Entre o acadêmico e o jornalístico: análise da coluna de crítica literária Prosa de Sábado, do suplemento Sabático

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Data

2012

Autores

Mateus, Felipe de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The literary criticism was developed in Brazil in the period that comprehends the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. During that time, the mean of dissemination of the criticism were the footnotes of the newspapers, places in which literature was discussed and the critics expressed their personal impressions about literary works with the objective of orientating the good taste of the readers. With the progressive evolution of journalism and of the newspaper's audience, the criticism columns became incompatible with the informative part of the periodicals, being transferred to the literary supplements, during a transition phase, until it was concentrated in the universitary field. This change in the paradigms of the production of criticism also caused a change in the profile of the literary critics and in the criteria to do the criticism. Before, if the critics were professionals that only needed to have enough erudition to judge the literary works, they turn into literature experts and need to use scientific methodologies in the literary analysis, while the cultural journalist begins to look at the events and literary works as products which belong to a market that needs to be reported. This research proposes studying and comparing the critics published in the column Prosa de Sábado, of the literary supplement Sabático, produced by Silviano Santiago, critic of an academic origin, and Sérgio Augusto, journalist critic, with the objective of identifying similarities and contrasts between them, and analyse the relation of this critics with their distinct fields of literary legitimation, as well as reflecting about the presence of the literary criticism and of the critics in the current press
A crítica literária desenvolveu-se no Brasil no período que compreende o final do século XIX e início do século XX. Naquela época, o meio de divulgação da crítica eram os rodapés dos jornais, espaços onde se discutia literatura e onde os críticos expressavam suas impressões pessoais sobre obras literárias com o objetivo de orientar o bom gosto dos leitores. Com a progressiva evolução do jornalismo e do público leitor dos jornais, as colunas de crítica tornaram-se incompatíveis com o campo noticioso dos periódicos, transferindo-se para os suplementos literários, durante uma fase de transição, até se concentrar no campo universitário. Essa mudança nos paradigmas de produção da crítica também acarretou uma mudança no perfil dos críticos literários e dos critérios para se fazer a crítica. Se antes o crítico era um profissional que só deveria ser dotado de erudição o suficiente para julgar as obras literárias de acordo com suas impressões, passa a ser um especialista em literatura e deve utilizar-se de metodologias científicas na análise literária, enquanto o jornalista cultural passa a encarar os eventos e obras literárias como produtos pertencentes a um mercado que deve ser noticiado. Esta pesquisa se propõe a estudar e comparar as críticas publicadas na coluna Prosa de Sábado, do suplemento literário Sabático, produzidas por Silviano Santiago, crítico de origem acadêmica, e Sérgio Augusto, crítico jornalista, com o objetivo de identificar semelhanças e contrastes entre elas e analisar a relação desses críticos com seus campos distintos de legitimação literária, bem como refletir sobre a presença da crítica literária e dos críticos na imprensa atual

Descrição

Palavras-chave

Reportagem em forma literária, Critica, Jornalismo e literatura, Jornalismo cientifico, Reportage literature

Como citar

MATEUS, Felipe de Oliveira. Entre o acadêmico e o jornalístico: análise da coluna de crítica literária Prosa de Sábado, do suplemento Sabático. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharel em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.