Publicação: Modernice em xeque: pedagogia Waldorf sobrevive em meio ao turbilhão contemporâneo
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Bertolli Filho, Cláudio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The purpose of this report-book is to demonstrate what is the Waldorf pedagogy. Describing an old, but not outdate, teaching method that differs from the convencional ones. Analysing all the interviews, visits and activities experiencies during the classroom at Schools Waldorf, it´s possible to determined some characteristics of this pedagogy in a less didactic way, focusing in journalistic-literal aspects and also the human being - instead of the institution. The discussing about the education and all problems about it, is a common activity nowadays, but remains an important and relevant society theme, whose power affect the development process of a country. Analysing all kinds of pedagoy methods it´s a way to improve the discussing about it. The main goal of this research is showing the Waldorf pedagogy for those who don´t know nothing about it and also make us to realize the real importance of the technology during it´s growth
Resumo (português)
A intenção deste livro-reportagem é apresentar ao leitor o que é a Pedagogia Waldorf. Descrever um método de ensino antigo, mas nem por isso ultrapassado, que se difere em diversos aspectos ao método convencional. A partir de entrevistas, visitas e pela experiência ativa durante as aulas nas Escolas Waldorf, é possível traçar as características da pedagogia de uma forma menos didática e mais jornalística-literal, tendo como foco o ser humano e não a instituição. Não é recente a discussão acerca da educação, ou como muitos diriam, da falta dela. Parte-se do princípio que será sempre um tema relevante para a sociedade e indissociável do desenvolvimento de um país. Discutir a pluralidade de métodos de ensino das escolas já é uma forma de melhorar o debate sobre o assunto. O trabalho desenvolvido busca o esclarecimento para aqueles que desconhecem ou sabem pouco sobre a Pedagia Waldorf e coloca em xeque a necessidade da tecnologia nas fases iniciais do desenvolvimento humano
Descrição
Palavras-chave
Educação, Pedagogia critica, Jornalismo, Education
Idioma
Português
Como citar
AZZOLINI, Fernanda Carvelli. Modernice em xeque: pedagogia Waldorf sobrevive em meio ao turbilhão contemporâneo. 2010. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.