Educação, trabalho e exclusão social no mundo globalizado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Magnoni Júnior, Lourenço
Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper reflects on education, work and social issues in the globalized world, where the transformations technical / scientific / informational, articulate the context and intentions capitalists generated unemployment and social exclusion of millions of people in the name of competitiveness and streamlining production . Brazil, a country with vast territory, the diversity of strategic resources, large population and vast internal market, has the potential to achieve full autonomy socioeconomic during the twenty-first century. However, the achievement of autonomy depends on the socioeconomic development of a strategic project to education to train the new generations and to upgrade the skills of workers at work. The construction of a just society depends on acquisition of knowledge, skills and social skills and labor to keep up with rapid changes afforded by developments in science and technology of the third millennium and build a collective consciousness able to avoid degrading economic, environmental and social fundamental condition for all Brazilians are full citizens.
O artigo reflete sobre a educação, o trabalho e a questão social no mundo globalizado, onde as transformações técnico/científico/informacionais, articuladas ao contexto e às intenções capitalistas geraram o desemprego e a exclusão social de milhões de pessoas em nome da competitividade e da racionalização produtiva. O Brasil, país com imenso território, diversidade de recursos estratégicos, grande população e vasto mercado interno, tem potencial para conquistar plena autonomia socioeconômica no decorrer do século XXI. Contudo, a conquista da autonomia socioeconômica depende do desenvolvimento de um projeto estratégico de educação para formar as novas gerações e para atualizar os conhecimentos dos trabalhadores em atividade. A construção de uma sociedade justa depende de aquisição de conhecimentos, competências e habilidades sociais e laborais para acompanhar as rápidas transformações proporcionadas pela evolução da ciência e da tecnologia do terceiro milênio e construirmos uma consciência coletiva capacitada para evitar a degradação econômica, ambiental e social, é condição fundamental para que todos os brasileiros sejam cidadãos plenos.

Descrição

Palavras-chave

Education, Globalization, Science, Technology, Information, Labor, Technical and technological education, Development, Social transformation, Educação, Globalização, Ciência, Tecnologia, Informação, Trabalho, Ensino técnico e tecnológico, Desenvolvimento, Transformação social

Como citar

Ciência Geográfica, v. 15, n. 1, p. 98-108, 2011.