Relações públicas 2.0: um olhar sobre o twitter corporativo

Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Curaçá, Camila Barrada [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This project analyses in theory the transformations that have occurred in the information society in the range of the organizational communication, developing the internet historical trajectory as a technology of transformation. We highlight the cyber culture study as a cultural expression that emerges with the current society needs, observed by an optic that focuses on digital communication, emphasizing the digital environment as a space for information trade, in the interior premise of communication: the relationship. The organizations will be approached in the project through a channel for communication, in the digital range, besides the traditional forms. In regards to the enterprises we will study in depth the consumer of this society of consumerism, with a special look at the generation Y, deeply inserted in this virtual context, describing the current type of consumption, mainly the relations of consumption with the social medias. After this transforming process in which individuals are inserted in the digital environment we intend to focus in the corporate digital communication, analyzing the organizational digital communication in the contemporary society. We emphasize the theories of Public Relations, one of the main activities, able to do planning, to put together and execute the strategies that will be used in the social medias as a form of corporate digital communication. We explicit Twitter as a tool of the corporate digital communication, because it reaffirms the theories described throughout the research as one of the most essential social media to turn loyal the relationship between the consumer and the organization in real time, as an example is the organization “camisetaria” that became a success case in the social medias; we detail the participation of the company on Twitter and the reach of this network through it’s strategies in the corporate digital communication
Este trabalho analisa teoricamente as transformações ocorridas na sociedade da informação no âmbito da comunicação organizacional, desenvolvendo uma trajetória da internet como tecnologia da transformação. Ressaltamos o estudo da Cibercultura como expressão cultural que surge com as necessidades da sociedade atual, observada por uma ótica que visa à comunicação digital, enfatizando o ambiente digital como um espaço para a troca de informações, no interior da premissa da comunicação: o relacionamento. As organizações serão abordadas no trabalho por meio de um viés para a comunicação, no âmbito digital, além das formas tradicionais. Em relação às empresas aprofundaremos no consumidor dessa sociedade do consumismo, com um olhar para a geração Y, intimamente inserida nesse contexto virtual, esmiuçando o modelo de consumo atual, principalmente as relações de consumo com as mídias sociais. Após esse processo transformador em que os indivíduos estão inseridos no ambiente digital, pretendemos focar na comunicação digital corporativa, analisando a comunicação digital nas organizações no contexto da sociedade contemporânea. Enfatizamos as teorias aprofundadas nas Relações Públicas, uma das principais atividades, apta para o planejamento, elaboração e execução das estratégias que serão utilizadas nas mídias sociais como forma de comunicação digital corporativa. Explicitamos oTwitter como ferramenta da comunicação digital corporativa, pois reafirma as teorias descritas ao longo da pesquisa como uma das mais essenciais mídias social para fidelizar o relacionamento entre o consumidor e a organização em tempo real, com um exemplo da organização Camiseteria, que se tornou um caso de sucesso nas mídias sociais; detalhamos a participação da empresa no Twitter e o alcance dessa rede através de suas estratégias na comunicação corporativa digital

Descrição

Palavras-chave

Sociedade da informação, Cibercultura, Relações publicas, Interação social, Twitter corporativo, Contemporary society, Cyber culture, Public Relations, Relationships and Twitter

Como citar

CURAÇÁ, Camila Barrada. Relações públicas 2.0: um olhar sobre o twitter corporativo. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.