Publicação: Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013)
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica que trata do uso de imagens midiáticas na educação nos grupos de trabalho temáticos da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2013. Para tanto, analisa-se 65 artigos, visando verificar as principais tendências epistemológicas que os pesquisadores das duas áreas têm adotado recentemente para pensar as relações entre a linguagem imagética no ambiente escolar. Verificou-se diferentes pressupostos teóricos que embasam os discursos nas duas áreas. Os pesquisadores da Educação tendem para a corrente pós-estruturalista, enquanto os da Comunicação se aproximam mais dos estudos críticos de recepção. No entanto, outras teorias comparecem nas unidades analisadas e definem, sobretudo, o caráter multidisciplinar que abarca as interfaces sociais entre os dois campos.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10967-10976