A produção de informação como uma questão de poder na disputa eleitoral de 2010

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Data

2015-03-12

Autores

Santos, Alexandre Aparecido dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Propósito de esta trabajo es un conjunto de discursos producidos en la contienda electoral de 2010, emitido por periódico Veja y Carta Capital en el período de febrero a junio de ese año. Toma un marco teórico algunos escritos de autores como Augé, Bourdieu, Clifford, Foucault, Thompson y otros. Su objetivo es analizar, a partir de las particularidades del proceso de producción de la información, junto con el potencial que ofrece para usos sociales de esta información en nuestros contemporáneos, posibles homologías entre su propia dinámica al campo político y el espacio de los medios de comunicación en el país. Tenemos, por hipótesis, la idea de que la información sea considerada como una práctica discursiva, conferir a dispositivos de medios capaces de ejercer una agencia dentro de la dinámica que dan forma a la esfera política, sobre todo en momentos de disputas privadas dentro de este campo, como es caso de los procesos electorales. Tal posibilidad sería, en cierta medida, un ejercicio de poder a través de estos dispositivos de medios en comparación con algunas de las dinámicas que caracterizan a la arena política nacional
Este trabalho tem por objeto um conjunto de discursos produzidos sobre a disputa eleitoral de 2010, veiculados pelos periódicos Veja e Carta Capital no período de fevereiro a junho daquele ano. Toma por referencial teórico alguns escritos de autores como Augé, Bourdieu, Clifford, Foucault, Thompson entre outros. Seu objetivo é analisar, a partir das particularidades do processo de produção da informação, juntamente com as potencialidades conferidas aos usos sociais destas informações em nossa contemporaneidade, as homologias possíveis entre as dinâmicas próprias ao campo político e ao espaço da mídia no país. Temos por hipótese a ideia de que a informação, ao ser pensada enquanto prática discursiva, pode conferir aos dispositivos midiáticos a possibilidade de exercer uma agencia dentro das dinâmicas que configuram o campo político, principalmente em momentos particulares de disputa dentro deste campo, como o é caso dos processos eleitorais. Tal possibilidade representaria, em certa medida, uma via de exercício de poder destes dispositivos midiáticos em relação a algumas das dinâmicas que caracterizam o campo político nacional

Descrição

Palavras-chave

Eleições, Politica e cultura, Análise do discurso, Discourse analysis

Como citar

SANTOS, Alexandre Aparecido dos. A produção de informação como uma questão de poder na disputa eleitoral de 2010. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.