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Submissões Recentes

PublicaçãoDissertação de mestrado
Diluente contendo astaxantina melhora qualidade do sêmen descongelado em touros de corte
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-06) Silva, Laura Fernanda Sechirolli ; Monteiro, Fabio Morato ; Gimenes, Lindsay Unno ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da adição de astaxantina (ASTX) no diluente comercial sobre a qualidade espermática de sêmen bovino após criopreservação. Foram colhidos quatro ejaculados de 12 touros Nelores, totalizando 48 ejaculados. As amostras foram avaliadas quanto a cinética, concentração e morfologia espermática. A seguir, o sêmen foi dividido em três alíquotas e diluído em meio comercial: controle (CONTR; sem astaxantina), com 1 μmol (ASTX1) ou 2 μmol (ASTX2) de ASTX. Após a criopreservação, as amostras foram reavaliadas imediatamente após a descongelação e 30 minutos de incubação a 46°C, considerando a cinética espermática, integridade da membrana plasmática e acrossomal, potencial de membrana mitocondrial e níveis de estresse oxidativo (TBARS). A motilidade total, rapidez e amplitude de deslocamento lateral de cabeça foram maiores (P < 0,05) no ASTX1 em relação ao CONTR. Embora a integridade da membrana plasmática, do acrossomo e o potencial de membrana mitocondrial não tenham diferido entre os tratamentos, a peroxidação lipídica foi menor (P 0.041) no ASTX1 comparado ao ASTX2. Concluímos que a inclusão de ASTX na concentração de 1 µmol no meio diluente melhora a qualidade espermática após a descongelação, aumentando a motilidade total e reduzindo a peroxidação lipídica nos espermatozoides de touros.
PublicaçãoDissertação de mestrado
Inovação na detecção de arboviroses emergentes e caracterização de mosquitos de campo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-30) Cintra, Amanda Montezano ; Grotto, Rejane Maria Tommasini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
This study focused on the detection of arboviruses in mosquitoes, crucial for epidemiological surveillance, especially as environmental changes favor the proliferation of these vectors. We aimed to standardize and identify six arbovirus genera (Phlebovirus, Orthonairovirus, Orthobunyavirus, Alphavirus, Orthoflavivirus, and Thogotovirus) in mosquitoes collected from four parks in Rio de Janeiro. Using a cost-effective and rapid approach, mosquitoes were preserved for morphological analysis, and DNA and RNA were extracted individually. DNA barcoding was performed using primers to amplify a mitochondrial COI gene region, followed by next-generation sequencing (NGS) to identify species, with the majority being Culex (74,30%). Viral detection was carried out through RT-qPCR using genus-specific primers, followed by sequencing of the amplicons to provide deeper insight into the virus types. The results revealed the presence of multiple Orthoflavivirus groups, particularly Culex flavivirus (69,47%), and detected nonmosquito-specific viruses, such as Orthoflavivirus cacipacoreense and Orthoflavivirus nilense, in Culex quinquefasciatus and Culex pipiens. Additionally, Orthoflavivirus careyense was found in Aedes albopictus, Culex declarator, and Culex quinquefasciatus, a critical point emerging from this study is that, currently, this virus does not have a known vector, yet it was detected in different mosquito species. This combination of RT-qPCR and NGS offers a quick and cost-effective methodology for viral detection, contributing to early outbreak identification, optimizing monitoring resources, and enhancing control strategies to protect public health
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
As idades do ensino dos professores de educação física das Etec's
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-15) Ferreira, Francielen Irene ; Souza Neto, Samuel de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as idades do ensino no habitus profissional de professores de Educação Física do Centro Paula Souza (CPS). Opta-se pela pesquisa exploratória, considerando as possibilidades e cenários de investigação que ainda não foram descobertos, permitindo a obtenção de informação sobre possibilidades práticas de realização de pesquisas em situações de vida real. Participaram 23 professores das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), vinculadas ao CPS, bem como foi utilizada análise documental da legislação e do CPS, assim como um questionário. Entre os resultados encontrados observou-se: (a) Competências profissionais que servem de base para a atuação do professor de Educação Física do CPS: elas tomam como referência o “padrão docente” na ausência de um perfil profissional mais claro; na legislação, estas dimensões recebem o nome de conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional; enquanto que no CPS estão vinculadas à carreira docente (planejamento, execução, comunicação, assiduidade, pontualidade) e na educação física escolar aparecem atreladas à BNCC; restringindo-se a um dimensionamento mais técnico do que pedagógico; (b) Perfil profissional dos professores de educação física do CPS: um corpo docente perspectivado na dimensão vocacional (perspectiva vocacional), entrelaçado por influências da docência como trabalho especializado (perspectiva da profissão) e do ofício de professor (perspectiva do trabalho); (c) Estratégias de ensino, o corpo e a postura em sala de aula: disposições encontradas no planejamento da aula e plano de aula; adota-se padrões conservadores na aula, bem como de uma aula mais interativa até uma aula livre; porém, fica claro que por trás da ação didática