Representações históricas, sociais e culturais em "O mulato" de Aluísio Azevedo

Imagem de Miniatura

Data

2016-05-31

Autores

Goffredo, Rafaela Vareda [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo do trabalho é verificar de que modo, em O mulato, Aluísio Azevedo representa componentes históricos, sociais e culturais – incluindo aqueles relativos à sexualidade e ao corpo – tendo em vista o centro da obra que é apontar as nefastas consequências do preconceito racial e da escravidão. Para tanto, investiga-se a representação da sociedade burguesa no século XIX no Maranhão e, particularmente, em São Luís, em sua articulação com os preceitos do Naturalismo. Como tal representação é construída por meio das categorias narrativas, essas são analisadas separadamente e em seu conjunto, dando-se prioridade à articulação entre história, personagens e espaço, bem como com a instância narrativa (narrador), a focalização e o tratamento do tempo. O embasamento teórico é constituído por três grupos de estudos: a) histórias da literatura sobre o Naturalismo e ensaios críticos sobre Aluísio Azevedo; b) ensaios sobre o corpo de modo geral e textos específicos sobre o corpo no naturalismo brasileiro e c) estudos teóricos da narrativa. Quanto ao primeiro grupo, as principais balizas são: História concisa da literatura brasileira de Alfredo Bosi e Aluísio Azevedo, vida e obra (1857-1913) de Jéan-Yves Mérian. Em relação ao segundo grupo, a base é formada por História do corpo, organizado por Jean-Jacques Courtine, Georges Vigarello e Alain Corbin, Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro de Marcelo Bulhões e A metáfora do corpo no romance naturalista de Sonia Brayner. Em relação ao terceiro grupo, tomamos os seguintes textos: "A personagem do romance" de Antonio Candido, Discurso da narrativa de Gérard Genette e Espaço e romance de Antônio Dimas.
The objective of the present work is to see how, in O mulato, Aluísio Azevedo represents historical, social and cultural components - including those related to sexuality and body – having in mind the center of the literary work that is to point out the negative consequences of racial prejudice and of slavery. For this purpose, it is investigated the representation of the bourgeois society in the nineteenth century in Maranhão, and particularly in São Luís, in its articulation with the precepts of the Naturalism. As such representation is constructed through narrative categories, these are analyzed separately and as a whole, giving priority to the relationship between history, characters and space, as well as to the narrative instance (narrator), the focus and the time treatment. The theoretical background consists of three study groups: a) literature stories about Naturalism and critical essays about Aluísio Azevedo; b) essays about the body in general and specific texts about the body in the Brazilian naturalism and c) theoretical studies of the narrative. As for the first group, the main references are: História concisa da literatura brasileira by Alfredo Bosi and Aluísio Azevedo, vida e obra (1857-1913) by Jéan-Yves Mérian. As for the second group, the basis is formed by História do corpo, organized by Jean-Jacques Courtine, Georges Vigarello and Alain Corbin, Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro by Marcelo Bulhões and A metáfora do corpo no romance naturalista by Sonia Brayner. As for the third group, it was taken the following texts: "A personagem do romance" by Antonio Candido, Discurso da narrative by Gérard Genette and Espaço e romance by Antonio Dimas.

Descrição

Palavras-chave

Aluísio Azevedo, O mulato, Representação sócio-histórica, Representação cultural, Aluísio Azevedo, O mulato, Socio-historical representation, Cultural representation

Como citar