As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-09

Autores

Viana, Karine Dutra Rocha [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objeto de pesquisa desta dissertação consiste em analisar, a partir da sociologia relacional de Pierre Bourdieu, como os discursos adotados pelas Escolas de Negócios (FGV-EAESP e Chicago Booth School of Business) contribuem para a consolidação de crenças dominantes no campo da Administração, e por qual motivo estes discursos são capazes de sensibilizar estudantes, majoritariamente provenientes de uma fração da elite do estado de São Paulo. Deste modo, busco trazer elementos das pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no Brasil quanto nos EUA, de modo a estabelecer comparações principalmente entre os discursos e as crenças difundidas por estas Escolas. Assim, o estudo ora apresentado aponta que, para além da constatação de que tais instituições são formadas por agentes provenientes de uma elite educacional e econômica, situada principalmente no estado de São Paulo, é preciso considerar em que medida a posição profissional e as redes das quais estes agentes participam são capazes de criar e difundir crenças hegemônicas tanto no âmbito dos mercados quanto na formulação de ideias e teorias científicas no campo da Administração e da Economia.
The research object of this dissertation is to analyze, from the relational sociology of Pierre Bourdieu, how the discourse adopted by business schools (FGV-EAESP and Chicago Booth) contribute to the consolidation of dominant beliefs in the field of Administration, and for what reason these discourses are able to sensitize students, mostly from a fraction of the elite of the State of São Paulo in Brazil. In this way, I seek to bring elements of empirical research developed both in Brazil and in the USA, in order to draw comparisons between the discourses and the beliefs disseminated by these schools. Thus, the study presented here shows that, apart from the fact that such institutions are formed by agents from an educational and economic elite, located mainly in the state of São Paulo, one must consider to what extent the professional position and the networks of which these agents participate are able to create and disseminate hegemonic beliefs both in the markets and in the formulation of ideas and scientific theories in the field of Administration and Economics.

Descrição

Palavras-chave

FGV-EAESP, Chicago Booth School of Business, Administração, Elites educacionais, Crenças dominantes, Administration, Educational elites, Dominant beliefs

Como citar