Uma proposta de formação de gestores tendo em vista a implantação do Programa São Paulo Faz Escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-01-26

Autores

Salmazo, Marta Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo aborda uma proposta de formação de gestores desenvolvida por duas Supervisoras de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Araraquara no ano de 2014. Realizada a partir do método de pesquisa-ação, teve como objetivo fornecer subsídios para uma melhor compreensão da atual Organização Curricular do Estado de São Paulo pelas equipes escolares. Optou-se por organizá-la em três seções: a primeira apresenta os documentos que compõem o programa São Paulo Faz Escola e o seu processo de implantação. A segunda apresenta uma incursão pelos resultados de uma avaliação externa realizada anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, denominada Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que demonstra em termos de indicadores numéricos como está sendo feita a implementação desse programa entre os anos 2009 e 2014. Por fim, a terceira seção apresenta um processo de realização de uma Proposta de Formação de Gestores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, cujos objetivos centraram-se em validar o papel de formador dos gestores das escolas diante de sua equipe escolar e, ainda, em prepará-los para uma melhor compreensão dos fundamentos e diretrizes da atual Organização Curricular do Estado de São Paulo.
This study addresses a proposal for a management training developed by two Supervisors of Diretoria de Ensino Região de Araraquara in 2014. Held from the action research method, aimed to provide a basis for better understanding of the current Curricular Organization the State of São Paulo by school teams. It was decided to organize it into three sections: the first presents the documents that make up the São Paulo Faz Escola program and its implementation process. The second presents an incursion by the results of an external evaluation carried out annually by the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, called Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), which shows in terms of numerical indicators as is being done the implementation of this program in the years 2009 and 2014. Finally, the third section presents a process of conducting a Proposal for Training Managers of state schools of the Diretoria de Ensino da Região de Araraquara, whose objectives focused on validating the role of school managers trainer in front of his school team and also to prepare them for a better understanding of fundamentals and guidelines of the current Curricular Organization of the State of São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Proposta de formação, Melhor compreensão, Organização curricular, Formador, Gestores, Equipes escolares, Formation proposal, Better comprehension, Curricular organization, Former, Manager, School’s staff

Como citar