Publicação: Um estudo dos ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semiótica
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Data
Autores
Orientador
Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, pretendemos refletir sobre a imagem feminina nas letras de canção de Chico Buarque. O feminino sempre foi constante no cânone literário e em muitas outras manifestações artísticas. Quando a voz feminina delineia-se no discurso, entretanto, pode-se afirmar que se trata, de fato, de um sujeito ontológico feminino que se manifesta no plano textual? Entenderemos aqui o feminino como um efeito de sentido projetado no discurso por meio de diversas estratégias manipuladas pelo enunciador, e, a partir dessa ideia, propomo-nos a discutir, por meio da Teoria Semiótica de inspiração greimasiana e de outras teorias poéticas e linguísticas que com ela dialogam, a possibilidade da existência de um ethos de um enunciador feminino nas letras de canção de Chico Buarque. Como córpus, selecionamos as letras de canção “Atrás da porta”, “Com açúcar, com afeto”, “Gota d’água”, “O meu amor”, “Não sonho mais” e “Teresinha”, as quais submetemos a uma análise literária no que concerne aos elementos do plano de conteúdo e do plano de expressão do texto verbal. Por fim, após o exame do córpus selecionado, todas as recorrências composicionais encontradas nas letras de canção foram sistematizadas a fim de verificarmos a possibilidade de delinear um ethos feminino do enunciador no todo dos enunciados analisados
Resumo (inglês)
In this work, we seek to understand the feminine image in lyrics by Chico Buarque. The feminine has always been constant in the literary canon and in many other artistic manifestations. However, when the feminine voice is drawn on the discourse, is it possible to affirm that it is indeed a woman who manifests herself on the textual level? We understand here the feminine as a meaning effect projected on the discourse through many strategies manipulated by the enunciator. On the basis of this idea, we intend to discuss, inspired by the Greimasian Semiotic Theory and by other poetic and linguistic theories that dialogue with it, the possibility of having a feminine enunciator’s éthos in Chico Buarque’s lyrics. As a corpus, we have selected the lyrics “Atrás da porta”, “Com açúcar, com afeto”, “Gota d’água”, “O meu amor”, “Não sonho mais” and “Teresinha”, which were submitted to a literary analysis in regard to elements of the content level and the expression level of the text. Finally, after examining the selected corpus, all compositional recurrences in these lyrics were systematized to verify the possibility of drawing a feminine enunciator’s éthos in every analyzed text
Descrição
Palavras-chave
Buarque, Chico, 1944-, Semiotica, Ethos, Feminino, Efeito de sentido, Feminine, Meaning effect, Éthos, Semiotic
Idioma
Português
Como citar
MAGALHÃES, Marcela Ulhôa Borges. Um estudo dos ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semiótica. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.