Publicação:
O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito

dc.contributor.authorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:21Z
dc.date.available2014-05-20T13:22:21Z
dc.date.issued2011-08-01
dc.description.abstractA intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.pt
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze some proposed objectives and targets for secondary education in the old National Education Plan (nep Law n. 10172/01), in order to evaluate which of them have been fully achieved, which have been partially achieved and which have not been affected along the last decade, since a new nep is being proposed. Moreover, our goal is also to assess to what extent attaining or not the targets proposed in the early 1990s have influenced the perception and expectations of high school students regarding their admission to higher education in a near future. This text approaches issues related to the attendance and provision of secondary education and specific pedagogical issues at high-school level.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação
dc.format.extent195-208
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622011000200003
dc.identifier.fileS0101-32622011000200003.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.scieloS0101-32622011000200003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6541
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectHigh school educationen
dc.subjectNational Education Planen
dc.subjectVocational educationen
dc.titleO ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitopt
dc.title.alternativeHigh school in the context of the National Education Plan: what still needs to be doneen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1796435646239496[1]
unesp.author.orcid0000-0003-2254-0692[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentEducação - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622011000200003.pdf
Tamanho:
460.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: