Publicação: Um estudo sócio-antropológico com um grupo de mães de pessoas com autismo infantil
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Data
2007-02-27
Autores
Orientador
Monteiro, Sueli Aparecida Itman 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este estudo surge frente á constatação da necessidade de um aprofundamento nas relações cotidianas de mães de crianças portadoras de autismo infantil no que se refere á elaboração simbólica frente à deficiência/desvio, a fim de que se possa compreender os conceitos mãe de criança especial e deficiência, da forma como são concebidos pelas pessoas que, diretamente, vivenciam e entrelaçam suas vidas ao fenômeno da deficiência mental; e, decorrente disso, como é organizada, a partir daí, a construção e a percepção social deste viver tão peculiar. Para um entendimento mais apurado sobre a maneira como se dá esta relação, realizou-se uma discussão sobre o papel social de um grupo de mães e como é vivido por elas o estigma da deficiência. O foco centrou-se na figura das mães, na medida em que as mesmas possuem, em geral, participação ativa no trato e na educação da criança em questão. Não coube nesta proposta simplesmente se descrever a maneira como a mãe participa, promove sua vivência, elabora seu papel social e a introjeção do estigma da deficiência. O universo que se pretendeu explorar, para a elucidação destas questões, surgiu a partir da maneira como as mães constroem e representam suas formas de agir no mundo, bem como o seu processo de elaboração das máscaras que assume diante da aventura de ter um filho com alguma forma de deficiência/desvio em uma sociedade, a qual tem como mito a competência exigida pela imagem idealizada de um ser perfeito, saudável e bem sucedido. Portanto, este estudo apoiouse sobre as relações cotidianas de mães de crianças com Autismo, alunos do C.A.A. - Centro de Atendimento ao Autista da APAE - Associação de Pais e Amigos do Excepcional de São Carlos. Nesta proposta de pesquisa, buscou-se compreender, á luz da Sócio-Antropologia do Cotidiano...
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
MENK, Patrícia. Um estudo sócio-antropológico com um grupo de mães de pessoas com autismo infantil. 2007. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.