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Publicação:
As palavras de rey como modelo funcional de prova psicométrica da memória imediata

dc.contributor.authorSilva, Avelino Leonardo da [UNESP]
dc.contributor.authorGibello, Juliana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: A idéia tradicional da perda da memória em idosos parece estar desvinculada do fator idade, mas que é decorrente de problemas pré-existentes no cérebro ou de outros problemas como os do sistema circulatório ou de algum tipo de doença neurológica. Atualmente , há uma tendência em afirmar que, a memória pode ser modificada e desenvolvida pela experiência, podendo sofrer influência direta do aprendizado que , sendo um processo estimulativo, concorreria para o aparecimento de novas conexões entre os neurônios, facilitando assim, a transmissão dos impulsos nervosos , onde essas mudanças ocorrem. Objetivos: A pesquisa teve como objetivos, avaliar a memória imediata em alunos de diferentes séries de escolas públicas e particulares e em alunos do Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade e analisar a influência da escolaridade e aprendizado para a conservação dessa função cerebral. Métodos : Foram utilizados para a pesquisa, alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental , da 3ª Série do Ensino Médio, do 2º ano de Curso Superior e Alunos da Terceira Idade. Para avaliar a hipótese de que a escolaridade e o aprendizado são fatores essenciais para a conservação da memória imediata, foi aplicado aos participantes da pesquisa, o teste denominado “As palavras de Rey”, que consiste na leitura de l5 palavras retiradas de um texto previamente elaborado. A leitura das referidas palavras foi feita com intervalo de 1 minuto entre uma série e outra por 5 vezes. Após o final da leitura da última série, foi entregue aos participantes o texto elaborado, no qual eles deveriam assinalar as palavras que tinham ouvido e das quais se lembravam. Resultados: A análise dos dados mostrou que o desempenho dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio foi em média, 22% superior ao dos alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental. Entre os alunos da 3ª Série do Ensino Médio e alunos do 2º ano de Curso Superior não houve diferença marcante. Em relação aos grupos da Terceira Idade, o grupo de maior escolaridade apresentou, em média, desempenho de 33% superior em relação ao de menor escolaridade, o que sugere a importância da escolaridade e conseqüentemente da estimulação para o desenvolvimento de funções cerebrais como a memória imediata.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude114.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148353
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleAs palavras de rey como modelo funcional de prova psicométrica da memória imediatapt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Experimental e do Trabalho - FCLASpt

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