Publicação: As palavras de rey como modelo funcional de prova psicométrica da memória imediata
dc.contributor.author | Silva, Avelino Leonardo da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gibello, Juliana [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:45Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:45Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A idéia tradicional da perda da memória em idosos parece estar desvinculada do fator idade, mas que é decorrente de problemas pré-existentes no cérebro ou de outros problemas como os do sistema circulatório ou de algum tipo de doença neurológica. Atualmente , há uma tendência em afirmar que, a memória pode ser modificada e desenvolvida pela experiência, podendo sofrer influência direta do aprendizado que , sendo um processo estimulativo, concorreria para o aparecimento de novas conexões entre os neurônios, facilitando assim, a transmissão dos impulsos nervosos , onde essas mudanças ocorrem. Objetivos: A pesquisa teve como objetivos, avaliar a memória imediata em alunos de diferentes séries de escolas públicas e particulares e em alunos do Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade e analisar a influência da escolaridade e aprendizado para a conservação dessa função cerebral. Métodos : Foram utilizados para a pesquisa, alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental , da 3ª Série do Ensino Médio, do 2º ano de Curso Superior e Alunos da Terceira Idade. Para avaliar a hipótese de que a escolaridade e o aprendizado são fatores essenciais para a conservação da memória imediata, foi aplicado aos participantes da pesquisa, o teste denominado “As palavras de Rey”, que consiste na leitura de l5 palavras retiradas de um texto previamente elaborado. A leitura das referidas palavras foi feita com intervalo de 1 minuto entre uma série e outra por 5 vezes. Após o final da leitura da última série, foi entregue aos participantes o texto elaborado, no qual eles deveriam assinalar as palavras que tinham ouvido e das quais se lembravam. Resultados: A análise dos dados mostrou que o desempenho dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio foi em média, 22% superior ao dos alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental. Entre os alunos da 3ª Série do Ensino Médio e alunos do 2º ano de Curso Superior não houve diferença marcante. Em relação aos grupos da Terceira Idade, o grupo de maior escolaridade apresentou, em média, desempenho de 33% superior em relação ao de menor escolaridade, o que sugere a importância da escolaridade e conseqüentemente da estimulação para o desenvolvimento de funções cerebrais como a memória imediata. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude114.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148353 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | As palavras de rey como modelo funcional de prova psicométrica da memória imediata | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Experimental e do Trabalho - FCLAS | pt |