Indisciplina e sua relação com motivos, interesses e sentidos vinculados à atividade dos alunos: um estudo com uma classe de ensino médio da cidade de Medianeira-PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-02-27

Autores

Juliano, Joice Maria Maltauro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This dissertation reports the research which had as a general goal to evidence the relation between the conduct considered undisciplined by the school and the interests and reasons which guide the activity as well as the sense assigned to it by the student, using as reference the conducts considered disciplined. And, as specific goals, explain the dynamics of the learning activity done in class, identify the students' interests and reasons and the sense attributed by them to the activity which is developed in the classroom and verify what reasons, interests and sense are linked to conducts considered undisciplined and, in contrast, which are related to conducts considered disciplined.The research is based on the assumptions of cultural-historical theory and the theory of activity. The research is characterized as qualitative research conducted at Colégio Estadual João Manoel Mondrone, Medianeira - PR. The subjects of the research are six high school students of a 2nd grade class.The instruments used for data generation are the interview (with students), observationas support for the interpretation of the analyzed phenomenon, the questionnaire (for students) to compose the profile of the research subjects, and the collection of materials used by teachers to the development of classes, besides the literature search that provides the basic theoretical foundation for data interpretation.The analysis is carried out considering the following points: reason, interest and sense found by students whether doing or not the activities proposed by teachers in classes.The analysis of the gotten results allow us the following conclusions: (1) the interests of the group considered unruly students do not coincide with the purpose given to classes which intends to prepare students for going to the University: they are interested in finishing high school and keep on the profession they have already been working, unlike the students considered...
Esta dissertação relata a pesquisa que teve como objetivo geral evidenciar a relação existente entre a conduta considerada indisciplinada pela escola e os interesses e motivos orientadores da atividade bem como o sentido atribuído a ela pelos alunos, tomando como ponto de referência as condutas consideradas disciplinadas. E, como objetivos específicos, explicitar a dinâmica da atividade de aprendizagem realizada em sala de aula, identificar os interesses e motivos dos alunos e o sentido atribuído por eles à atividade que se desenvolve em sala de aula e verificar quais motivos, interesses e sentidos estão ligados às condutas consideradas indisciplinadas e, em contraste, quais estão associados às condutas consideradas disciplinadas. A pesquisa utiliza como base os pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade. O trabalho de investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa realizada no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, Medianeira - PR. Os sujeitos da pesquisa são seis alunos de uma classe de 2ª série do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados na geração dos dados são a entrevista (com alunos), a observação como suporte para a interpretação do fenômeno analisado, o questionário (para alunos) para a composição do perfil dos sujeitos da pesquisa, e a coleta dos materiais usados pelos professores para o desenvolvimento das aulas, além da pesquisa bibliográfica que fornece a fundamentação teórica de base para a interpretação dos dados. A análise é realizada considerando os seguintes eixos: motivo, interesse e sentido encontrados pelos alunos para a realização ou não das atividades propostas pelos professores para o encaminhamento das aulas. A análise dos resultados obtidos permite as seguintes conclusões: (1) os interesses do grupo de alunos considerados indisciplinados não coincidem com o direcionamento das aulas voltado para o preparo dos alunos para o ingresso na...

Descrição

Palavras-chave

Ensino médio - Paraná, Disciplina escolar, Educação, Ambiente de sala de aula, Estudantes, Education, Secondary

Como citar

JULIANO, Joice Maria Maltauro. Indisciplina e sua relação com motivos, interesses e sentidos vinculados à atividade dos alunos: um estudo com uma classe de ensino médio da cidade de Medianeira-PR. 2015. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.