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O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

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Submissões Recentes

PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Atuação das agentes educacionais da Educacção Infantil no enfrentamento à violência sexual contra crianças
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-14) Scaringi, Vanessa Cristina ; Leão, Andreza Marques de Castro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa de métodos mistos foi pautada na combinação de abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação concomitante de dados, e teve como objetivo analisar as atribuições e práticas das agentes educacionais, integrantes de escolas públicas municipais de Educação Infantil de uma cidade componente da Região Metropolitana de Piracicaba - SP, com vistas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças. Dessa forma, este estudo contou com a participação de 32 agentes educacionais, sendo 31 mulheres e um homem, que aceitaram participar e responderam a um questionário estruturado com 18 perguntas, variando entre questões de múltipla escolha, dicotômicas, tricotômicas, com escalas de intervalo e perguntas abertas relativas a este tema. Os registros das visitas às escolas foram feitos em diário de campo. Paralelamente, foram consultados documentos municipais, dentre eles, a Lei Orgânica do município, o Estatuto do Funcionalismo Público, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, os editais municipais de ingresso em concurso público/processo seletivo e o Plano Municipal de Educação. De igual modo, foram consultados os documentos escolares, como o Projeto Político-pedagógico e o Regimento Escolar, com vistas a apontar as referências ao corpo, sexualidade, educação sexual e violência sexual que influenciam o ambiente de trabalho escolar. Os documentos foram submetidos à análise documental; os questionários, à análise temática. Os resultados obtidos sinalizam que a inserção da educação sexual nas escolas de Educação Infantil percorre por caminhos hierárquicos desalinhados com as necessidades reais para o desenvolvimento pleno das crianças em fase escolar. Embora os direitos sexuais se encontrem assegurados como um direito humano universal inalienável, há escassez de políticas públicas municipais voltadas à educação sexual das crianças nas escolas. Igualmente, ocorre o descumprimento da legislação federal, o que leva a ambiguidades nos textos legislativos municipais e, eventualmente, nos documentos escolares. Ainda se esbarra nas relações de poder entre a Secretaria Municipal da Educação e as agentes educacionais. Essas funcionárias, sem formação profissional precisa e adequada, buscam informações em outros espaços, o que acarreta práticas educativas inconsistentes, permeadas por crenças que reproduzem estereótipos os quais podem impulsionar a violência sexual contra crianças.
PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
A crítica da crítica pós-moderna: uma análise da área do serviço social brasileiro sobre as premissas do pensamento pós-moderno à luz do referencial teórico-metodológico marxiano
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-28) Portes, Lorena Ferreira ; Silva, José Fernando Siqueira ; Universidade Estadual de Londrina (UEL) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O relatório expõe as sínteses construídas durante o desenvolvimento da pesquisa que teve por objetivo geral: analisar as críticas presentes na produção do conhecimento da área do Serviço Social brasileiro sobre o pensamento pós-moderno, na reafirmação dos fundamentos do Serviço Social, alicerçados na teoria social crítica de Marx. A partir de uma pesquisa bibliográfica evidenciou-se os principais pressupostos do pensamento pós-moderno e as apreensões sobre as inflexões dos mesmos para o campo do Serviço Social. O estudo analítico sobre os fundamentos do pensamento pós-moderno e os rebatimentos na profissão foram explicitados a partir de três planos, quais sejam: teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo.
PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
Um Delegado da Polícia Imperial. Escravidão e segurança pública na trajetória de Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça (1813-1890)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-05) Azevedo, Larissa Biato de ; Ferrera, Ricardo Alexandre
A segurança tornou-se um dever de Estado no Brasil com a outorga da Constituição do Império, em 1824. Diferentemente de outras nações, o surgimento da Polícia e da segurança pública no Brasil se deu numa época em que vigorava a escravidão de africanos e descendentes. Em meio aos momentos que marcaram a formação da Polícia imperial, constaram em diferentes províncias e em muitos documentos as providências tomadas pelas autoridades policiais diante de escravos, libertos e os chamados africanos livres. O objetivo central desta investigação é contribuir com o ensino e a pesquisa da história da polícia e da segurança pública no Brasil Império ao conhecer e dar a conhecer a trajetória do Delegado Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça (1813-1890), nascido em Angola, África. Polícia e segurança pública são temas relativamente novos na historiografia brasileira e o conhecimento sobre o Brasil Império pode ser consideravelmente enriquecido a partir de novos estudos e pesquisas sobre a polícia, o policiamento e os agentes policiais atuantes nesse período. Uma das primeiras atividades do Delegado Furtado foi conduzir interrogatórios a africanos que teriam desembarcado ilegalmente no Brasil. Ele teria sido rigoroso no cumprimento da lei que determinava a “repressão” contra o tráfico e de outras leis que diziam respeito à escravidão em vigor no país, o que lhe rendeu diversas inimizades. As ações desse agente da Polícia imperial, bem como as relações mantidas por ele no período, como a que estabeleceu com Luiz Gama (1830-1882), são desconhecidas tanto do público especializado, quanto do público em geral. Até o momento. Esta pesquisa buscará na biografia dessa autoridade policial elementos, documentos e reflexões para acrescentar ao conhecimento da história da polícia no Brasil imperial.
PublicaçãoDissertação de mestrado
Cartilha educativa para enfrentamento do HIV/aids: subsídio para os profissionais da atenção primária no letramento em saúde
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-25) Alves, Maria Julia ; Andrade, Juliane ; Avila, Marla Andréia Garcia de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A educação em saúde é um pilar na luta contra o HIV. Os pressupostos do letramento em saúde são essenciais para assegurar que as tecnologias para o cuidado permitam o acesso, compreensão, avaliação e utilização eficaz das informações. Na literatura há materiais que amparam os profissionais da saúde na sua prática em relação ao HIV na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, poucos estão direcionados a subsidiar na aplicação do letramento em saúde. Assim, o objetivo da presente dissertação foi desenvolver uma cartilha educativa para as ações de enfrentamento do HIV e aids, a fim de subsidiar os profissionais da Atenção Primária à Saúde no cuidado e letramento em saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica para desenvolvimento de material educativo direcionado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, com base na perspectiva do referencial teórico do Letramento em Saúde. A necessidade de desenvolver a cartilha surgiu de uma pesquisa de campo que apontou a necessidade de fortalecer as ações de enfrentamento do HIV/aids dos profissionais de saúde. Para a construção do material e seleção de conteúdo apresentado, foram seguidas as dimensões do instrumento validado intitulado "Validação de Constructo: Enfrentamento do HIV/aids na Atenção Primária à Saúde", utilizado na pesquisa mencionada, com elaboração de quadro norteador para a presente cartilha e demais materiais de cunho semelhante, elaborado pelos autores. O conteúdo apresentado na cartilha foi elaborado com base em referências atuais do Ministério da Saúde. O material teve cinco versões, com futura fase de validação. Foram seguidas sete etapas para a construção da cartilha: 1º: público, 2º: Contexto, 3º: conhecimento prévio da temática, 4º: escolha da estratégia, 5º: determinação da mensagem, 6º: escolha da linguagem adotada e 7º ferramentas de Letramento em Saúde. Como resultado obteve-se um material no formato de uma cartilha digital, com 24 páginas e 13 tópicos sobre ações de enfrentamento do HIV/aids na Atenção Primária à Saúde (objetivo da cartilha; letramento em saúde; conheça mais sobre o HIV/aids, outras ISTs e formas de prevenção; Profilaxia Pré – Exposição; Profilaxia Pós – Exposição; acesso à saúde; diagnóstico; busca ativa; autogestão do cuidado; aconselhamento; continuidade do cuidado; educação em saúde e letramento em saúde acerca do HIV/aids). Ainda, para interagir com o profissional de saúde e aproximá-lo do conteúdo e propósito da cartilha, foi criado um avatar com as características físicas da autora desta dissertação. Considera-se que, com este trabalho, foi desenvolvido uma cartilha educativa como instrumento de suporte aos profissionais da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento do HIV/aids, utilizando o referencial teórico Letramento em Saúde. Esse material, ao integrar princípios de educação em saúde e Letramento, possui potencial para aprimorar a qualidade do cuidado ofertado, reforçando os pilares da humanização e da integralidade na atenção à saúde.
PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Decifrando a conexão rio-aquífero nas cabeceiras do Rio São Francisco utilizando traçadores químicos e isótopos estáveis
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-12) Ramos, Marcela Aragão de Carvalho ; Gastmans, Didier ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As mudanças climáticas, atividades antrópicas e pressões econômicas globais têm ameaçado a segurança hídrica de grandes populações. Neste contexto, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (BHRSF), uma das principais bacias brasileiras, tem enfrentado redução na vazão e no armazenamento hídrico, especialmente durante período seco, quando a demanda por água supera a oferta. Este estudo combinou (i) análises isotópicas (δ²H e δ¹⁸O) em águas superficiais de toda a BHRSF, com (ii) uma abordagem integrada em hidroquímica e isótopos estáveis na região das cabeceiras do Rio São Francisco (sub-bacia São Francisco 1 – SF1), para caracterizar a conectividade rio–aquífero nessas regiões. Compreender a conexão rio–aquífero fornece bases técnicas para a gestão sustentável de recursos hídricos, a fim de assegurar a segurança hídrica presenta e futura. A BHRSF possui uma grande extensão territorial e regimes de precipitação variados ao longo de diferentes regiões fisiográficas, abrangendo sistemas aquíferos porosos, cársticos e fraturados. SF1 possui precipitação sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e abrange sistemas aquíferos fraturados, faturados-granulares e fraturados-cársticos. Os resultados na BHRSF indicam uma média de -24,98‰ para δ²H e -3,86‰ δ¹⁸O, com enriquecimento progressivo ao longo do fluxo do rio. Valores empobrecidos de d-excess após a descarga do Sistema Aquífero Urucuia apontam para uma significativa contribuição da descarga de águas subterrâneas na região. Os resultados em SF1 revelaram padrões hidroquímicos e isotópicos distintos entre estação seca e úmida. Águas subterrâneas e superficiais exibiram baixa mineralização, com condutividade elétrica média de 147,2 ± 99,4 μS.cm⁻¹ e 65,7 ± 78,7 μS.cm⁻¹, respectivamente. A abundância iônica (Ca²⁺ > Na⁺ > Mg²⁺ > K⁺ para cátions; e HCO₃⁻ > SO₄²⁻ > Cl⁻ > NO₃⁻ > F⁻ > PO₄³⁻ para ânions) indicou predominância de águas bicarbonatadas cálcicas e/ou magnesianas, influenciadas pela interação rocha-água e pela precipitação sazonal. A dinâmica isotópica na precipitação apresentou forte sazonalidade, com valores empobrecidos na estação chuvosa (-63,87‰ para δ²H; -9,86‰ para δ¹⁸O) e enriquecidos na estação seca (-5,12‰ para δ²H; -2,12‰ para δ¹⁸O), enquanto a composição isotópica das águas subterrâneas permaneceu estável (-43,71‰ para δ²H; -6,70‰ para δ¹⁸O). Já nas águas superficiais oscilaram (-44,95‰ para δ²H e -7,07‰ para δ¹⁸O na estação chuvosa; -38,12‰ para δ²H e -6,14‰ para δ¹⁸O na estação seca), refletindo a influência direta da precipitação. A partir do modelo de mistura bayesiana conclui-se que a descarga de águas subterrâneas é a principal fonte do fluxo superficial (60%–85% da contribuição), complementada pela precipitação de estação úmida. Esses resultados demonstram que a dinâmica hidrológica na BHRSF (em especial, em SF1), é fortemente influenciada pela descarga de aquíferos, principalmente durante os períodos secos, reforçando o papel crítico dos aquíferos para a manutenção da segurança hídrica na bacia. Isso destaca a necessidade de políticas de uso sustentável, otimizando alocações nos períodos de escassez.