Publicação: A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Cultura Acadêmica
Tipo
Livro
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa
Descrição
Palavras-chave
Professores - Formação, Professores de educação fisica, Pratica de ensino, Educação fisica
Idioma
Português
Como citar
HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.