Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma análise do serviço de ensino itinerante de apoio pedagógico à inclusão escolar na rede municipal de Araraquara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Dall Acqua, Maria Júlia Canazza

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa, procurou-se investigar o processo de inclusão nos espaços da escola comum, acompanhando a atuação de uma professora do ensino itinerante, especializada em Educação Especial no processo de apoiar, complementar e, por vezes, suplementar a proposta pedagógica da escola comum, por meio de recursos educacionais especiais percorrendo as escolas onde há alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum. Cabe ressaltar que o ensino itinerante é um serviço de apoio pedagógico especializado do Programa de Educação Especial, implantado pela Secretaria de Educação do município de Araraquara. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo geral identificar, descrever e analisar a atuação de uma professora do ensino itinerante em uma escola do ensino comum, com alunos incluídos e seus professores.

Resumo (inglês)

In this research, we investigated the inclusion process in the common school spaces, following a teacher's performance of the itinerant teaching, specialized in Special Education who acted in the process of supporting, complementing and, sometimes, supplementing the pedagogical proposal of the common school, through special education resources, passing by the schools where there are students with special educational needs inserted in the common teaching. We have to emphasize that the itinerant teaching is a service of specialized pedagogical support of the Education Program, implanted by the Department of Education of the city of Araraquara, São Paulo State, under the responsibility of the Technical Coordinator of Special Education. This Department authorized the analysis of an itinerant service teacher in 2004, in her daily work with students with special educational needs inserted in the common teaching, as well as their respective teachers.

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Educação inclusiva, Ensino itinerante, Apoio pedagógico, Special education, Pedagogical support, Special educational needs

Idioma

Português

Como citar

MOREIRA, Maria Helena Bimbatti. Uma análise do serviço de ensino itinerante de apoio pedagógico à inclusão escolar na rede municipal de Araraquara. 2006. 221 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.

Itens relacionados

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação