Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional Unesp

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

ItemDissertação de mestrado
Análise espacial do depósitos sedimentares costeiros holocênicos das florestas de mangue: uma abordagem geocronológica-palinológica integrada
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) D'Angelo, Ana Luisa Cavichiole Ferreira; Fornari, Milene [UNESP]
A dinâmica das florestas de mangue da costa brasileira durante o Holoceno foi controlada pela interação de fatores complexos, com destaque para variações do nível relativo do mar (NRM) e mudanças climáticas. Estudos de evolução das florestas de mangue são realizados de forma isolada. Isto é, para algumas regiões geográficas específicas e/ou com base em intervalos de tempo do Holoceno, o que não permite discutir as mudanças das florestas de mangue para a costa brasileira como um todo. Portanto, o objetivo deste estudo é caracterizar os processos de instalação e da dinâmica das florestas de mangue a partir da integração de dados de frequência relativa de polens e idades 14C e inferir os processos controladores da expansão e retração dos manguezais para a costa brasileira. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre 1996 e 2022, foram coletados dados de frequência relativa de pólen e datações 14C para os depósitos holocênicos com registro de polens de mangue. A integração dos resultados permitiu diferenciar três fases durante o Holoceno para as florestas de mangue: 1) instalação e expansão entre 10.0 ka cal AP e 5.0 ka cal AP; 2) retração entre 5.0 ka cal AP e 2.0 ka cal AP e 3) nova expansão, entre 2.0 ka cal AP até o presente. A fase de instalação e expansão, registra o início das florestas de mangue com o gênero de Rhizophora. Esta fase relaciona-se com a subida de NRM, condições climáticas mais secas e anomalias de temperaturas da superfície da água com tendência de aumento da Corrente Norte do Brasil (~1ºC) e da Corrente do Brasil (0.5ºC). A fase de retração caracteriza-se pela diminuição das florestas de mangue e incide com a queda do NRM e da precipitação, com valores de δ18O menos negativos bem como tendência de diminuição da temperatura da superfície do mar na Corrente do Brasil, atingindo até ~ -0.1ºC e aumento da temperatura da superfície do mar da Corrente Norte do Brasil, até ~1.3ºC. O período de 2.0 ka cal AP até o presente caracterizada como fase de nova expansão das florestas de mangue, com o aparecimento do gênero Laguncularia na região Sudeste, bem como os primeiros registros de polens de mangue na região Sul durante o Holoceno, representados pelo gênero de Laguncularia e posteriormente Avicennia. O novo período de expansão das florestas de mangue pode ser relacionado ao aumento do nível do mar global em toda a costa brasileira. Na região norte e nordeste outro fator que pode ter influenciado na nova expansão é o aumento da temperatura superficial da água da Corrente Norte do Brasil em até ~1.5ºC. Já para a região sudeste e sul os dados da temperatura superficial da água diminuem em até ~ -0.4ºC. Enquanto os valores de δ18O mantém-se constantes na região sudeste sugerindo que a precipitação não se alterou e na região sul os valores de δ18O mais negativos sugerem aumento da precipitação. Palavras-chave: Pólen, Datação 14C, Vegetação Costeira, Nível Relativo do Mar, Clima.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Desempenho de genótipos de feijão preto em região de cerrado de baixa altitude
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Morita, Pamela Roberta de Souza; Arf, Orivaldo [UNESP]; Buzo, Fernando de Souza; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) possui como um dos maiores produtores e maior consumidor o Brasil. Cerca de 15% da produção brasileira de feijão é preto e compõe 20% do consumo brasileiro. O feijão é fonte de vitaminas, proteínas, antocianinas, antioxidantes e carboidratos. O trabalho, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Arroz e Feijão, realizado em condição de campo na safra de outono/inverno para a cultura do feijão no ano de 2021, na área experimental da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão pertencente a UNESP - Campus de Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria (MS). O solo do local é do tipo LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico argiloso ocupado anteriormente por milho. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com 14 tratamentos e constituídos por diferentes genótipos de feijão preto, com 3 repetições. Os genótipos utilizados foram: CNFP 19740; CNFP19741; CNFP 19746; CNFP 17456; CNFP 17459; CNFP 19745; CNFP 18310; CNFP 19747; IAC VELOZ; CNFP 17445; CNFP 17435; CNFP 17466; BRS CAMPEIRO E IPR UIRAPURU. Para as variáveis número de vagens por planta, número de grãos por vagem, número de grãos por planta, população final e produtividade não apresentaram diferença significativa entre os genótipos. Enquanto a massa de 100 grãos, população inicial e rendimento de peneira foram significativos a 1% entre os genótipos CNFP 19740, CNFP 19741, CNFP 19745 e CNFP 19746.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Projeto de controle robusto H∞ com realimentação estática de saída: estudo de factibilidade e implementação em sistema de amortecimento de vibrações
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-29) Oliveira, Vinícius Fantinato de; Assunção, Edvaldo [UNESP]; Sereni, Bruno
O controle H∞ é uma técnica de controle robusto específica para se trabalhar com sistemas sujeitos à condições adversas de operação, como falhas no sistema, incertezas nos parâmetros que descrevem a planta e sinais de distúrbio, para os quais, somente a teoria de controle clássica não é suficiente para análise e síntese de controladores. O trabalho apresenta a síntese de controladores para atuação em um sistema de amortecimento de vibrações composto pelos equipamentos Active Mass Damper - One Floor (AMD-1) e Shake Table II (ST-II), ambos fabricados pela Quanser® e disponíveis no Laboratório de Pesquisa em Controle (LPC) da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com o objetivo de se minimizar os efeitos de sinais de distúrbio sobre uma estrutura flexível que emula um edifício de um andar. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se a representação em espaço de estados e a síntese dos controladores foi tratada como um problema de otimização convexa representado na forma de Desigualdades Matriciais Lineares, do inglês Linear Matrix Inequalities (LMIs). Duas abordagens foram aplicadas para o projeto dos sistemas de controle: a realimentação de estados e a realimentação estática de saída, esse último via método dos dois estágios que torna a existência de um controlador projetado via realimentação de estados uma condição necessária, mas não suficiente, para que o controlador via realimentação estática de saída exista. Os resultados obtidos, considerando-se o sistema com e sem incertezas e sob atuação de uma entrada exógena são semelhantes para controladores projetados via realimentação de estados e realimentação estática de saída e poderão contribuir com o grupo de pesquisa em futuros trabalhos utilizando-se o sistema de amortecimento de vibrações.
