Comunicação no terceiro setor: novos paradigmas para transformação social

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Data

2010

Autores

Nakamura, Priscila Miyuki [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study is the result of a bibliographical research on the performance of the Third Sector in the current society. From references the study tried to locate the sprouting of the Third Sector in the international scene, whit the bankruptcy of welfare state, until its insertion in the Brazilian scene. Following this historical context, the paper of Communitarian Communication, Social Marketing and Communitarian Public Relations is discussed the importance of the communication of this Sector. Moreover, it has the effort of making one brief conceptualization and definition of the present terms. Working whit the concepts of Communitarian Communication and Communitarian Public Relations the study tried to focus the importance of creating a bond whit the development of a new educational model. Finally, the relation and the paper of the Communication in the construction of a new conception of citizenship was discussed. The hypothesis that crossed this study with respect to the potentialities of the Third Sector are considered an answer to the current social economic and political questions. Confiding, thus, a dynamic and stimulating field for the professional of Public Relations that, opposing what some studies had tries to show, are not necessarily the service of the market or private interests, but can collaborate whit its expertise to help to rescues the ethical values capable to change the life into a more solidary society
Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a atuação do Terceiro Setor na sociedade atual. A partir de referências procurei localizar o surgimento do Terceiro setor no cenário internacional, com a falência do welfare state, até sua inserção no cenário brasileiro. Conseguinte a esta contextualização histórica, passo a discutir o papel da Comunicação no desenvolvimento e manutenção destas organizações na sociedade. Com base em estudos sobre a Comunicação Comunitária, Marketing Social e Relações Públicas Comunitárias, discuto a importância da comunicação dentro deste Setor. Além disso, há o esforço em fazer uma breve conceituação e definição dos termos apresentados. Trabalhando com os conceitos de Comunicação Comunitária e Relações Públicas Comunitárias procurei enfocar a importância e se criar um vínculo com o desenvolvimento de um novo modelo educacional. Por fim, busco discutir a relação e o papel da comunicação na construção de uma nova concepção de cidadania. A hipótese que atravessou este trabalho aponta para as potencialidades do Terceiro Setor propor resposta a questões sociais, econômicas e políticas atuais. Abrindo-se, assim, um campo dinâmico e estimulante para os profissionais de Relações Públicas que, contrariando o que alguns estudos procuraram mostrar, não está necessariamente a serviço do mercado ou de interesses privados, mas pode colaborar com sua expertise para ajudar a resgatar os valores éticos capazes de tornar a vida em sociedade mais solidária

Descrição

Palavras-chave

Associações sem fins lucrativos, Relações publicas, Responsabilidade social, Comunicação no desenvolvimento da comunidade, Cidadania, Social Responsibility

Como citar

NAKAMURA, Priscila Miyuki. Comunicação no terceiro setor: novos paradigmas para transformação social. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.