Publicação: Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Porém, Maria Eugenia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This project aims to investigate the competence in organizational communication as a facilitator of the process of generating and managing innovation in micro and small enterprises (MSEs); dom inant segment in the market that, however, still very poor with respect to those identified themes. Part has been assumed that the incorporation of the culture of innovation in key business structure, when backed by an effective system of communication involving all its components, is a strong factor in obtaining crucial competitive advantages for the development of micro and small businesses and their rise in the market. Therefore, we intend to analyze and understand the contemporary scenario of (MSEs), identify obstacles to the development of communicative competence and understand the interaction between innovating and communicating -to contribute with models and practices that utilize the potential of both action towards success and continuous improvement of small businesses. For this, we opted for the implementation of field research in MSEs in Bauru-SP, aiming, in short, to investigate the communication process of the companies surveyed; and identify processes of generating innovation and barriers to the creation of an innovative organizational culture
Resumo (português)
O presente estudo se propõe a pesquisar a competência em comunicação organizacional como facilitadora dos processos de geração de inovação e gestão em Micro e pequenas empresas (MPEs); segmento predominante no mercado, porém, ainda bastante carente no que se refere aos temas apontados. Parte-se do pressuposto que a incorporação da cultura de inovação na estrutura fundamental das empresas -quando respaldada por um sistema de comunicação que envolva a todos os seus componentes-constitui um forte fator de obtenção de vantagens competitivas cruciais para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e sua ascensão no mercado. Portanto, pretendeu-se analisar e compreender o cenário contemporâneo das MPEs, identificar obstáculos ao desenvolvimento de competência comunicativa e entender a interação entre inovar e comunicar -a fim de contribuir com modelos e práticas que utilizem o potencial de ambas as ações em prol do sucesso e melhoria contínua das empresas de micro pequeno porte. Para isso, optou-se pela aplicação da pesquisa de campo em MPEs da cidade de Bauru-SP, objetivando, em suma, investigar como se dá o processo de comunicação das empresas pesquisadas; bem como identificar processos de geração de inovação e barreiras à criação de uma cultura organizacional inovadora
Descrição
Palavras-chave
Pequenas e médias empresas, Comunicação, Competencia comunicativa, Desenvolvimento organizacional, Small business
Idioma
Português
Como citar
CARNEIRO, Giselle Sampaio. Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.