há um corpo de conhecimento no qual a sua operacionalização enfrenta tanto a linearidade ou integração como a indisciplina e a perturbação do ambiente da sala de aula, resultando em alternâncias no modo de gestão da sala de aula até os dimensionamentos na orientação espacial, envolvendo o uso da autoridade; a interação e a comunicação; a gestualidade e a mímica; e a oralidade. Desse modo, a construção desse habitus, primeiro em família e depois na escola, principalmente na disciplina de educação física, ganha espaço com a formação profissional e atuação profissional em que é preciso superar a histerese e ir além do habitus primário; (d) Idades do ensino no habitus profissional de professores de educação física: uma das descobertas foi que, no Brasil, o ensino possui certas características do ofício, mas não todas elas, caracterizando uma evolução inacabada. Assim, ao se falar das idades do ensino, entra-se no campo da profissionalização, mas esta não é uma linha reta, pois ora avança, ora recua e ora transborda, sendo caótica e irregular. Portanto, não se passa automaticamente da vocação para o ofício e do ofício para a profissão, considerando que há dimensões da vocação e do ofício que ainda perduram. Neste sentido, o estudo empreendido aponta para uma perspectiva vocacional perpassada por contribuições das perspectivas do trabalho (ofício) e da profissão (trabalho especializado). No que se refere ao habitus profissional, ele emerge no âmbito das declarações, descrições, oferecendo um mapa em que há traços do habitus primário e do habitus secundário no agir do professor de educação física vinculados ao planejamento e plano de aula no agir profissional. Da mesma forma, é revelado um ethos profissional que se constitui nas manifestações de tomada de posição no que se refere à indisciplina e à perturbação do espaço de aula, assim como contribui para a formação do habitus profissional. Concluiu-se que da cultura profissional, manifestada no discernimento, encontrada nos excertos e descrições, emerge um achado especial vinculado aos mecanismos de construção e reconstrução do espaço da aula denominado de tacto pedagógico, uma inteligência situada (inteligência social) expressa em situação de intervenção profissional. Palavras-chave: Idades do Ensino, Professores, Habitus Profissional, Educação Física.
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
Comparar para aprender: um estudo contrastivo de tempos e modos verbais português-inglês
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-28) Amantea, Thiago Jardim ; Zacarias, Regiani Aparecida Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Compreender as semelhanças e as distinções entre os sistemas verbais do português e do inglês pode colaborar significativamente para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Embora as línguas compartilhem similitudes, elas guardam peculiaridades fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas que as diferenciam entre si. Sendo assim, a transferência de estruturas linguísticas de uma língua materna para uma língua estrangeira em contexto de aprendizagem pode gerar dificuldades, especialmente no uso de tempos e modos verbais. A interdisciplinaridade entre a Linguística Contrastiva (Lado, 1957; James, 1980), a Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras (Figueiredo, 2002; Harmer, 2007) e os Estudos Gramaticais e Ensino da Gramática (Thornbury, 1999; Freeman, 2003) oferece um caminho para investigar essas diferenças e as implicações pedagógicas da comparação entre línguas. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um estudo descritivo e comparativo de 9 tempos verbais do modo indicativo e 2 tempos verbais do modo subjuntivo do português e estabelecer os seus correspondentes em inglês. O estudo parte da tabela de correspondências verbais português-inglês proposta por Zacarias (2014). A metodologia de base quantitativa e qualitativa contempla uma análise detalhada das diferenças e semelhanças dos tempos verbais, traçando a correlação entre eles. As etapas envolvem a coleta de dados em corpora bilíngues em paralelo, fundamentadas na Linguística de Corpus, utilizando o software Sketch Engine e as suas ferramentas de buscas, de modo especial, a funcionalidade Parallel Concordance. O procedimento possibilitou avaliar padrões de uso e de correspondência entre os tempos e modos verbais investigados, além de identificar variações estruturais e pragmático-discursivas decorrentes do uso. Os resultados permitiram constatar que há variações significativas na correlação entre os tempos e modos verbais, evidenciando que a equivalência entre eles deve considerar, sobretudo, o uso, o contexto e a relação entre forma e significado que se deseja atingir.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Documentário "Sobrevivência: uma história do Esporte Clube Noroeste"
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-30) Barrena, Bruno Henrique ; Alves, Vinícius Mattiusso ; Marques, José Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O relatório apresenta o processo de desenvolvimento da série documental Sobrevivência: uma história do Esporte Clube Noroeste, desde a definição teórica até a finalização do produto audiovisual. A estrutura contempla a fundamentação teórica sobre documentário, jornalismo e futebol como fenômeno comunicacional, a descrição metodológica do projeto, as etapas de produção e pós-produção, e as estratégias de exibição. Também são abordadas questões éticas, a seleção de personagens e o uso de materiais como narrações de rádio. As considerações finais discutem os limites do processo e os resultados obtidos.