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Publicação:
Múltiplas imagens: a representação da mulher negra no Brasil

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Data

Orientador

Costa, Maria Luiza Calim de Carvalho

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Artística - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The aim of this paper is to present the readings, the reflections that have emerged, and, also, the results obtained by the search Multiple Images: The representation of black women in Brazil. The project aimed to find the black woman‟ images presented in historically constructed representations, for this was made a cut in images production of black people, choosing three artists, two works of each in three different historical moments, which according to the recanted the look of your time. The works and the artists were: Esclaves nègres, de différentes nations (1820-1830) e Negresses libres, vivant de leur travail (1820-1830) – Jean-Baptiste Debret; Baiana sambando (1926-1939) and Sambista descansando (1926-1939) – Cecília Meireles; Bastidores (1996) e Amas-de-leite (2008) – Rosana Paulino. The analysis of this corpus rests on the Reception Aesthetics and the Theory of Effect, searching the interaction between text and reader

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho é apresentar as leituras, as reflexões que surgiram e os resultados obtidos pela pesquisa Múltiplas Imagens: A representação da mulher negra no Brasil. O projeto visou encontrar nas representações construídas historicamente a imagem da mulher negra, para tal foi realizado um recorte da produção imagética da mulher negra brasileira, escolhendo três artistas, sendo duas obras de cada, em três diferentes momentos históricos, que a retrataram de acordo com o olhar de seu tempo. As obras escolhidas e os respectivos artistas foram: Esclaves nègres, de différentes nations (1820-1830) e Negresses libres, vivant de leur travail (1820-1830) – Jean-Baptiste Debret; Baiana sambando (1926-1939) e Sambista descansando (1926-1939) – Cecília Meireles; Bastidores (1996) e Amas-de-leite (2008) – Rosana Paulino. A análise deste corpus embasou-se na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito, buscando a interação texto-leitor

Descrição

Palavras-chave

Debret, Jean Baptiste, 1768-1848, Meireles, Cecília, 1901-1964, Paulino, Rosana, Negras, Mulheres, Leitura, Representações sociais

Idioma

Português

Como citar

MATTEO, Tayná Cristina Valêncio de. Múltiplas imagens: a representação da mulher negra no Brasil. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.

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