Desenvolvimento de um plano de negócios para abertura de uma unidade de varejo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-17

Autores

Silva, Carolina Serapião [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work is centered on entrepreneurship, that guides all the methodologic aplications - exploratory study, case study and bibliografic review - and develops a planning for the new undertaking on the retail furniture segment. The theme is deepend on the development of abusiness plan, following an specific method to organize the content researched, that guarantees the articulation of the collected information, contributing for the formation of a holistic view of the environment. The objective of this study is to analyze if there is enough existence of information in a business plan that can subsidy the decisions of an entrepreneur. At the end of this research there is a questionnaire that originated the project: is it possible that the business plan helps the entrepreneur to taking decisions? The case study explores the viability of the proposed undertaking, under the financial bias and, after this, there is a formulation as final consideration that only the information is not the guarantee on taking good and safe decisions. It is needed to go beyond the data, understanding them, interpreting them according the own reality and transforming them into knowledge, when is put in practice ends in constructing degrees to success. The work structure permits the access to what motivated it: the theoritical grouding that bases the opted guidelines, the choice of research methods, the business plan and at last, the final considerations that meet on the general objective and answer the guiding question
Este trabalho é centralizado no empreendedorismo, que norteia todas as aplicações metodológicas - estudo exploratório, estudo de caso e revisão bibliográfica - e desenvolve um planejamento para um novo empreendimento no segmento de varejo moveleiro. O tema é aprofundado no desenvolvimento de um plano de negócios, seguindo um método especifico para organização dos conteúdos pesquisados, que garante a articulação da informação coletada, contribuindo para a formação de uma visão holística do ambiente. O objetivo deste estudo é analisar se há a existência suficiente de informação em um plano de negócios que possa dar subsidio as decisões de um empreendedor. Ao final desta pesquisa há uma resposta para o questionamento que originou o projeto: é possível que o plano de negócios auxilie o empreendedor a tomar decisões? O estudo de caso explora a viabilidade do empreendimento proposto, sob o viés financeiro e, posterior a isso, há a formulação como consideração final de que somente a informação não é garantia de boas decisões e segurança ao tomá-las. É preciso ir além de dados, entendendo-os, interpretando-os segundo a própria realidade e transformando-os em conhecimento, que quando colocado em prática acaba construindo degraus para o sucesso. A estrutura do trabalho permite o acesso ao contexto que o motivou, a fundamentação teórica que sustenta as diretrizes optadas, a escolha de métodos de pesquisa, ao plano de negócios e por último, as considerações finais que chegam ao objetivo geral e respondem a questão norteadora

Descrição

Palavras-chave

Empreendedorismo, Criatividade nos negocios, Planejamento empresarial, Pesquisa de mercado, Indústria de móveis, Entrepreneurship

Como citar

SILVA, Carolina Serapião. Desenvolvimento de um plano de negócios para abertura de uma unidade de varejo. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.