Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

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Tutoriais de autoarquivamento

Teses e Dissertações  https://hdl.handle.net/11449/251424

Trabalho de conclusão de residência (TCR)  https://hdl.handle.net/11449/251298

Relatório de pós-doc  https://hdl.handle.net/11449/255961

 

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Submissões Recentes

ItemTrabalho de conclusão de curso
Residual de doses de gesso agrícola no solo e sua correlação com a produtividade da soja e capim paiaguás em área inoculada ou não com Azospirillum brasilense
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-06-26) Madoglio, Paula Lara Bovolenta ; Andreotti, Marcelo
A aplicação de gesso agrícola tem se tornado cada vez mais comum nos sistemas de produção agrícola, pois contribui para a melhoria da fertilidade do solo nas camadas mais superficiais a curto prazo, e posteriormente nas camadas mais profundas. Outra técnica que vem ganhando espaço nos sistemas agrícolas é o uso de bactérias promotoras de crescimento, como o Azospirillum brasilense, que tem como finalidade aumentar o crescimento radicular, a produtividade das plantas que foram inoculadas e reduzir custos de produção. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito residual da aplicação de doses de gesso, de acordo com o método de Caires e Guimarães (2016), em áreas com as gramíneas inoculadas ou não com A. brasiliense, sobre os componentes da produção e produtividade de matéria seca ou grãos das culturas em rotação. O experimento foi conduzido em um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico do Cerrado, no município de Selvíria- MS, em área sob sistema plantio direto há onze anos, em delineamento experimental de blocos casualizados com esquema fatorial 5x2, sendo cinco doses de gesso (0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2 vezes 5,7 toneladas por hectare que é a dose recomendada) aplicadas em novembro de 2017 e a inoculação ou não das gramíneas da rotação por A. brasiliense. Foram avaliadas a produção de matéria seca do capim Paiaguás antecessor, e a nodulação, componetes da produção e produtividade de grãos da soja em sucessão. A produção de matéria seca do capim Paiaguás antecessor a soja é maior quando há inoculação por A. brasiliense, associada ao residual após 60 meses da aplicação da dose padrão ou 1,5 vezes a dose recomendada pela fórmula do método de Caires e Guimarães. Para o cultivo da soja, a inoculação das gramíneas antecessoras por A. brasiliense proporcionou aumento de 16 sacas em relação às áreas não inoculadas, entretanto, sem efeito da gessagem.
ItemDissertação de mestrado
Aplicação de materiais inteligentes para controle da instabilidade de whirl-flutter
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Bastos, Sérvio Túlio Suenai Haramura ; Vasconcellos, Rui Marcos Grombone de
O fenômeno do whirl-flutter é uma instabilidade aeroelástica que deve ser considerada durante o projeto de uma aeronave. Esse é provocado pelo acoplamento dos modos estruturais da asa em concomitância com as forças aerodinâmicas que atuam nas pás das hélices e com efeito giroscópico atuante no rotor. Desse modo, um movimento instável pode ser produzido, causando danos e até falhas estruturais na aeronave. Normalmente, hélices ou rotores em uma nacele de uma asa são susceptíveis a tal fenômeno, especialmente quando esses possuem grande diâmetro, como no caso das aeronaves com capacidade de decolagem e pouso vertical (VTOL) com rotores móveis, como as tilt-rotors. Deste modo, com o intuito de melhorar o desempenho de tais aeronaves, diversos estudos buscaram formas de controle vibracional dos rotores das aeronaves. Contudo, mesmo com ampla aplicação em diversos estudos envolvendo problemas aeroelásticos, a aplicação piezoelétrica para problemas envolvendo o whirl-flutter, seja passivamente como transdutores (coleta de energia ou controle passivo) ou como atuadores (ativamente), permanecem, até onde se sabe, pouco exploradas. Ademais, comumente diversos estudos buscam a análise de estruturas lineares, negligenciando efeitos não lineares. No entanto, esses são intrínsecos a todo tipo de aeronave podendo surgir em projeto ou durante a vida operacional das mesmas. Tais efeitos podem engendrar, por exemplo, oscilações em ciclo limite ou comportamentos imprevisíveis não observados em projeto, podendo causar inclusive causar falhas catastróficas. Dessa forma, fica clara a importância tanto do fenômeno ora apresentado e da aplicabilidade dos materiais piezoelétricos e, portanto, a presente pesquisa buscou a realização da análise numérica para o controle vibracional do whirl-flutter em rotores de aeronaves de forma passiva, ativa e híbrida com a inclusão de materiais piezoelétricos nos sistemas linear e não linear com a inclusão do hardening estrutural e da folga, assim possibilitando a observância do controle das amplitudes de oscilação e postergação da velocidade flutter. Ademais, a idealização de um aparato experimental visando possíveis validações experimentais foi buscada.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Proposta de planejamento de um kit diagnóstico de cânceres do sistema nervoso central
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Oliveira, Paloma Mari Aprigio de ; Valente, Valeria ; Grejo, Mateus Priolo
