Delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos Índices de Densidade Informacional para os casos de Presidente Prudente - SP e Ribeirão Preto - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-01-05

Autores

Carli, Letícia Aparecida Dias [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aims to identify and define the commercial and service areas from the Informational Density Index, developed by Whitacker (2003). This index is an indicator representing the economic activities in a dual relationship between the location (land uses) and differentiated content companies, describing the different levels of informational density through use of information technology and teleinformatics. We adopt this methodological approach and study the cases of Presidente Prudente and Ribeirão Preto, São Paulo and two medium-sized cities. We analyze the relationship between the real and the virtual in the central areas, considering the centrality exercised by these areas, seeking elements that reinforce (or not) this centrality. We will check the informational density of shops and services, as a basis for analysis of our results. For the identification of commercial and service areas, we use the documents drawn up by official bodies, and survey of establishments use the database with information from the National Address List for statistics (CNEFE) and the National Classification of Economic Activities (CNAE)...
O presente trabalho tem como objetivo identificar e delimitar as áreas comerciais e de serviços a partir do Índice de Densidade Informacional, desenvolvido por Whitacker (2003). Esse índice é um indicador que representa as atividades econômicas numa dupla relação entre a localização (usos do solo) e os conteúdos diferenciados das empresas, classificando-as em diferentes níveis de densidade informacional via utilização da informática e da teleinformática. Adotamos essa proposta metodológica e estudamos os casos de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, sendo duas cidades médias paulistas. Analisaremos a relação entre o real e o virtual nas áreas centrais, considerando a centralidade exercida por estas áreas, buscando elementos que a reforcem (ou não). Verificaremos a densidade informacional dos estabelecimentos comerciais e de serviços, como base para a análise dos nossos resultados. Para a identificação das áreas comerciais e de serviços, utilizamos os documentos elaborados pelos órgãos oficiais, e para levantamento dos estabelecimentos utilizamos a base de dados com informações do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)...

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Comércio, Cidades e vilas - Ribeirão Preto (SP), Cidades e vilas - Presidente Prudente (SP), Geography

Como citar

CARLI, Letícia Aparecida Dias. Delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos Índices de Densidade Informacional para os casos de Presidente Prudente - SP e Ribeirão Preto - SP. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.