ItemTese de doutorado
Apfelstrudel da boneca: a filologia plástica de Hans Bellmer
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Silva, Lucas Henrique da; Volobuef, Karin [UNESP]
Hans Bellmer (1902-1975), artista plástico criador de Die Puppe (1934 e 1944), acreditava que a sua boneca era como um anagrama em plástico. A Boneca de Bellmer recombinava imagens da história da expressão em um corpo móvel, tal como o anagrama faz com as letras de uma palavra, a (re)criar sentenças. A mobilidade desse objeto, porém, está na sua capacidade de ativar as imagens do corpo, isto é, os reflexos do discurso sobre o corpo, a ideia de corpo construída pelas criações humanas. A Boneca é um objeto-móvel, o que comparamos na presente tese com o Apfelstrudel, pois ela reúne as imagens em um só objeto como se composta de camadas simultâneas. Bellmer apresenta um objeto plástico cuja realidade é, antes, linguística. Por isso, recorremos à filologia (Philologie) do romantismo alemão (Schlegel, Novalis, Kleist). No romantismo alemão, filologia se revela como a interpretação autoconsciente, portanto irônica da linguagem (Willer, 2003). Para analisarmos essas questões, recorremos não somente à Boneca de Bellmer, isso é, o projeto Die Puppe, mas a outras obras do artista, tais como Petit anatomie de l'image (1957), Unica-Bound (1958) e até mesmo a ilustração de Kleist em Les Marionettes (1969). Tais obras estão relacionadas à Boneca enquanto um processo de estudo da linguagem, o que teria levado Bellmer à possibilidade de um objeto de camadas tal como a Boneca. Nosso recorte da obra de Bellmer tem quatro instâncias materiais: o texto verbal, como a palavra que se quer imagem; o desenho, como a marionete que se quer frase; o corpo orgânico, capturado pela fotografia, como o corpo que se quer objeto; e, por fim, o objeto dos objetos, que combina todas as expressões. Bellmer rasga os músculos do signo, a palavra imaterial, como se ele fosse um objeto físico, capaz de tal ginástica. Ele sobrecarrega o corpo de vocabulários (imagético, verbal, objetal). Da mesma forma, ele leva o corpo material à mesa de autópsia, como em Unica-Bound (1958), em busca da destruição de sua forma, sempre pela ironia, isso é, a recriar em seguida a mesma frase como uma outra. Verificamos essas questões a partir de um caminho analítico tendo como centro da espiral a obra Die Puppe (1934 e 1944), mas em torno de outras produções do artista, em busca de "traduzir" uma gramática interna da obra de Hans Bellmer. Nesse sentido, a filologia do romantismo alemão, com seus jogos sobre a linguagem (sobretudo em F. Schlegel, Novalis e Kleist), apresenta-se não como uma teoria à qual Bellmer estaria vinculado, mas como um método de interpretação desse jogo plástico/verbal, imagético/frasal do surrealista. Observamos como as camadas da Boneca, elaboradas como em uma receita, reavivam ainda a metáfora de Claudio Willer (2019) sobre a realidade como um Apfelstrudel. A tese visa contribuir às letras e artes visuais e para a divulgação desse artista desconhecido que contribuiu imensamente para a sobrevida do surrealismo.
ItemDissertação de mestrado
Reprodução das práticas sexistas: um estudo sobre percepções da educação sexual com professoras da educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-10) Silvestre, Débora Fernandez Antonon; Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
O intuito desta pesquisa foi conhecer e analisar as práticas educativas dos profissionais que trabalham nos anos finais da Educação Infantil, identificar e categorizar as práticas sexistas mais frequentemente empregadas por esses docentes e demonstrar como a inexistência de uma formação específica sobre sexualidade e gênero para os professores atuantes nesse nível educacional afeta na reprodução das práticas sexistas reproduzindo aquilo que ele acredita ser o certo uma vez que ele tem na sua formação cultural e acadêmica. Ela perpassa pela ordem social, bagagem cultural e ideologias trazidas pelos professores que atuam com crianças de 0 a 5 anos. Este trabalho se justifica pelas questões acerca da formação da identidade e da valorização da diversidade sexual. O estudo proposto visa realizar uma descrição crítica e analítica de natureza qualitativa, empregando métodos de observação participante, entrevistas semi-estruturadas, coleta de registros e análise de dados. A pesquisa será fundamentada em uma perspectiva interdisciplinar pautada nos estudos da História, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Como resultado, vislumbra-se oportunizar uma maior conscientização sobre a importância da formação dos professores em questões de gênero e sexualidade, com o intuito de promover mais discussões sobre a temática e uma maior abertura para o enfrentamento das dificuldades com o tema em sala de aula e/ou na escola, colaborando com os professores no debate e reflexão sobre suas dificuldades.