Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias

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Data

2015-04-27

Autores

Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Since the decade of 1990's, a debate has grown about the so called creative industries. The creatives industries are build for sectors where the creativity emerges as a main input for the products elaboration which are valued by intellectual property statutes. The present monograph intends to describe Journalism as a creative activity, expose how intellectual property works in this area and analyze the function of news aggregators, like Google News, both in author rights matter terms, as about on the recent news mediator and distributor role on digital platforms
Desde a década de 1990 vem crescendo o debate em torno das chamadas indústrias criativas. As indústrias criativas são constituídas por setores onde a criatividade surge como insumo principal para a elaboração de produtos que são valoradas por estatutos de propriedade intelectual. Diante disso, esta monografia pretende descrever o Jornalismo como uma atividade criativa, expor como a propriedade intelectual funciona nessa área e analisar o papel de agregadores de notícias como o Google News tanto no que tange a questão dos direitos de autor, quanto no papel de novo mediador e distribuidor de notícias em plataformas digitais

Descrição

Palavras-chave

Agências de notícias, Propriedade intelectual, Jornalismo, Mídia digital, Internet, Google, News agencies

Como citar

VICENTE, Guilherme Henrique. Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.