Publicação: O prosumidor e as Relações Públicas na era da convergência midiática
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Data
2011
Autores
Orientador
Domingos, Adenil Alfeu 
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Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (inglês)
This study supports the role of Public Relations within Organizations, inserted in the context of the media convergence age, in which all the medias complement each other and can be used together to achieve a given goal. The approach is exposed after reflection on consumers’ specificity and identity, in addition to an approach about media convergence age characteristics, such as collective intelligence, participatory culture and affective economy. Throughout this paper, it is also discussed the concept of Transmedia Storytelling and how consumers and communicators stories have become especially important in the convergence age. In this context, consumers are understood as prosumers, since they infer and influence brands, organizations or products, by using words. We showed that, because of those prosumers narratives, an organization may became susceptible to their image destruction in a short period of time or get more acceptance and profitability. Thus, Public Relations presents itself as a communication professional that can use several corporate strategies in the relationship between organizations and their different target audience
Resumo (português)
Este trabalho defende a atuação do profissional de Relações Públicas nas organizações, inseridas no contexto da chamada era da convergência midiática, em que as mídias se complementam e podem ser utilizadas em conjunto. A abordagem é exposta após uma reflexão sobre as especificidades e identidades dos consumidores, além de uma abordagem sobre algumas características da cultura de convergência, como inteligência coletiva, cultura participativa e economia afetiva. Foi discutido também o conceito de Transmedia Storytelling e como as histórias dos consumidores e comunicadores se tornam especialmente importantes na era da convergência. Neste contexto, os consumidores são entendidos como prosumidores, uma vez que interferem e influenciam marcas, organizações ou produtos, por meio de narrativas. Demonstramos que, pela utilização de narrativas desses prosumidores, uma organização se torna suscetível tanto à destruição de sua imagem em um curto espaço de tempo, quanto ao maior reconhecimento e lucratividade. O Relações Públicas se apresenta, então, como um profissional de comunicação que pode fazer uso de diversas estratégias empresariais na relação das organizações com os seus diversos públicos
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MATIAS, Juliana Bicalho. O prosumidor e as Relações Públicas na era da convergência midiática. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.