Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 132
Die Antinomie zwischen Mechanismus und Finalismus in den spekulativen Überlegungen über die Natur
(Studia Philosophica Kantiana, 2013) [Artigo]
O plano de ações articuladas (par)como instrumento de gestão: estudo de caso do município de Itabaiana-se
(Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 2013) [Artigo]
The paper analyzes the Articulated Action Plan of the municipality of Itabaiana, in the state of Sergipe, for the period 2008 – 2011, by identifying the actions and sub-actions under the local government’s responsibility, ...
O provimento do cargo do gestor escolar e a qualidade de ensino nas escolas públicas: análise a partir das publicações nacionais (1990-2005)
(Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 2010) [Artigo]
The research that originated this article was aimed at analyzing how the Brazilian publications from 1990 through 2005 set out the relationship between the appointment of school principals and democratic management and ...
Biblioteca escolar, pedagogia e formação de professores: livros da escola normal de Piracicaba (1896-1951)
(Linha Mestra, 2014) [Artigo]
Perfil, concepções e práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas de Sergipe
(Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, 2014) [Artigo]
This article examines some aspects of the organization of multigrade schooling, taking as reference the state of Sergipe. It describes the profile, the conceptions and pedagogical practices of teachers working in multigrade ...
Sobre jogo de linguagem: Habermas e Wittgenstein
(Revista de Filosofia, 2010) [Artigo]
This paper brings notes regarding Wittgenstein’s philosophy of language and its presence in habermasian philosophy by means of the basic concept language game. The approach of language of the second Wittgenstein reaches a ...
Acordo, reflexão e filosofia - uma análise a partir de Wittgenstein
(Sintese, 2010) [Artigo]
Within the Wittgensteinian approach, the ideal of exactness, disconnected from concrete situations of language use, does not make any sense. Such an approach takes into account every and any kind of intersubjective ...
Cidadania em construção: educação e direitos humanos
(Congresso de Extensão Universitária, 2007) [Trabalho apresentado em evento]
Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
(Educação e Pesquisa, 2006-12-01) [Artigo]
As relações entre pós-modernidade e educação tem sido objeto de inúmeras pesquisas, bem como de certa polêmica no âmbito da Filosofia da Educação, a começar pela própria conceituação da pós-modernidade até chegar às posições ...
Experiência sobre os princípios dos direitos humanos na escola: da conceitualização ao incentivo da prática
(Congresso de Extensão Universitária, 2011) [Trabalho apresentado em evento]