A investigação apreciativa como metodologia participativa e as suas possíveis interfaces com comunicação organizacional: um estudo de caso na Nutrimental

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Data

2014-11-10

Autores

Silva, Bianca Cesário da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aims to present Appreciative Inquiry as a participative methodology and seeks to establish possible relationships with organizational communication. For this, we make a literature review about topics such as participation, participative planning, appreciative inquiry, it's basic concepts, it's methodology and possibilities. It also presents the fundamental concepts of communication and organizational culture and public relations, searching to highlight the perceived interfaces through the interrelation of concepts, the main references, authors such as Demo (1999), Gandin (1994) Brose (2010), Cooperrider and Whitney (2006), Varona (2004), Bordenave (1999), Kunsch (2002) and Marchiori (2013). In order to verify the applicability of this methodology, this paper also develops a qualitative study, using the technique of indepth research with the first Brazilian organization using Appreciative Inquiry: Nutrimental, a food company. The results of the application of AI in the organization are presented and then seeks to make the possible connections with the concepts of communication and organizational culture
Este trabalho tem como objetivo apresentar a Investigação Apreciativa como uma metodologia participativa, procurando estabelecer as possíveis relações com a comunicação organizacional. Para isso, realiza-se um levantamento bibliográfico acerca de temáticas como participação, planejamento participativo, investigação apreciativa, seus conceitos fundamentais, sua metodologia e possibilidades. Além disso, também apresenta-se os conceitos fundamentais de comunicação, cultura organizacional e relações públicas, procurando salientar as interfaces perceptíveis através da inter-relação dos conceitos, tendo como principais referências, autores como Demo (1999), Gandin (1994) Brose (2010), Cooperrider e Whitney (2006), Varona (2004), Bordenave (1999), Kunsch (2002) e Marchiori (2013). A fim de verificar a aplicabilidade desta metodologia, este trabalho também desenvolve uma pesquisa qualitativa, usando a técnica da pesquisa em profundidade com a primeira organização brasileira a utilizar a Investigação Apreciativa: a Nutrimental, uma empresa do ramo alimentício. Os resultados da aplicação da IA na organização são apresentados e procura-se então, fazer as possíveis relações com os conceitos de comunicação e cultura organizacional

Descrição

Palavras-chave

Investigações, Comunicação nas organizações, Cultura organizacional, Investigations

Como citar

SILVA, Bianca Cesário da. A investigação apreciativa como metodologia participativa e as suas possíveis interfaces com comunicação organizacional: um estudo de caso na Nutrimental. 2014. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.