Logo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Sistema embarcado para medição de energia e monitoramento online
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-07-02) Camargo, Matheus Lopes ; Martins, Everson ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um medidor inteligente de energia elétrica (smart meter) destinado ao monitoramento direto do consumo de unidades consumidoras no contexto do mercado livre de energia no Brasil. O dispositivo foi projetado com base no microcontrolador ESP32-WROOM e sensores para leitura de corrente e tensão, com a finalidade de captar os sinais elétricos das fases do sistema, processá-los e transmiti-los periodicamente a um sistema em nuvem utilizando arquitetura serverless da AWS. A solução visa reduzir a dependência das operadoras de energia em relação às distribuidoras, fornecendo dados confiáveis para o planejamento e faturamento energético. Embora o protótipo tenha sido concluído e todas as funcionalidades de medição e comunicação tenham sido implementadas, a precisão final obtida não atingiu a meta estipulada de 5% em relação às medições das concessionárias. As divergências foram atribuídas, principalmente, à necessidade de uma análise mais aprofundada do ruído do sistema e ao aprimoramento dos componentes empregados para mitigar o ruído térmico.
PublicaçãoTese de doutorado
Desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos (scaffolds) à base de celulose nanofibrilada para curativos de feridas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2027-07-27) Colturato, Pedro Luis ; Riccardi, Carla dos Santos ; Goveia, Danielle ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
PublicaçãoDissertação de mestrado
De vigiados a vigilantes: o cotidiano dos policiais na Força Pública Paulista (1896-1901)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-05) Precinotto Neto, Oscar ; Lúcia Helena Oliveira Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente proposta busca contribuir para o profícuo campo da historiografia sobre a polícia e os policiais no Brasil, mais especificamente da polícia paulista, objeto de nosso recorte. Resgatamos as histórias dos soldados que assentaram praça na Força Pública Paulista nas décadas imediatamente após a Abolição e a Proclamação, a partir da leitura de processos internos, que se situam no período entre 1897 e 1901, lotados no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Devido a natureza interna desses juízos foi possível traçar alguns objetivos que se impunham ao policiamento desejado pelos oficiais, bem como dificuldades históricas que assolavam a polícia paulista desde o Império. Não obstante, também lançamos luz a organização que se pretendia imbuir aos soldados, com uma descrição minuciosa das atribuições internas e externas, das circunstâncias do assentamento, das proibições à conduta dos soldados, entre outros aspectos, o que só foi possível devido a leitura do Regulamento da Força Pública, de 1896, o qual também se encontra no Arquivo do Estado. Essas análises permitiram resgatar como a inserção nas fileiras da Força representava uma alternativa frequente, aos nacionais despossuídos, especialmente aos não brancos, de inserção no mundo do trabalho republicano. Entretanto, essa opção inaugurava uma nova circunstância. Embora não fossem mais estigmatizados sob a infâmia das “classes perigosas”, foram constantemente fiscalizados por seus comportamentos, abrindo a possibilidade de sofrerem com desmandos não inscritos em regulamento, afirmativa que se vale especialmente aos não brancos. O texto que se segue não pretende esgotar o tema, mas antes contribuir com os historiadores dedicados ao estudo da polícia e dos policiais, bem como das relações de trabalho e dos preconceitos raciais no pós-abolição.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
A influência do tamanho da semente como fator mediador da taxa de consumo de frutos por aves
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-06) Godoy, Tatiely Thomaz de ; Crestani, Ana Cristina Vara ; Coan, Alessandra Ike ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A frugivoria é uma interação ecológica essencial para a dispersão de sementes e a regeneração de florestas tropicais. A seleção dos frutos pelas aves pode ser influenciada por diversas características morfológicas, como o tamanho da semente e a proporção entre polpa e semente. Este trabalho investigou como a proporção polpa/semente em frutos influencia a taxa de consumo por aves frugívoras. Foram selecionadas quatro espécies vegetais com diferentes características de frutos: Eugenia reinwardtiana, Ficus guaranitica, Eugenia pyriformis e Cecropia pachystachya. Para cada espécie, foram mensuradas a proporção de polpa e semente e realizados registros de consumo por aves por meio de observações focais. A análise estatística incluiu regressão linear e ANOVA, a fim de avaliar a relação entre a proporção de polpa e a taxa de consumo. Os resultados indicaram que frutos com maior proporção de polpa e sementes menores foram mais consumidos e atraíram maior diversidade de aves. A ANOVA revelou diferença significativa entre frutos com uma e múltiplas sementes, enquanto a regressão linear não demonstrou relação estatisticamente significativa. Os dados sugerem que, além da proporção polpa/semente, o número e o tamanho das sementes influenciam o comportamento alimentar das aves. Os achados deste estudo contribuem para o entendimento das estratégias alimentares de aves frugívoras e reforçam a importância de considerar atributos funcionais dos frutos em projetos de conservação e restauração ecológica.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
A geografia escolar como ferramenta para compreensão do lugar: uma análise da relação entre espaço, perspectiva de vida, educação e resistência com os alunos da Escola Estadual Miguel Marvullo, Manduri - SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-23) Botelho, Alessandro Gonçalves ; Gonçalves, Diogo Laercio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a importância da Geografia na escola para a compreensão do espaço escolar na vida dos estudantes e sua relação com a expectativa de vida, entendendo as modificações recentes impostas ao ensino de Geografia, especialmente no caso do Novo Ensino Médio, considerando tanto a BNCC quanto o Currículo Paulista, compreendendo quais as possibilidades da educação geográfica enquanto ferramenta de transformação social frente aos desafios da juventude contemporânea, identificar junto aos alunos na Escola Estadual Miguel Marvullo em Manduri/SP e como eles enxergam as dinâmicas do lugar onde vivem, suas condições de vida e as oportunidades, pós vida escolar. Dentre os objetivos específicos, foi constatado a relação entre a educação geográfica e a construção de significados sociais e culturais para os alunos no ambiente escolar, destacando a importância de abordar questões locais em sala de aula para promover uma aprendizagem contextualizada. Além disso, identificamos os desafios e as potencialidades da Geografia Escolar na promoção de uma consciência crítica sobre o lugar e seu impacto na formação das perspectivas de vida dos estudantes, considerando a diversidade, as desigualdades sociais e espaciais presentes nas comunidades escolares e identificar práticas pedagógicas de ensino de Geografia que favoreçam uma educação emancipadora, focada na resistência e na construção de uma visão crítica do lugar, propondo metodologias que estimulem a reflexão sobre o espaço vivido e suas injustiças.