e manutenção do poder de representar o corpo coletivo. À luz de teorias sociológicas, antropológicas e discursivas compreende-se a comunicação como um fenômeno social indispensável à construção da democracia enquanto, paradoxalmente, torna-se parte do problema político ao ser utilizada para sobrepor interesses particulares aos interesses coletivos. Ao final é feita a análise do documentário Entreatos para demonstrar como a teoria apresentada encontra aplicação em campanhas políticas e sua utilização na promoção do líder político como um produto formatado para ser “consumido” pelo eleitor
Descrição
Palavras-chave
Ciência política, Politicos, Identidade, Imagem (Psicologia), Carisma (Traço da personalidade), Political science, Identity, Imagery (Psychology), Charisma (Personality trait), Politicians
Idioma
Português
Como citar
ANTUNES, Marcelo Ferreira. Imagem política e comunicação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.