Aluga-se meu apego: a história de vida dos anunciantes de classificados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

D'Arcadia, João Guilherme da Costa Franco Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A lógica instantânea da sociedade informacional não permite que a maioria dos meios de comunicação abra espaço para a história de vida das fontes jornalísticas, muito menos das anônimas. A instantaneidade com que os fatos têm de chegar ao receptor não é compatível com o exercício jornalístico que busca a densidade, o aprofundamento das relações sociais. “Aluga-se meu apego: a história de vida dos anunciantes de Classificados” busca apontar uma alternativa para o jornalismo oficial e superficial. Trata-se de um livro-reportagem de perfil que tenta mapear traços e mudanças da identidade dos anônimos, apontando-os como agentes sociais de suas próprias vidas e das vidas alheias. A partir dos preceitos da psicologia social e da antropologia, busca-se definir a identidade como um processo socialmente construído e sujeito a constantes mutações. Embuído dessa premissa, o Jornalismo Literário aparece como opção que permite o aprofundamento na cobertura dos fatos e a contextualização dos fenômenos decorrentes dele. O conteúdo do livro-reportagem possui dez perfis que contam fragmentos da vida, dos anseios e das angústias de anunciantes dos Classificados do Jornal da Cidade de Bauru (SP) que coabitam o município com as fontes oficiais utilizadas pelos jornais mas que, porém, não têm a mesma visibilidade nem são encarados como fundamentais para nossa realidade
La lógica instantánea de la sociedad informativa no permite que la mayoria de los medios de comunicación deje espacio para la historia de vida de fuentes periodísticas, mucho menos de las anónimas. La instantaneidad con la que los factos deben llegar al receptor no es compatible con el ejercicio periodista que busca densidad, profundidad de las relaciones sociales. Aluga-se meu apego: a história de vida dos anunciantes de Classificados” (“Mi cariño en alquiler: la historia de vida de anunciantes de Clasificados) apunta una búsqueda de alternativa para el periodismo oficial y superficial. Este es un libro-reportaje de perfil que intenta asignar las características y cambios de la identidad de anónimos, al apuntarlos como actores sociales de sus propias vidas y las vidas más allá. Desde los preceptos de psicología social y antropología, pretendese definir la identidad como un proceso que es socialmente construido y quedase sujeto a cambios constantes. Con esta premisa, el Periodismo Literario aparece como una opción que permite profundizar la cobertura de hechos y contextualización de fenómenos derivados de él. En el contenido del libro-reportaje hay diez perfiles que muestran fragmentos de la vida, las inquietudes y los temores de los diez anunciantes de Clasificados del Jornal da Cidade de Bauru (SP) que eximen la municipalidad con las fuentes oficiales utilizadas por los periódicos pero, sin embargo, no tienen la misma visibilidad ni son considerados fundamentales para nuestra realidad

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo e literatura, Anuncios classificados, Anunciantes, Identidade, Journalism and literature, Advertising, Classified, Advertisers, Identity

Como citar

D'ARCADIA, João Guilherme da Costa Franco Silva. Aluga-se meu apego: a história de vida dos anunciantes de classificados. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.