O artista plástico e seus públicos na perspectiva da assessoria de relações públicas

Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Leite, Andréia Deodato Silveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aims to study and see the importance of building the image and reputation of the artist through a publishing of public relations, public recital, new technologies, media, cultural production and curatorial work. To this, we analyzed the history of the profession of public relations in Brazil. As well as their concepts, practices and definitions. Focus on work of publicist and cultural production sectors. The choice of theme is done by the need to understand the relationships. That intertwines in the art market and what media that best reaches in their audiences. Considering the artist-consumer relationship, and the relationship brand-artist and artist-public. And so, the importance of this advice means less explored public relations, for the creation of the brand concept for the artist before his public. Considered in this work as a gallery, art dealer, curator, media and consumers. In this context an analysis is done on diverse views on the market of the arts through specific interview. This interviews was made with professionals working in the cultural sector. And help to understand the communication segments that exist and the current conditions of the market in the context of competitiveness. As was considered the academic education of the public relations professional, it geared to the cultural context, the interviews with professional future. And then was considered that public relations presents itself as a proposal for better communication in the arts. They are concern to create concepts of brand identity-thinking artist and the best means for the artist to be present in this area
Este trabalho tem como objetivo estudar e verificar a importância da construção da imagem e reputação do artista plástico através de uma assessoria de relações públicas, considerando os públicos, as novas tecnologias, os meios de comunicação, a produção cultural e o trabalho de curadoria. Para tanto, foi analisado o histórico da profissão de relações públicas no Brasil, assim como seus conceitos, práticas e definições, dando em enfoque nos setores de assessoria e produção cultural. A escolha do tema se faz pela necessidade de compreender as relações que se entrelaçam no mercado das artes e quais meios de comunicação que melhor atinge seus públicos, visto que, além da relação artista-consumidor, ainda há a relação artista-marca e artista-público. É então que se percebe a importância da assessoria neste meio ainda pouco explorado pelas relações públicas, para a criação do conceito de marca para o artista perante seus públicos, considerados neste trabalho como galeria, marchand, curador, imprensa e consumidor. Neste contexto é feito uma análise sobre as diversas visões presentes no mercado das artes através de entrevistas específicas com profissionais que atuam no setor cultural, de forma a entender a comunicação nos segmentos que existem e as atuais condições deste mercado no contexto de competitividade. Assim como, foi considerada a formação acadêmica do profissional de relações públicas voltada para o âmbito cultural, nas entrevistas realizadas com futuras profissionais. É considerado então que o relações públicas se apresenta como uma proposta para uma melhor comunicação no campo das artes, por sua preocupação em criar conceitos de identidade da marca-artista e pensar nos melhores meios para o artista estar presente neste campo

Descrição

Palavras-chave

Arte - Comercialização, Artistas e modelos na arte, Relações publicas, Assessoria, Art - Marketing

Como citar

LEITE, Andréia Deodato Silveira. O artista plástico e seus públicos na perspectiva da assessoria de relações públicas. 2014. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.