Revista da escola normal de São Carlos (1916-1923): um estudo sobre idéias e práticas educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-08-28

Autores

Dias, Enéias Borges [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Revista da Escola Normal de São Carlos publicada em São Carlos,SP, entre os anos de 1916 e 1923, e destinada aos professores públicos, pode ser considerada uma das primeiras revistas de educação e ensino publicadas no interior do estado de São Paulo à época da Primeira República. Produzida pelo corpo docente da Escola Normal Secundária de São Carlos, a Revista pretendia intervir significativa e produtivamente no âmbito das questões de educação e ensino, mediante produção teórica e diretrizes práticas, visando à inovação educacional do ensino das matérias do currículo da escola primária, articuladamente à difusão do ideário republicano, objetivando impulsionar o desenvolvimento cultural do Estado e da Nação. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as idéias e as práticas veiculadas pelos autores colaboradores da Revista. Os assuntos abordados por essa publicação periódica contribuíram para a difusão de concepções e idéias sintonizadas com a problemática das transformações sociais educacionais em curso nos anos de 1910 e 1920.
The Revista da Escola Normal de São Carlos was published in São Carlos, SP, between the years 1916 and 1923 for teachers and public. This magazine may be considered one of the first journals in education established in the state of São Paulo at the time of the First Republic. Produced by professors of the Secondary Normal School of São Carlos, the magazine intended to intervene in education and training in a meaningful and productive way by producing theoretical and practical guidelines, educational innovation to the teaching of subjects belonging to the curriculum of primary school and by articulating the dissemination of republican ideas to foster the cultural development of the state and nation. In this context, the present research aims to know the ideas and actions of the collaborator authors of the Revista da Escola Normal de São Carlos. The issues in the regular publication contributed to the dissemination of concepts and ideas attuned to the educational problems of the social changes underway in the years 1910 and 1920.

Descrição

Palavras-chave

Educação - Historia, Educação - Periódicos, Professores - Formação, Educação moral e civica, São Carlos (SP), Education journals, History of Education, Training teachers

Como citar

DIAS, Enéias Borges. Revista da escola normal de São Carlos (1916-1923): um estudo sobre idéias e práticas educacionais. 2009. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.