Um estudo sobre a influência do sistema de gestão ambiental ISO 14001 sobre a imagem de organizações industriais e o papel das relações públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-04-15

Autores

Carvalho, Vitória Martins de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The consumers' requirements are constantly growing, as well as the concern for the environment. Considering this change of scenario, industrial companies started paying more attention to environmental issues and decided to resort to solutions such as the adoption of the Environmental Management System based on the ISO 14001 model. It is believed that the adoption of this model changes the organizational image, both internally and externally. This possible change was the focus of this research, considering that many publics related to certified companies may have the wrong idea about what being a green company really means. The objective of this study is to verify, through a survey research, the relation between the Environmental Management System based on ISO 14001 with organizational image of Brazilian firms. At first, this paper presents a theoretical review on Environmental Management System, IS0 14001, Organizational image, green Marketing, Greenwashing and Public Relations. Next, the research method is presented, as well as the results obtained through theoretical study, the research application and data analysis, and a brief analysis of the Public Relations' role in the organizational environment at issue. Finally, it presents the results obtained by tabulating the questionnaires, analysis of related data, and consideration about these
As exigências por parte do consumidor estão em constante crescimento, assim como a preocupação com o meio-ambiente. Considerando essa mudança de cenário, as empresas industriais passaram a dar maior atenção à questão ambiental e resolveram recorrer a soluções, como a adoção do sistema de gestão ambiental baseada no modelo ISO 14001. Acredita-se que a adoção desse modelo modifica a imagem organizacional, tanto interna quanto externa. Essa possível modificação foi o foco desta pesquisa, considerando que muitos públicos que se relacionam com as empresas certificadas podem ter uma ideia equivocada sobre o que representa ser uma empresa verde. O objetivo deste trabalho é verificar, por meio de uma pesquisa do tipo survey, a relação entre o Sistema de gestão Ambiental baseado na norma ISO 14001 com a imagem organizacional de empresas industriais brasileiras. Este trabalho, apresenta em um primeiro momento uma revisão teórica sobre Sistema de gestão ambiental, IS0 14001, Imagem organizacional, Marketing verde, Greenwashing e Relações Públicas. Na sequência são apresentados método de pesquisa, os resultados obtidos através do aprofundamento teórico, a aplicação da pesquisa e análise dos dados, assim como uma breve análise do papel das Relações Públicas no ambiente organizacional em questão. Por fim, apresenta os resultados obtidos através da tabulação dos questionários e análises dos dados correlacionados, e considerações sobre estes

Descrição

Palavras-chave

Sistema de gestão ambiental, ISO 14001, Marketing, Relações publicas, Environmental management system

Como citar

CARVALHO, Vitória Martins de. Um estudo sobre a influência do sistema de gestão ambiental ISO 14001 sobre a imagem de organizações industriais e o papel das relações públicas. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Publicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.