Pacientes diagnosticados com tumores cerebrais geralmente possuem baixa taxa de sobrevida, devido à falta de métodos para seu diagnóstico que sejam eficazes e não-invasivos, mas que também permitam um acompanhamento personalizado do paciente, facilitando a escolha do tratamento mais adequado. Neste contexto, a investigação do perfil molecular das neoplasias e a medicina genômica se tornaram uma prática importante para o diagnóstico e a definição de tratamento para pacientes com câncer. Entretanto, esta prática não pode ser efetivamente alcançada apenas pelo uso de amostras obtidas por biópsia de tecido, além disso, problemas de amostragem e fatores pré-analíticos como os dados clínicos limitam seu uso. Observa-se então, a necessidade de serem exploradas diferentes técnicas de diagnóstico oncológico, que garantam ao paciente um método não invasivo de exame do tumor, como por exemplo a biópsia líquida, além de plataformas de análise que permitam a captação seletiva de alterações genômicas de interesse de forma confiável, reprodutível, automatizada e, principalmente, com alta sensibilidade analítica. Portanto, neste trabalho teórico foi realizada uma revisão sistemática da literatura por meio da busca nas bases de dados do PubMed/Medline de estudos realizados nos últimos 13 anos relacionados ao diagnóstico e predição de prognóstico de gliomas, o que permitiu a análise das tecnologias atuais e o delineamento de etapas fundamentais para obtenção de um kit. Pode ser realizada uma proposta de um kit diagnóstico e preditor de prognóstico de gliomas, baseado na análise do padrão de expressão de um conjunto de 30 miRNAs que possuem potencial de predizer o diagnóstico e/ou prognóstico, além da resposta do paciente ao tratamento com temozolomida e radioterapia. Para este procedimento, foi proposto o uso da biópsia líquida e coleta do sangue do paciente, com posterior separação do soro rico em miRNAs alvo, para ser analisado pela técnica de PCR array utilizando sondas TaqMan®.
ItemDissertação de mestrado
Crenças linguísticas e (re)conhecimento da variação linguística na escola: um estudo com alunos do 9° ano do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-14) Bergamin, Franciele Poiano ; Barbosa, Juliana Bertucci
A Sociolinguística Educacional tem contribuído para (re)pensar o ensino de língua, no Brasil, principalmente, a portuguesa. Além disso, conceitos oriundos dessa área, como a de língua variável, já podem ser observados em documentos oficiais do governo brasileiro norteadores do ensino de língua portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1997, 1998 e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017, que estabelecem diretrizes gerais para um ensino de língua portuguesa que considere seu caráter variacional. Apesar disso, ações concretas de ensino de língua portuguesa pautadas na teoria variacionista nem sempre chegam de forma efetiva à sala de aula. Considerando tal cenário, este trabalho tem por objetivo investigar as crenças e avaliações linguísticas de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Lençóis Paulista, São Paulo. Para a investigação proposta, este estudo baseou-se em duas perguntas norteadoras: (i) o que os alunos entendem por variação linguística? Quais suas crenças sobre língua?, (ii) como eles avaliam variedades do português brasileiro? Seguindo os pressupostos teóricos da Sociolinguística (Labov, 2008 [1972]) e da Sociolinguística Educacional e estudos sobre crenças/avaliações/atitudes linguísticas (Cyranka, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; Botassini, 2015; Zilles, Faraco, 2015; Faraco, 2007; Marine, Barbosa 2016, 2017; Baronas, Marques, Semczuk, 2019, entre outros), as investigações partem da hipótese de que os alunos acreditam que alguns traços linguísticos do PB são “errados” e “esquisitos” enquanto outros são “certos” e “mais bonitos”. Para isso, utilizou-se um teste de crenças e avaliações linguísticas e um questionário (para entrevista semiestruturada) aplicados aos participantes da pesquisa – alunos de 9° ano de uma escola pública de Lençóis Paulista – no espaço da escola. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos ainda têm alguns equívocos em relação ao conceito de variação linguística, apesar de já “terem ouvido falar”; acreditam que a maioria das pessoas não sabem português (inclusive eles mesmos) e que é difícil aprender a própria língua; julgam a classe social de uma pessoa pela maneira de falar e a maioria reconhece a existência do preconceito linguístico. Além disso, a partir de tais resultados, apresenta 3 ações didáticas para um ensino sociolinguístico de língua portuguesa na Educação Básica visando o fomento ao respeito linguístico e ao reconhecimento das variedades do português presentes no Brasil. Palavras-chave: variação linguística; crenças e avaliações linguísticas; ensino fundamental.
ItemTrabalho de conclusão de curso
O uso de abutment anodizado rosa em paciente com fenótipo gengival fino: relato de caso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-17) Pereira, Maurício Veríssimo ; Pellizzer, Eduardo Piza ; Limirio, João Pedro Justino de Oliveira
O uso de implantes dentários é amplamente utilizado na reabilitação de pacientes parcialmente ou totalmente edêntulos. No entanto, para pacientes com linhas de sorriso altas ou fenótipo gengival fino o resultado estético nem sempre é previsível. Dependendo do material do componente protético subjacente, a transluscência da mucosa pode ressaltar tonalidades mais escuras sob a gengiva, significando, por conseguinte, um desafio adicional ao se trabalhar em áreas que exigem maior zelo com a estética. No caso relatado, visando mascarar o escurecimento do perfil gengival, foi utilizado um abutment universal reto (S.I.N -Implantes) previamente anodizado na cor rosa. No concernente a resultados, o abutment anodizado rosa proporcionou um aspecto bastante natural, especialmente relevante no caso de sorriso gengival alto da paciente que já durante a fase de provisório apresentou acinzentamento gengival. Imediatamente à instalação, o componente anodizado demonstrou-se, além de funcional, esteticamente favorável. Por fim, a paciente demonstrou satisfação tanto estética quanto funcional com o uso do abutment anodizado rosa e da reabilitação protética em geral.