O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais

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Data

2013-02-25

Autores

Chainça, Eliane [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No final do século XX, uma crise ambiental civilizatória endereça à instituição escolar uma urgência social denominada educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como resultado desse momento histórico, inserem a temática ambiental na esfera educacional brasileira, bem como acatam as ambições de encontros e documentos ao dispô-la como tema transversal. No material, como em outros discursos ambientais, os conceitos de consciência e de conscientização aparecem de forma recorrente; e esta última é considerada, atualmente, uma das palavras-chave quando o assunto é educação ambiental. Conscientização é um conceito polissêmico, construído socialmente e condicionado a circunstâncias materiais e históricas; por este motivo, a presente dissertação teve por objetivo determinar como este importante conceito é apropriado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados às questões ambientais. A pesquisa configurou-se como teórico-bibliográfica e fundamentou-se na filosofia hegelianomarxista e em referenciais teóricos como Vieira Pinto e Paulo Freire, ressaltando, ademais, a expressiva participação do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) no contexto abordado. A análise também foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, de Henry Lefebvre, e pelos estudos de Ivo Tonet. Avaliouse que os PCN insistem que é fundamental despertar a consciência do indivíduo, por isso apresentam uma coerência interna já que se fixam no âmbito da emancipação política, ou seja, apenas na esfera da consciência. Consequentemente, o discurso da conscientização acaba sendo uma representação, pois a conscientização é da esfera do Ser e só poderia acontecer na perspectiva da emancipação humana, o que é impossível de se alcançar neste sistema
In the late twentieth century, an man-made environmental crisis carries to the schools an social urgency called environmental education. The National Curriculum Parameters (PCN), as a result of this moment, insert the environmental issue in the brazilian education, as well as hold the claim of gatherings and documents when show it as a broad theme. In the material, as in other environmental speeches, the concept of conscience and awareness appears frequently; and this last is considered, lately, one of the keywords when the subject is environmental education. Awareness is a polysemic concept, socially built and carried to histories and materials; therefore, this essay aimed to determinated how this concept is used by the PCN at the environmental issues. The research was established as teoric and bibliographic and was based at the philosophy of Hegel and Marx, and at important teoreticians as Vieira Pinto and Paulo Freire, noting, moreover, the expressive participation of ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) at the studied subject. The assay was as well guided by the Social Representations Theory, by Henry Lefebvre, and by the studies of Ivo Tonet. It was noted the the PCN insist that is primordial to awake the individual awareness, and so it shows an internal consistency, once it's fixed at the subject of the political emancipating, in other words, only at the awareness. This way, the awareness speech ends as a representation, because the awareness itself is from the Self and would only happen in the vision of human enfranchisement, which is impossible to achieve in this social way

Descrição

Palavras-chave

Conscientização, Educação ambiental, Consciência, Environmental education

Como citar

CHAINÇA, Eliane. O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais. 2013. 66 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.