Publicação: Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Carregando...
Data
2023-02-08
Autores
Orientador
Paulo, Rosa Monteiro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta.
Resumo (inglês)
The aim of this present study is by means of a qualitative research, on a phenomenological approach, to present activities that explore the algebraic thinking of the students from the early years of Elementary School. The theoretical basis, according to the authors who write about this subject, lead to an understanding of the importance to explore the algebraic thinking on Elementary school students. Comprehending that once this subject is presented on the early years and continuing on the following years will provide to the students further support. Our principal aim, on this present study, is to propose an approach to explore Algebraic thinking based on the student’s daily experiences. It is noticeable, throughout the school years, that the lack of preparation and introduction of this topic on the early years, can cause future comprehension problems, when it is studied with more complexity on the late years of Elementary School and High School. Thus working with mathematics on the early years can contribute to overcome difficulties, without meaning “subject anticipation” as its intended on this proposal.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português