A educação para os 'meios e os fins': a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Magnoni, Antonio Fracisco [UNESP]
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This research has as its main reference, the need to detect the development initiatives by public higher education, concepts, methods and teaching and pedagogical tools and to investigate the ability to transfer knowledge and practices of teaching and learning produced for other levels education. The task of providing appropriate training of teachers of basic education to university education is a vital political and administrative demands for a large country, which needs to adequately educate its people, so he can face in the right conditions, the huge and complex demands of regional and national development. The research presented here, aims to gauge the extent and adequacy of current media and information as tools for teaching and pedagogical transfer the knowledge and practices of teaching and learning as a tool for updating and also for training or non-presence blended Primary School Teacher Education. From the established goals will be carried out research, conceptual and field, to analyze and evaluate some educational practices and resulting forms of communication and also to assess the effects brought about by replacing the linear communication model and the model of unilateral to multilateral communication networks on digital models, and practices of schooling. The results obtained from both theoretical and practical will be on the selection of concepts, content production, methodologies and resources run by different "means" integrated with the cultural, economic and social development, both locally, regionally or nationally. The strategic aim will be to expand from the analysis, production and dissemination of concepts, methods and tools made by teachers of Basic Education and Higher Education, teaching and pedagogical possibilities of media and digital devices that are emerging as the derivation of network communication.
A presente pesquisa tem como principal referência, a necessidade de detectar as iniciativas de desenvolvimento pelo ensino superior público, de conceitos, métodos e ferramentas didático-pedagógicas e de averiguar a capacidade de transferir os conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem produzidas para os demais níveis de ensino. A tarefa de propiciar formação apropriada de professores, da Educação Básica ao ensino universitário, é uma demanda políticoadministrativa vital para um país extenso, que precisa educar adequadamente seu povo, para que ele consiga enfrentar em condições corretas, as enormes e complexas demandas do desenvolvimento regional e nacional. A pesquisa que apresentamos, tem como objetivo averiguar o alcance e a adequação dos atuais meios de comunicação e de informação como ferramentas didático-pedagógicas para transferir os conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem, como instrumento de atualização e também para a formação não-presencial ou semipresencial de professores Educação Escolar Básica. A partir dos objetivos estabelecidos serão realizadas pesquisas, conceituais e de campo, para analisar e avaliar algumas práticas pedagógicas e formas de comunicação decorrentes e também verificar quais os efeitos trazidos pela substituição do modelo de comunicação linear e unilateral para o modelo de comunicação multilateral das redes digitais sobre os modelos e práticas tradicionais de educação escolar. Os resultados teórico-práticos obtidos estarão voltados para a seleção de conceitos, produção de conteúdos, metodologias e recursos veiculados pelos diferentes "meios" integrados ao contexto cultural, econômico e social, tanto local, regional ou nacional. A finalidade estratégica será ampliar a partir da análise, produção e divulgação de conceitos, métodos e ferramentas feitas por educadores da Educação Básica e Superior, as possibilidades didático-pedagógicas dos meios e de dispositivos digitais que despontam como derivação da comunicação em rede.

Descrição

Palavras-chave

Education, Communication, Technologies, Educação, Comunicação, Tecnologias

Como citar

Ciência Geográfica, v. 16, n. 1, p. 94-101, 2012.