O Brasil por Portugal: a eleição presidencial de 2014 na cobertura do Jornal Público

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Data

2016-02-17

Autores

Spada, Marina Rufo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work presents an analysis the journalistic coverage of the Brazilian presidential elections of 2014, as seen in the printer version of the Portuguese newspaper Público, the week before the votes were realised. This work was conducted based on the historical relationship between Brazil and Portugal, maintaining themselves diplomatically friendly through governmental agreements and economical investments. With the narrowing of the bilateral relations of these nations, yet, at the same time noting a cultural ignorance on both sides or, as some authors call it a non-existent relation'. Thus, this study seeks to find out whether Brazil's image as portrayed by the Portuguese press is influenced by this ignorance. This may be noted through a lack of Brazilian sources used in reports or an obvious bias either political or economic made by Portugal. Therefore, a qualitative research was developed, through study and summary of the most fundamental library of Journalistic theory and the application of such concepts to the content published by the Público newspaper. It was discovered that the Portuguese Press constructed reports using data offered by Brazilian sources, which were often themselves heavily linked to vehicles of the press. There was also observed a partisan neutrality by the Portuguese newspaper. The Publico, dedicated itself to present the details of both the candidates equality including the issues that they would have to face. There was, also, a heavy focus on developing economic forecasts and policy of the Brazilian nation
Este trabalho apresenta uma análise da cobertura jornalística das Eleições Presidenciais brasileiras de 2014, feita pela versão impressa do jornal português Público, durante a última semana que antecederam as votações. O trabalho foi desenvolvido baseando-se na relação histórica entre Brasil e Portugal, mantida diplomaticamente através de acordos governamentais e investimentos econômicos. Com o estreitamento das relações bilaterais das nações, contudo, nota-se ainda um desconhecimento cultural de ambas as partes ou, como chamada por alguns autores, uma não relação. Assim, esse estudo procurou constatar se a imagem do Brasil retratada pela imprensa portuguesa recebe alguma influência desse desconhecimento, com reportagens sem fontes brasileiras ou, também, se é formada a partir de interesses político-econômicos por parte de Portugal. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir do estudo e fichamento da bibliografia mais fundamental das Teorias do Jornalismo, e da aplicação dos conceitos ao conteúdo publicado pelo jornal Público. Foi constatado, assim, o embasamento do jornal em informações obtidas através de fontes brasileiras, normalmente vinculadas a algum veículo de imprensa, e a construção de opiniões com respaldo em dados apresentados por tais fontes. Também, observou-se uma neutralidade partidária do jornal. O Público, inclusive, se dedicou a apresentar os pormenores de ambos os candidatos e os problemas que por eles terão que ser enfrentados. Houve, ainda, uma preocupação maior em desenvolver prognósticos econômicos e políticos da nação brasileira

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo - Aspectos politicos, Jornalistas - Brasil, Pesquisa eleitoral, Política, Fotojornalismo, Eleições - Brasil, Jornalismo, Journalism Political aspects, Portugal

Como citar

SPADA, Marina Rufo. O Brasil por Portugal: a eleição presidencial de 2014 na cobertura do Jornal Público. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.