Logotipo do repositório
 

Publicação:
Modernice em xeque: pedagogia Waldorf sobrevive em meio ao turbilhão contemporâneo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Bertolli Filho, Cláudio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The purpose of this report-book is to demonstrate what is the Waldorf pedagogy. Describing an old, but not outdate, teaching method that differs from the convencional ones. Analysing all the interviews, visits and activities experiencies during the classroom at Schools Waldorf, it´s possible to determined some characteristics of this pedagogy in a less didactic way, focusing in journalistic-literal aspects and also the human being - instead of the institution. The discussing about the education and all problems about it, is a common activity nowadays, but remains an important and relevant society theme, whose power affect the development process of a country. Analysing all kinds of pedagoy methods it´s a way to improve the discussing about it. The main goal of this research is showing the Waldorf pedagogy for those who don´t know nothing about it and also make us to realize the real importance of the technology during it´s growth

Resumo (português)

A intenção deste livro-reportagem é apresentar ao leitor o que é a Pedagogia Waldorf. Descrever um método de ensino antigo, mas nem por isso ultrapassado, que se difere em diversos aspectos ao método convencional. A partir de entrevistas, visitas e pela experiência ativa durante as aulas nas Escolas Waldorf, é possível traçar as características da pedagogia de uma forma menos didática e mais jornalística-literal, tendo como foco o ser humano e não a instituição. Não é recente a discussão acerca da educação, ou como muitos diriam, da falta dela. Parte-se do princípio que será sempre um tema relevante para a sociedade e indissociável do desenvolvimento de um país. Discutir a pluralidade de métodos de ensino das escolas já é uma forma de melhorar o debate sobre o assunto. O trabalho desenvolvido busca o esclarecimento para aqueles que desconhecem ou sabem pouco sobre a Pedagia Waldorf e coloca em xeque a necessidade da tecnologia nas fases iniciais do desenvolvimento humano

Descrição

Palavras-chave

Educação, Pedagogia critica, Jornalismo, Education

Idioma

Português

Como citar

AZZOLINI, Fernanda Carvelli. Modernice em xeque: pedagogia Waldorf sobrevive em meio ao turbilhão contemporâneo. 2010. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação